Detalhes que transformam: como pequenas mudanças podem ampliar espaços

Tudo natural: espaço gastronômico no Vila Izabel passa a adotar feira de orgânicos semanal
18 de fevereiro de 2019
Quarto do bebê, um cantinho especial para os pequenos
18 de fevereiro de 2019

Projeto da arquiteta Andréa Benthien prova que alterações no layout podem tornar ambientes pequenos em espaços mais fluídos e confortáveis

Morar em grandes centros urbanos pode ser um verdadeiro desafio. Com o espaço reduzido para novas construções, apartamentos com metragens menores têm se tornado protagonistas e surgem como solução para quem deseja morar bem. O projeto da arquiteta Andréa Benthien para um apartamento de 65m² prova que viver em um espaço reduzido, não significa morar apertado.

Para dar amplitude ao ambiente, a parede que dividia a cozinha das salas foi derrubada e deu espaço a uma mesa de jantar, tornando o espaço muito mais amplo e integrado. Essa pequena intervenção aumentou as metragens da área social de maneira significativa, resultando em três espaços muito mais fluídos: sala de jantar, TV e estar – com espaço para degustação de vinhos.

Já na área íntima, o segundo quarto foi eliminado para o surgimento de uma única suíte com closet. Segundo a arquiteta, a ampliação proporciona um ambiente melhor organizado e mais confortável para os momentos de descanso.

Na escolha das cores, a personalização da cartela cromática vai do branco às nuances de bege e marrom, o que confere um ar mais clean ao projeto. A marcenaria também conta com layouts mais limpos e claros, que orna perfeitamente com itens decorativos soltos e o toque de cor dos tapetes.

Para Andrea, o projeto luminotécnico foi fundamental para valorizar os espaços, deixando os ambientes muito mais charmosos e confortáveis. Destaque para as fitas de LED como pontos de iluminação indireta para momentos mais informais e os três pendentes desalinhados na mesa de jantar que a transformam em um ponto focal, valorizando a composição do espaço.

“Acredito que os menores espaços são os mais desafiadores para a nossa profissão. Neles você tem que pensar em cada detalhe e aproveitar o máximo cada canto projetado do espaço. É aí que entra a nossa capacidade de extrair o máximo da criatividade, aliando funcionalidade à estética”, pontua.

Fotos: Carol Sábio