Dia Internacional da Felicidade: eventos online e gratuitos comemoram a data em grande estilo

Mesmo após a cura, Covid pode causar dores nas costas, ombros e pés
19 de março de 2021
O ABC de palavras africanas faladas no Brasil
19 de março de 2021
Live de Oswaldo Montenegro e masterclass marcam o fim de semana do dia 20 de março
Criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2012, o Dia Internacional da Felicidade, comemorado em 20 de março, tem como objetivo promover a felicidade e alegria entre os povos do mundo, evitando os conflitos e guerras sociais ou qualquer outro tipo de comportamento que ponha em risco a paz e o bem-estar das sociedades. Diante do cenário mundial de pandemia, essa data se torna ainda mais importante.

Este período incerto, de combate a um vírus mortífero, faz-nos pensar sobre o que realmente é a Felicidade e valorizar aquilo que nos deixa felizes. Neste cenário em que o contato físico e social é escasso, percebe-se que as redes sociais, os smartphones, os aplicativos de relacionamento, não são suficientes para suprir a necessidade humana de afeto.

Segundo Carla Furtado, fundadora do Instituto Feliciência, em meio a um cenário de isolamento, valorizar os pequenos momentos de felicidade é muito importante. “Por isso, após um ano de batalha contra a Covid-19 no Brasil, comemorar o Dia Internacional da Felicidade é um respiro em dias difíceis, é uma recordação de tempos em que tomar um café com um amigo era corriqueiro. Para fazer refletir sobre a real importância da felicidade, o Instituto Feliciência organizou dois eventos em comemoração à data”, conta.

Live com Oswaldo Montenegro

Em 20 de março, quando comemora-se o Dia Internacional da Felicidade, Oswaldo Montenegro prestigia os fãs com uma live. A convite do Instituto Feliciência, o artista fará uma hora de show online ao vivo, com músicas que marcaram sua carreira.

“Este ano, diante de desafios e adversidades, escolhemos oferecer arte ao público neste Dia Internacional da Felicidade. Quando buscamos o significado da felicidade segundo a psicologia positiva, vemos que um dos pilares é a geração de emoções positivas. Poucas coisas nos emocionam tanto quanto a arte. E Oswaldo Montenegro é de uma sensibilidade ímpar, é um poeta, com suas obras toca profundamente o público”, explica Carla Furtado, sobre a escolha do artista.

O evento está marcado para iniciar às 19h30 do sábado (20/03), com abertura apresentada por Carla Furtado, fundadora do Instituto, e Helayne Cortez, jornalista e repórter da RecordTV. Às 20h Oswaldo Montenegro entra em cena. O encerramento da apresentação está programada para 21h, totalizando 1h30min de live.

“O Instituto Feliciência nasceu em Brasília. E foi também na capital federal que Oswaldo Montenegro escreveu um capítulo emblemático da sua trajetória. E vai ser do Planalto Central que transmitiremos, em conexão com o estúdio do artista no Rio de Janeiro, a Live em Celebração ao Dia Internacional da Felicidade”, esclarece a pesquisadora. A celebração será exibida no canal do Youtube do Instituto Feliciência, gratuitamente e para todos os públicos.

Masterclass

Desde 2012 a Organização das Nações Unidas (ONU) defende que os países rompam com a “tirania” do Produto Interno Bruto (PIB), por ser insuficiente para avaliar a qualidade do crescimento de uma nação. No lugar, a entidade defende algo similar ao FIB, Felicidade Interna Bruta, criado pelo Butão. Em sua essência, o FIB avalia o progresso a partir da tríade economia, bem-estar social e sustentabilidade.

No mesmo ano a ONU instituiu o Dia Internacional da Felicidade. Junto com a data passou a publicar o Relatório Mundial da Felicidade, que apresenta o ranking dos países participantes. No rol dos aspectos avaliados estão a relação PIB/per capita, a expectativa de vida no nascimento, a existência de uma rede social de apoio diante de adversidades, a confiança no governo e nas organizações, a liberdade para fazer escolhas, a generosidade e, obviamente, a avaliação subjetiva da própria felicidade. As fontes são o Banco Mundial, a OMS e a Gallup World Poll.

“Toda data inserida oficialmente em um calendário, como essa e outras preconizadas pela ONU, tem por objetivo jogar luz sobre temas necessários. No dia 20 de março, todos os anos, a ONU apresenta o Relatório Mundial da Felicidade, com o atual status de cada país participante. A felicidade é um direito humano inalienável, mas não consiste apenas numa deliberação pessoal. É preciso que as pessoas tenham condições dignas de vida para que possam decidir sobre sua felicidade”, defende Carla.

Pelo quarto ano consecutivo o Instituto Feliciência oferece gratuitamente a Master Class de Apresentação e Análise dos Resultados do Relatório Mundial da Felicidade, ministrada pela Professora Carla Furtado. Este ano a Masterclass será realizada de forma online, em 21 de março, domingo. A aula é gratuita e, para participar, é necessário fazer inscrição pelo site https://bit.ly/relatoriodafelicidade.

Anote na agenda:

20.03 (sábado), das 19h30 às 21h
Live Oswaldo Montenegro
– 19h30: Abertura com Carla Furtado e Helayne Cortez
– 20h00: Live de Oswaldo Montenegro
– 21h00: Encerramento
Youtube: Canal Instituto Feliciência

21.03 (domingo), das 17h às 19h
Master Class Online Ao Vivo “Relatório Mundial da Felicidade 2021”
Apresentação: Carla Furtado
Gratuito
Inscrições: https://bit.ly/relatoriodafelicidade