Dia das Crianças em Brotas com cinco passeios imperdíveis

Destilaria H. Weber lança Gin botânico com Zimbro e mais sete especiarias
6 de outubro de 2020
Chegou a hora de ter seu próprio jardim na primavera
6 de outubro de 2020

Passe três dias de muita aventura e contato com a natureza no coração do Estado de SP 

Feriado prolongado, calor intenso em plena primavera, Dia das Crianças. Estas são as maiores justificativas para quem quer sair de casa e curtir junto à família, com segurança, momentos em meio à natureza, repletos de aventura e diversão.

Brotas é a opção para viajar poucas horas de carro, seja da capital (250 km), Ribeirão Preto (170 km), Campinas (150 km), Bauru (110 km) ou São José do Rio Preto (275 km). Em cada canto que passar, o visitante será bem orientado quanto às medidas de distanciamento seguro e os protocolos sanitários.

Passeios a cavalo ou off road, trilhas, tirolesa, cachoeiras, são diversos os atrativos para um day use com muita emoção nos ecoparques da capital nacional do turismo de aventura. Entre as opções estão Cassorova, Poção, Jacaré, Eco Ação, Viva Brotas. Mas a principal dica é antecipar-se com reservas, já que a cadeia de serviços do turismo opera com a capacidade reduzida.

Para quem quer presentear os pequenos em comemoração ao seu dia, Brotas reúne cinco opções de passeios imperdíveis:

1 – CEU 

O Centro de Estudos do Universo é um dos mais completos da América Latina. As atividades oferecem uma imersão na história do planeta, desde o Big Bang, à era jurássica, até os dias atuais. O Geoshow, por exemplo, é um telão de 24 metros com o perfil geológico do Estado de São Paulo. O observatório astronômico tem quatro telescópios para observação da lua, planetas, nebulosas, galáxias e constelações.

2 – Lagoa Encantada 

Coberta e aquecida, com 600 metros quadrados, a Lagoa Encantada tem também cachoeiras, cascatas, jatos de água, fontes termais brotando do fundo e estruturas de pontos de Jacuzzi. O conceito “virtuarium”, união entre o virtual e o imaginário, traz a temática dinossauro. Além de disponível aos hóspedes do Brotas Eco Resort, é aberta para day use.

3 – Arvorismo 

O arvorismo está entre os favoritos da criançada. A aventura do alto das árvores com equipamento de rapel, passando por diversos obstáculos em diferentes níveis de dificuldade como a falsa baiana, ponte de cordas traz o contato com a natureza em um contexto desafiador, mas com muita segurança. A prática é limitada a pessoas a partir de 1,20 metro de altura. Em Brotas, o arvorismo pode ser praticado nos ecoparques Arvomix, Alaya, Sítio Sete Quedas e Parque Aventurah.

4 – Rafting 

Nesse calorão, melhor do que se refrescar nas águas do rio Jacaré Pepira é curtir as corredeiras a bordo dos botes de rafting. A diversão é garantida para toda a família, inclusive para os pequenos com altura acima de 1,20 metro. Reserve pelo menos quatro horas do dia para a atividade e leve roupas de banho, trajes flexíveis, calçado fechado, protetor solar. O rafting é oferecido pelas operadoras Ecoação, Território Selvagem e Alaya.

5 – Gostosuras

Com tanta atividade em terra, água e ar, a fome vai bater. E a criançada também é público cativo da cadeia de restaurantes que têm em seus menus cardápios kids com tudo que mais agrada ao paladar dos pequenos. Para adoçar a boca, há uma diversidade de sorveterias na região central. Outro ponto imperdível é a Especialeria, doceria com um cardápio variado. Para espantar o calor, a sugestão é a mousse cremosa de chocolate belga, com crocante de cookies.

Brotas para todos 

Com 25 mil habitantes, Brotas é a capital do turismo de aventura porque reúne o maior número de atividades desta natureza no Brasil e se fortalece como destino de ecoturismo pois investe no turismo.

“Hoje contamos com mais 40 empreendimentos entre hotéis, pousadas, hotéis-fazenda e resorts e 60 estabelecimentos gastronômicos de estilos variados, do típico da fazenda ao contemporâneo. No feriado prolongado, o destino é ideal para a família que quer curtir dias de descanso em meio à natureza, com toda segurança que o momento exige em razão das medidas de controle sanitário”, conclui Fabio Pontes, secretário municipal de Turismo de Brotas.

Mais informações sobre roteiros de aventura e outros atrativos poderão ser obtidas na Secretaria de Turismo do Município, que mantém o PIT – Posto de Informações Turísticas, na Praça Guilherme Trombini, S/N, Jardim Planalto. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h e aos sábados e domingos, das 9h às 15h. O telefone de contato é o (14) 3653-5282.