Dia das Mães: 5 dicas para transformar a compra de presentes em uma experiência marcante

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O Dia das Mães é uma das datas mais esperadas pelo varejo brasileiro. Depois do Natal, ela é quem mais movimenta as vendas em todo o país, por conta do forte apelo emocional que representa

Os consumidores começam as suas buscas por presentes com antecedência e de todas as formas possíveis. A pesquisa Dia das Mães 2024, da Opinion Box, aponta que 42% procuram por produtos, serviços e promoções em sites e e-commerces, 33% em lojas físicas, 32% em sites de pesquisa, 26% no Instagram e 24% nos aplicativos de lojas.

Assim, o comércio precisa se preparar para oferecer a melhor experiência possível aos seus clientes em todos esses canais de atendimento, tendo em mente que a jornada de compra pode começar em um canal e terminar em outro. E, embora os esforços das promoções muitas vezes estejam concentrados nas plataformas digitais, o sucesso das vendas virá a partir de uma sólida estratégia omnichannel, desde a sua fase de planejamento até a implantação, execução e medição dos resultados finais.

Para saber qual caminho percorrer nessa trajetória de encantamento do cliente, confira algumas dicas extraídas do relatório CX Trends 2024 da Zendesk:

  1. Ofereça uma boa experiência para fidelizar: 73% dos consumidores brasileiros iriam para a concorrência depois de uma única experiência ruim. Por isso, as marcas não devem apenas oferecer bons produtos e ofertas, mas também garantir que cada interação com seus clientes seja satisfatória.
  1. Personalize o contato com o seu cliente: cada vez mais, os consumidores esperam algo além do atendimento tradicional. Por isso, as marcas estão apostando no comércio conversacional, com 87% dos consumidores brasileiros esperando que os agentes de suporte os ajudem com tudo o que precisam via chat, desde as vendas até o pós-vendas.
  1. Aposte nos novos agentes digitais: 64% dos líderes de CX brasileiros planejam investir na evolução dos seus chatbots no próximo ano, já que, de acordo com o CX Trends 2024, 55% dos consumidores esperam que os chatbots resolvam suas solicitações com a mesma qualidade que um agente humano.
  1. Invista em comércio conversacional e transmissão ao vivo: é importante que as marcas mantenham constante inovação, e o comércio conversacional e a transmissão ao vivo representam novas formas de interagir com os clientes. 79% dos líderes de CX acreditam que não aproveitar esses meios que oferecem atendimento em tempo real poderá levar à perda de vendas.
  1. Use IA generativa para incrementar a interação: a IA generativa e os chatbots evoluídos estão revolucionando as interações com os consumidores ao facilitar experiências personalizadas, instantâneas e interativas. 81% dos gestores de CX brasileiros acreditam que a IA generativa pode humanizar as interações digitais, melhorando a experiência online de seus clientes.

“A Inteligência Artificial tem transformado a mentalidade dos varejistas. Sua adoção impacta positivamente a experiência do cliente em um setor extremamente dinâmico e sensível ao comportamento do consumidor. Com ela, os varejistas têm mais flexibilidade para adaptar e personalizar suas experiências neste Dia das Mães”, comenta Renato Cohen, Solutions Consulting da Zendesk.

Não importa como o cliente chegará até a sua loja, produto ou serviço. O que importa é que o atendimento que ele for receber, por mais simples que seja, se transforme em uma experiência marcante. Afinal, toda a interação com o cliente é única e uma oportunidade de gerar fidelização.

Sobre a Zendesk

Na Zendesk, estamos em uma missão para fornecer um atendimento excepcional para cada pessoa do planeta. Como líder do setor em experiência do cliente, ajudamos empresas a reunir o melhor de agentes de IA, automação de fluxo de trabalho e agentes humanos para seus clientes e funcionários. Com nosso software e expertise, as empresas entregam serviços que aumentam a lealdade do cliente e impulsionam a receita a um custo reduzido. Saiba mais em www.zendesk.com.br.

foto: divulgação