Dia Mundial da Saúde Ocular: Inverno favorece aumento de casos de conjuntivite viral e olho seco

Funiculare celebra Dia Internacional da Pizza com preparos por R$29
10 de julho de 2019
RW Club: Curitiba ganha novo night club
10 de julho de 2019

Poluição e tempo seco não agravam só problemas respiratórios. Conheça o impacto dessa época do ano nos olhos

Por causa do tempo seco, que favorece a proliferação de fungos e ácaros, e pela baixa umidade do ar, que potencializa o acúmulo de poeira e poluição, o inverno acaba trazendo algumas doenças junto com o frio. Uma delas é a alergia ocular, um problema que atinge aproximadamente 20% da população brasileira, segundo dados do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO). Entre as principais formas de manifestação estão a conjuntivite e o olho seco.

De acordo com a médica oftalmologista do Hospital de Olhos do Paraná, Dra. Thais Guedes, nesta época do ano a conjuntivite viral se torna frequente e altamente contagiosa, correspondendo a aproximadamente 90% dos casos. “A transmissão costuma ocorrer devido a aglomeração de pessoas em ambientes fechados por contato direto com o doente como: aperto de mão, beijos e abraços, ou contato indireto, por meio de objetos contaminados como toalhas, cosméticos, uso prolongado de lentes de contato, entre outros. No ápice da secura, a conjuntivite pode até virar epidemia”, explica.

Segundo a médica oftalmologista, a conjuntivite é a inflamação da membrana externa do olho, chamada conjuntiva. Ela é responsável por produzir muco para proteger e lubrificar o olho. É importante ficar atento aos sintomas: vermelhidão, coceira, irritação, lacrimejamento, inchaço, desconforto, como sensação de areia nos olhos e maior sensibilidade à luz. “Ao persistir algum destes sintomas é indicado consultar um oftalmologista para avaliação. Na maioria dos casos, os sintomas e a doença desaparecem em até dez dias. O tratamento é feito com compressas frias e colírios lubrificantes”, ressalta Dra. Thais.

A especialista reforça ainda que a prevenção do contágio de outras pessoas é o mais importante. “O paciente com o quadro deve ser orientado a não cumprimentar outras pessoas com apertos de mãos e beijos, lavar as mãos com frequência, enxugar os olhos com lenços descartáveis limpo, não compartilhar objetos pessoais como toalhas, fronhas, maquiagens e não coçar os olhos. Para evitar a doença é importante sempre manter higiene das mãos com álcool em gel e os ambientes limpos e ventilados”, finaliza.

SOBRE O HOSPITAL DE OLHOS DO PARANÁ:

O Hospital de Olhos é um centro modelo em Oftalmologia no Sul do país, pelo seu reconhecido comprometimento social, sua produção em pesquisa, atuação de ponta em todas as áreas da Oftalmologia, pela qualidade do ensino, sua vocação social e inserção nas principais campanhas do país destinadas à promoção da acuidade visual.