Dia Nacional do Diabetes: saiba como prevenir e evitar as complicações da doença

Escritório archi.lab assina reforma de apartamento no Paraná
26 de junho de 2023
Vale da Música será palco para Circuito Off da edição especial de inverno da 40ª Oficina de Música
26 de junho de 2023

O Brasil é o quinto país em incidência de diabetes no mundo, com 16,8 milhões de doentes adultos (20 a 79 anos), perde apenas para a China, a Índia, os Estados Unidos e o Paquistão. A estimativa da incidência da doença em 2030 chega a 21,5 milhões

Esses dados estão no Atlas do Diabetes da Federação Internacional de Diabetes (IDF). O estudo aponta que há uma previsão de que esse número possa aumentar para 643 milhões em 2030 e 784 milhões em 2045, mundialmente.

O dia escolhido para a conscientização e a prevenção do diabetes é 26 de junho, Dia Nacional do Diabetes. A Liti Saúde – primeira healthtech que foca em resolver a dor do sobrepeso e da obesidade de um jeito humanizado e completo no Brasil – explica como uma alimentação equilibrada e a prática de atividades físicas são benéficas para prevenir o diabetes e a progressão da doença.

Prevalência de diabetes em todo o mundo

A crescente incidência de diabetes em todo o mundo é impulsionada por uma complexa interação de fatores socioeconômicos, demográficos, ambientais, genéticos e, em grande parte, devido ao aumento do diabetes tipo 2 e dos fatores de risco relacionados, que incluem: padrões alimentares com predomínio de carboidratos refinados, açúcares, gordura saturada e ultraprocessados, além do sedentarismo.

Atenção à glicose

”A glicose, por exemplo, é obtida por meio da alimentação e tem como uma das funções, fornecer energia. Ao absorver a glicose, ela atingirá a corrente sanguínea para depois ser distribuída para o seu destino final – os órgãos e os tecidos do corpo – onde exercerá a sua função energética. Nesse cenário, manter a glicemia (glicose que circula no sangue), em valores dentro de uma faixa metabolicamente saudável, é um desafio diário. Sabe-se que ao alcançar essa meta, é possível prevenir o diabetes tipo 2, além de alterações cardiovasculares e outras doenças crônicas”, afirma o médico nutrólogo Eduardo Rauen, um dos fundadores da empresa Liti Saúde.

Ter picos (elevações) e vales (reduções) fora da faixa adequada, é prejudicial à saúde. O Diabetes Mellitus (DM) é uma doença decorrente da falta de insulina e/ou da incapacidade da insulina de exercer adequadamente seus efeitos nos casos onde há resistência à ação do hormônio (resistência insulínica). A insulina é um hormônio produzido pelo pâncreas que é responsável pela regulação da glicemia.

Alimentação

Estabelecer hábitos alimentares que proporcionem qualidade e quantidades adequadas de nutrientes é essencial. Uma alimentação com fibras, frutas, vegetais, proteínas, carboidratos integrais e gorduras insaturadas (azeite, oleaginosas e abacate), de forma geral, é uma excelente sugestão. Por outro lado, evitar alimentos ultraprocessados, ricos em açúcares e em gorduras saturadas é o recomendado quando pensamos em evitar oscilações no nível de glicose sanguínea.

Além dessas orientações gerais, priorizar o consumo de proteínas e de fibras ao longo do dia auxilia na redução do índice glicêmico da refeição e o impacto sobre a sua glicemia será menor, consequentemente. O ideal é você seguir uma estratégia alimentar individualizada, prescrita por um profissional de saúde capacitado, de acordo com as necessidades do seu corpo e com as particularidades do seu dia a dia.

Exercício físico

Quanto à atividade física, os benefícios estão relacionados à melhora da sensibilidade à ação da insulina, melhora do percentual de gordura corporal (o excesso é fator de risco para o desenvolvimento do diabetes tipo 2), o aumento da massa muscular (a massa muscular é metabolicamente ativa e consome glicose como fonte de energia).

No contexto geral, a combinação de exercícios aeróbicos e o treinamento de força serão benéficos para a melhora da sua saúde e do seu bem-estar.

Exercícios aeróbicos: aumentam a frequência cardíaca e melhoram a capacidade cardiovascular. Caminhada, corrida, ciclismo, natação e dança são ótimas opções. Recomenda-se 150 a 300 minutos de atividade aeróbica moderada por semana ou 75 a 150 minutos de intensidade vigorosa, distribuídos ao longo dos dias.

Treinamento de força: o treinamento de resistência, como levantamento de pesos, ajuda a construir músculos e aumenta o metabolismo basal, o que auxilia na manutenção do peso saudável e na regulação dos níveis de açúcar no sangue. Procure realizar exercícios de força pelo menos duas vezes por semana, trabalhando todos os principais grupos musculares.

Com a orientação de profissionais de saúde capacitados, é possível implementar estratégias individualizadas que contribuam para a prevenção do diabetes e a melhoria da qualidade de vida. No Dia Nacional do Diabetes, vamos nos unir para disseminar informações, conscientizar e trabalhar em prol da promoção da saúde e do bem-estar geral da população.

Sobre a Liti

A Liti Saúde é a primeira healthtech que foca em resolver a dor do sobrepeso e da obesidade de um jeito humanizado e completo no Brasil. A jornada é 100% online e conta com o apoio de um time de saúde multidisciplinar (médico, nutricionista, cientista comportamental e educador físico). A empresa possui uma balança de bioimpedância com alto nível de precisão que é capaz de analisar a sua composição corporal (quantidades de gordura e de massa muscular). Conectada ao aplicativo da Liti, possibilita um profundo entendimento sobre como você reage a diferentes combinações de nutrientes ao longo do dia (dietas com composições diferentes de grupos de alimentos). A Liti une o melhor da ciência para trazer facilidade às pessoas que já testaram outras alternativas ou que estão pela primeira vez nessa jornada e garante ser a última solução a ser testada.

Foto: Nataliya Vaitkevich (Pexels)