‘Dia D’ da Diálise debate impacto social em webinar no dia 27

Com juros baixos, brasileiro precisa aumentar investimentos no exterior
26 de agosto de 2020
Primeira lava-louças da Tramontina chega ao mercado
26 de agosto de 2020

Encontro online reunirá pacientes renais, especialistas, parlamentar e entidades representativas para dialogar sobre a importância da diálise na saúde e vida de 140 mil brasileiros

O grande evento da 3ª edição do “Dia D” da Diálise, data que marca a luta por reivindicações e melhorias para o setor, será o webinar “O impacto Social da Diálise”, a se realizar nesta quinta-feira, 27 de agosto. Devido à pandemia, de forma inédita, o “Dia D” acontecerá totalmente online. A Associação Brasileira dos Centros de Diálise e Transplante (ABCDT), idealizadora da ação, reunirá grandes especialistas da nefrologia para debater o impacto social da diálise, setor fundamental para a sobrevivência de 140 mil pacientes renais crônicos no Brasil que dependem do tratamento para manter uma vida próxima do normal. Interessados devem se inscrever no webinar previamente neste link.

Marcos Alexandre Vieira, presidente da ABCDT, será o moderador do debate, que terá a participação da deputada federal Carmen Zanotto; Daniel Calazans, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN); Ricardo Gabriel Teodoro, presidente da Sociedade Brasileira de Enfermagem em Nefrologia (SOBEN); Renato Padilha, vice-presidente da Federação Nacional de Associações de Pacientes Renais e Transplantados do Brasil (FENAPAR) e de Gilson Nascimento, diretor geral da Aliança Brasileira de Apoio à Saúde Renal (Abrasrenal).

Em 2020, o marco acontecerá no dia 27, mas desde o início de agosto, centenas de clínicas e pacientes estão engajados em mobilizar a sociedade e o governo em favor de investimentos para a nefrologia. Com o mote Vidas importam! #adialisenaopodeparar, as principais reivindicações da ABDCT são pela adequada remuneração das 800 clínicas que prestam serviços para o Sistema Único de Saúde (SUS), garantindo tratamento de qualidade e acesso para todos os pacientes renais crônicos. Peças de divulgação com frases de impacto e apoio à causa, curiosidades e depoimentos de pacientes estão sendo divulgados em www.vidasimportam.com.br, no Facebook @Vidas Importam ou no IG @vidasimportam.

O presidente da ABCDT lembra que a o “Dia D” 2020 acontece em um momento oportuno, pois a ABCDT celebra seus 30 anos. “Muito há ainda a ser feito e continuamos trabalhando, sobretudo notificando órgãos públicos sobre a grave crise financeira enfrentada pelo setor”, completou Vieira. Ele destaca ainda que a principal preocupação da Associação quanto à constante falta de investimento e de repasse do valor das sessões de hemodiálise está ligada à menor oferta de tratamento à população. Neste ano, a iniciativa é realizada pela ABCDT com apoio da SBN, SOBEN, FENAPAR e Abrasrenal.

Descaso histórico

Os constantes atrasos no repasse do pagamento da Terapia Renal Substitutiva (TRS) por algumas Secretarias de Saúde estaduais e municipais aos prestadores de serviço ao SUS está entre os problemas mais recorrentes na nefrologia. Muitos gestores chegam a atrasar em mais de 30 dias o repasse após a liberação do recurso pelo Ministério da Saúde.

Outra questão está relacionada ao valor pago pelo Ministério da Saúde para o tratamento, que está abaixo do custo real e não acompanha a cotação do mercado. Grande parte dos insumos, como produtos e maquinários, são importados, além de gastos com dissídios trabalhistas, folha de pagamento, água, energia e impostos. Com essas despesas e a grave diferença de valor, as clínicas enfrentam uma grave crise financeira. Desde 2017, a ABCDT tem se esforçado para pleitear, junto ao MS, que o pagamento da TRS seja feito direto do Fundo Nacional de Saúde para as clínicas de diálise. A ideia é que os gestores estaduais e municipais passem a exercer apenas a atividade fiscal em relação à assistência prestada aos cidadãos.

A diálise peritoneal, que deveria ser uma alternativa à TRS, também passa por grave crise. Diferente da hemodiálise, que filtra o sangue através de máquina e dialisador para remover as toxinas do organismo, a diálise peritoneal realiza o tratamento dentro do corpo do paciente, por meio da colocação de um cateter flexível no abdômen para a infusão de líquido de diálise para filtrar o sangue do paciente. No entanto, a remuneração também está abaixo do custo e a situação das clínicas que oferecem os produtos e medicamentos é crítica.

Sobre a ABCDT

A Associação Brasileira dos Centros de Diálise e Transplante (ABCDT) é uma entidade de classe que representa as clínicas de diálise de todo o país. Tem como principal objetivo zelar pelos direitos e interesses de seus associados, representando-os junto aos órgãos públicos, Ministério da Saúde, Senado Federal, Câmara Federal, Secretarias Estaduais e Municipais. Também representa as clínicas e defende seus interesses individuais e coletivos.

Serviço

Dia D da Diálise – Vidas importam! A Diálise não pode parar

Data: 27/08/2020

Horário: 19h

Organização: Associação Brasileira dos Centros de Diálise e Transplante (ABCDT)

Link para inscrição: http://vidasimportam.com.br/inscricao