Dia Mundial do Coração: controle dos níveis de colesterol ajuda a evitar problemas cardiovasculares

Artista plástico brasileiro denuncia plágio
23 de setembro de 2020
Granitos Guidoni possuem tons que conferem sensação de amplitude ao ambiente
23 de setembro de 2020
Em Curitiba houve aumento de 15% no número de mortes por doenças cardiovasculares
O 29 de setembro é o Dia Mundial do Coração. A data reforça os cuidados para evitar problemas cardiovasculares. Estudo da Circulation: Cardiovascular Quality and Outcomes aponta que indivíduos com riscos de problemas cardiovasculares tiveram mais infartos do miocárdio e acidentes vasculares cerebrais (AVC) quando não realizaram o tratamento para equilibrar o colesterol “ruim”, conhecido como LDL. Segundo o Portal da Transparência, o Brasil registrou um aumento de 31% no número de mortes por doenças cardiovasculares neste ano. Já em Curitiba, segundo os cartórios de registro civil do Paraná, o aumento foi de 15%.

Myrna Campagnoli, diretora médica e endocrinologista do Laboratório Frischmann Aisengart – que integra a Dasa -, explica que é importante verificar as subfrações do colesterol, pois o risco cardiovascular pode estar diretamente ligado a essas análises. “”O colesterol alto é um dos responsáveis pelo AVC (derrame) e infarto pois ajuda a formar placas de gorduras que podem ocasionar o entupimento dos vasos. Dessa forma, o melhor jeito de cuidar do coração é estar atento a outros fatores como alimentação balanceada, prática de atividades físicas e exames regulares”, explica.”, explica.

Dentre os exames que avaliam a saúde cardiovascular, além daqueles que checam os níveis de colesterol total e frações no sangue, o Cardio ID, análise de subfrações do colesterol, pode contribuir com mais informações sobre o colesterol, atuando na prevenção e fazendo a análise de risco cardiovascular. O exame avalia os níveis de lipoproteína A, apolipoproteína B e análise do subfracionamento de lipoproteínas. “O laudo deste exame traz informações que estratificam o risco de doenças cardiovasculares, permitindo implementar ações para a prevenção do infarto do miocárdio, angina, AVC ou trombose venosa, assim como problemas cerebrovasculares e renais. O Cardio ID é interessante para os pacientes que não apresentam alterações no LDL (colesterol ruim) e nem HDL (colesterol bom), mas que mesmo assim possuem risco cardíaco”, conta Myrna.

Pacientes com doenças cardiovasculares também estão no grupo de risco para a COVID-19, cuja mortalidade chega a ser três vezes maior se comparada à população. “Além dos cuidados com o controle do colesterol, atualmente os pacientes com problemas cardíacos precisam estar atentos aos cuidados de higiene como forma de se precaverem em relação à COVID-19”, finaliza Myrna.