Dia do Cliente: 5 formas inteligentes de alavancar as vendas online usando o frete grátis

Cannabis pode ser benéfica para o coração
15 de setembro de 2021
Setembro traz condições exclusivas para clientes conquistarem seu novo BMW
15 de setembro de 2021

Synapcom, líder em full commerce, traz dicas de como apostar na entrega ágil e gratuita no e-commerce e não comprometer a operação

O prazo e o valor da entrega de produtos comprados online são um dos fatores de decisão mais importantes para o consumidor. Segundo pesquisa divulgada pela Social Miner, em parceria com a Opinion Box, 57% dos entrevistados pretendem adquirir algum item de necessidade no Dia do Cliente e o custo benefício do frete é extremamente relevante para a conclusão da compra. Já 39% consideram desistir do carrinho se o tempo de espera para o recebimento da mercadoria for muito longo. Isso em um momento que o e-commerce segue crescendo, com uma previsão de alta de 26% em vendas até o fim do ano, de acordo com o Ebit|Nielsen.

Por isso, apostar em ações de frete grátis é uma das estratégias que ajudam a gerar fidelização e engajamento dos consumidores. Ainda mais nos próximos meses, considerado o período de ouro para o e-commerce, com datas como o Dia do Cliente, Dia das Crianças, Black Friday e Natal, que anualmente movimentam milhões em vendas.

Segundo Eduardo Fregonesi, CEO da Synapcom, empresa líder em full commerce – modelo de negócio que viabiliza, de ponta a ponta, e-commerce de grandes marcas -, investir em soluções que melhoram a jornada de compra online é sempre um diferencial. “O consumidor hoje espera por uma experiência completa e busca excelência. O valor e prazo da entrega deve ser parte da estratégia e outros fatores devem vir juntos, sempre olhando para a operação como um todo”, afirma.

Veja a seguir 5 formas inteligentes para alavancar as vendas online, ter um bom retorno usando o frete grátis e não comprometer a operação do negócio.

Faça os cálculos corretos – Uma dica básica, mas bastante importante é lembrar que a meta é incentivar a compra gratuita. Então, se a sua marca estabelece que vendas a partir de R﹩ 99 serão com frete grátis, mas o ticket médio é R﹩ 150, você está dando o frete sem estimular o aumento do carrinho. Aqui, é interessante estudar o seu ticket médio e trazer o frete grátis acima com um upsell de produto, oferecendo um item mais completo ou da mesma categoria com qualidade superior ao que o cliente selecionou.

Reative consumidores – Oferecer frete grátis para um cliente inativo ou que você está prestes a perder pode ser uma maneira de reaproximação. Nesse caso, a estratégia é agir apenas com essa base, sem ofertar o benefício para todos, focando no potencial retorno desse comprador.

Valorize os clientes fiéis – Desenvolva um programa para clientes VIPs de alta recorrência de compra e ticket médio acima da média dos demais consumidores. Nesse caso, o benefício pode ser válido até por um período maior, como um ano, por exemplo, como parte de um programa de valorização desse comprador – em que a marca também colherá resultados.

Dê de presente – Usar como estratégia o frete grátis no aniversário dos consumidores é uma boa maneira de incentivar a compra. Nesse caso, a oportunidade fica disponível por um mês inteiro e pode trazer retornos interessantes.

Estude as regiões – É possível calcular o seu custo médio de frete por estado de acordo com o seu volume de vendas para aquela localidade. Assim, você pode viabilizar o frete grátis em estados ou cidades com maior participação no total das suas vendas sem se tornar uma ação onerosa.

Sobre a Synapcom: A Synapcom é líder em full commerce no Brasil e na América Latina, desenvolvendo projetos para e-commerce em diversos setores da indústria e do varejo. Com mais de 70 clientes de diversos segmentos, a empresa trabalha de acordo com as necessidades de cada cliente e oferece o ecossistema digital completo e toda a infraestrutura para viabilizar a operação de negócios digitais. Além disso, reúne as habilidades necessárias para integrar as etapas de ponta a ponta: do planejamento à gestão de canais, da escolha e operação da plataforma à integração do ecossistema digital, incluindo cadastro dos produtos, melhores práticas logísticas, SAC 4.0 e marketing digital.

Photo by freestocks on Unsplash