Dia do Rock: 4 livros para celebrar e se preparar para o Rock In Rio

Aprenda a cuidar dos cabelos enquanto você dorme
8 de julho de 2022
Boost na imunidade: Aumente o consumo de líquidos potencializando receitas com chá
8 de julho de 2022

Disal seleciona histórias de artistas nacionais e estrangeiros que já fizeram parte de uma das 20 edições do maior festival de música do mundo

O rock and roll deveagitar o segundo semestre no país, não apenas com o “Dia do Rock”, comemorado em 13 de julho, mas, também, porque em 2 de setembro o aguardado Rock In Rio ganhará uma nova e edição. Pensando naqueles que não veem a hora de estar no Parque Olímpico, na Zona Oeste do Rio, para o show, a Disal, referência no mercado editorial, separou obras para relembrar os grandes nomes que já passaram pelos palcos do Rock In Rio.

O mega festival foi idealizado pelo empresário brasileiro Roberto Medina em 1985. Apesar de a primeira edição ter sido realizada no Rio de Janeiro, o conceito se estendeu para outros países e, em 2004, aconteceu a primeira edição fora do Brasil, em Lisboa, Portugal. Ao todo são 30 anos de história e 20 edições, sendo 8 nacionais e 12 internacionais.

“O histórico do país de trazer grandes bandas era negativo porque a mão de obra não era especializada e o custo para trazê-los, que era alto, não era abatido pelo valor dos ingressos. Além disso, 1985 é o ano que marca o fim da ditadura civil, isso poderia ter impactado, mas o festival que ele, Medina, idealizou serviu para reforçar a esperança de dias melhores daquela juventude. Do ponto de vista histórico, o Rock In Rio abriu portas para que artistas de todo o mundo viessem conhecer os fãs brasileiros”, explica o historiador e professor Gabriel Davi Pierin.

O primeiro Rock in Rio, teve mais de 1 milhão de pessoas distribuídas em 10 dias de shows, o equivalente a 5 festivais de Woodstock. Atualmente, 2.300 artistas já se apresentaram e mais de 10 milhões de pessoas já fizeram parte das plateias, totalizando 119 dias de música desde 1985. Enquanto setembro não chega, confira abaixo a seleção da Disal, para celebrar o “Dia do Rock” com nomes que marcaram o evento.

  1. Rita Lee – Uma autobiografia – Globo Livros

Do primeiro disco voador ao último porre, Rita é consistente e corajosa. Sem culpa nenhuma. Tanto que, ao ler o livro, várias vezes temos a sensação de estar diante de uma BIO não autorizada, tamanha a honestidade nas histórias. A infância e os primeiros passos na vida artística; sua prisão em 1976; o encontro de almas com Roberto de Carvalho; o nascimento dos filhos, das músicas e dos discos clássicos; os tropeços e as glórias. Está tudo lá. E você pode ter certeza: essa é a obra mais pessoal que ela poderia entregar de presente para nós. Rita Lee participou do primeiro Rock In Rio em 1985.

Saiba mais:  https://cutt.ly/bKViOTb

  1. Os Paralamas do Sucesso – Maurício Valladares

Há quase um quarto de século, três rapazes – Herbert Vianna, Bi Ribeiro e João Barone – formavam os Paralamas do Sucesso, despertando o carinho dos fãs. Esse livro traz mais de 250 imagens que contam a história do trio desde os primeiros momentos de sua existência. As fotografias, aliadas aos comentários de Arthur Dapieve e de alguns dos próprios integrantes da banda, narram passagens vividas por esses rapazes de ouro da MPB. Os Paralamas do Sucesso participaram do Rock In Rio 2019.

Saiba mais: https://cutt.ly/eKVoFAv

  1. AC/DC – Rock´n´Roll ao máximo – Murray Engleheart

Há 150 milhões de álbuns, o AC/DC estava fazendo apresentações inesquecíveis no programa de televisão Countdown, da ABC Television – Bon Scott vestido de colegial endiabrado em uma ocasião, Angus Young com uma fantasia de gorila em outra. Desde então, a banda tem marcado os encontros sexuais, bebedeiras, brigas, casamentos, nascimentos, funerais, carros novos e tatuagens de, literalmente, milhões de pessoas de Bruxelas a Brisbane, de Montreal a Manchester, e de todas as cidades do entorno. Eles não apenas conseguiram superar a trágica morte de Bon, em 1980, mas, em uma ironia agridoce, a sorte e o status da banda foi às alturas em todo o mundo com seu substituto, Brian Johnson, e com o álbum Back In Black. O show do AC/DC não dá mostras de querer parar. A banda participou do Rock In Rio em 1985.

Saiba mais: https://cutt.ly/nKVpJT2

  1. Confie em mim, eu sou o Dr. Ozzy – Ozzy Osbourne

Seguindo a ideia de sua coluna no jornal britânico ´The Sunday Times´, o livro traz Ozzy Osbourne como conselheiro de seus leitores – não só respondendo dúvidas de saúde, mas também sobre amor, casamento, família e amizade. John Michael Osbourne, é um músico, compositor e vocalista britânico. Famoso tanto por seu trabalho como vocalista da banda britânica Black Sabbath, como por sua carreira solo. Ozzy participou do Rock In Rio em 1985.

Saiba mais: https://cutt.ly/lKVsgwV

 

Sobre a Disal Distribuidora: Há mais de meio século em operação, é considerada a mais importante distribuidora de livros e materiais didáticos do Brasil para o ensino de idiomas e, também, técnicos e científicos, de ciências humanas e sociais, literatura, autoajuda e conhecimentos gerais. Possui um catálogo com 600 editoras e mais de 300 mil títulos comercializados. Tem 18 filiais distribuídas nas principais cidades do país e um portal em que é possível encontrar todos os serviços e produtos oferecidos. Saiba mais em www.disal.com.br