Dia Mundial de Conscientização sobre o Albinismo: dermatologista explica cuidados para prevenir condições mais comuns

Entenda como a sua relação pode impactar sua saúde
9 de junho de 2023
Chef turca vence o Prêmio Mundial da Culinária Basca 2023
9 de junho de 2023

A falta de melanina expõe a pele da pessoa albina ainda mais aos danos provocados pelo sol. O médico Amilton Macedo, com mais de 25 anos de experiência nos campos de Dermatologia, Cosmiatria e Medicina Preventiva, dá cinco recomendações de como se prevenir

Condição genética rara, o albinismo afeta de uma a nove pessoas a cada 100 mil nascidos vivos, independentemente de sexo, etnia ou nacionalidade. Não é contagioso, não diminui a expectativa de vida e não é associado a nenhum tipo de deficiência intelectual. Com o objetivo de combater o preconceito e a discriminação contra pessoas albinas, no próximo dia 13 de junho é celebrado o Dia Internacional da Conscientização sobre o Albinismo.

O Dr. Amilton Macedo, com mais de 25 anos de experiência nos campos de Dermatologia, Medicina Preventiva e Cosmiatria, explica que o albinismo é uma condição genética hereditária, na qual os melanócitos, células responsáveis por produzir melanina, tem um funcionamento anormal e são incapazes, então, de pigmentar a pele, pelos, cabelos e olhos.

O médico explica ainda que a ausência da melanina define apenas o fenótipo da pessoa (a aparência) e não é um problema em si, mas ela é responsável por conferir à pele e aos olhos uma proteção contra os raios de sol, deixando a pessoa albina mais vulnerável às suas consequências, como queimaduras severas, envelhecimento precoce, ceratose actínica (manchas ásperas) e câncer de pele. E é por estas questões que a pessoa albina necessita de acompanhamento periódico junto a um oftalmologista e um dermatologista.

Como o albinismo exige cuidados mais rigorosos para que as consequências dessa baixa proteção aos raios ultravioleta não ocasionem doenças, o Dr. Amilton Macedo lista os principais cuidados que recomenda aos seus pacientes:

Proteção mecânica da cabeça contra os raios solares, como chapéus, bonés, lenços e outros acessórios.

Proteção física da pele como um todo por meio de roupas compridas, tanto nos braços quanto nas pernas;

Uso diário de filtro solar de FPS 30 ou mais.

Como é necessário evitar a exposição ao sol, é importante suplementar vitamina D, para promover o bom funcionamento do sistema imunológico e a saúde dos ossos.

Visita regular ao dermatologista para avaliação de condições que podem ser invisíveis a olho nu.

Serviço

Clínica Dr. Amilton Macedo

Endereço: Rua Padre João Manuel, 235, 8º andar – Jardins – São Paulo – SP

Telefone e Whatsapp: (11) 96188-5544

Link