Dia Nacional do Café: conheça os benefícios e riscos de uma das bebidas mais populares

Uma ilha seychellois para chamar de sua
23 de maio de 2018
Cory é caso de sucesso no mundo corporativo e investe em educação
23 de maio de 2018

Especialista indica como introduzir o cafezinho na dieta sem prejudicar a saúde

Os brasileiros gostam tanto de café que a bebida simboliza um hábito no dia a dia, além de impactar nos negócios do país, como na produção e exportação do grão. O dia 24 de maio foi instituído como Dia Nacional do Café para representar o início da colheita nas regiões produtoras e lembrá-lo como paixão nacional.

A cardiologista e nutróloga Aléssia Palhano, do Hapvida Saúde, comenta que apesar de ser uma das bebidas mais consumidas do mundo, não há grandes problemas nos componentes, e sim na quantidade ingerida. “O café possui a cafeína, uma substância com alto poder estimulante e energizante. É rico em polifenois e antioxidantes que combatem radicais livres e até atuam na prevenção do câncer. Além disso, o ácido clorogênico protege o fígado, sendo mais presente no café verde e menos no torrado”, explica.

O consumo em altas doses pode levar ao vício, e posteriormente elevar o cortisol que sobrecarga aos rins. Dessa forma, a especialista alerta sobre a ingestão ideal: “Uma xícara pequena, logo ao amanhecer, mas não é aconselhável colocar açúcar e nem adoçante”. Similar a outros grãos, o café dispõe de antinutrientes que impedem a absorção de algumas vitaminas e minerais. “Para se proteger disso, basta tomá-lo em jejum. Se você ingerir depois de outras refeições, você terá perda nutricional”, reforça Aléssia.

O maior risco da ingestão exagerada está na cafeína pura, assim como em refrigerante e energéticos, que aumenta o colesterol e a frequência cardíaca, causa arritmia e acelera a coagulação sanguínea, podendo provocar uma hipertensão arterial. “Pessoas que consomem café, em grandes quantidades, terão o sistema nervoso abalado, com sintomas de depressão, síndrome do pânico e estresse, por exemplo. Tudo está relacionado ao consumo exagerado da cafeína”, completa a médica.

Vale ressaltar que a bebida não deve ser excluída da rotina, e sim incorporada na dieta de forma moderada para aproveitar apenas os benefícios e minimizar possíveis riscos para a saúde.