Destinos charmosos e nada óbvios para curtir vinhos de qualidade mundo afora

Crystal Endeavor recebe Chef Nobu Matsuhisa para uma experiência gastronômica exclusiva em 2020
18 de setembro de 2019
Conheça os principais lançamentos do São Paulo Boat Show 2019
18 de setembro de 2019

Com o crescimento do enoturismo, vinícolas se adaptam para receber os amantes da bebida

Quem ama vinhos sabe que os destinos para degustar bons exemplares da bebida vão muito além dos tradicionais e super conhecidos Argentina e Chile. Com o crescimento em potencial do enoturismo, as rotas estão cada vez mais diversificadas, para atender a esse público que quer ir além do mais do mesmo.

E acompanhando esse movimento, muitas vinícolas se adequaram e adaptaram seus espaços para receber da melhor forma os amantes do vinho. É que a indústria do enoturismo (ou wine tourism) cresce a passos largos e já representa cerca de 20% do faturamento total das vinícolas, de acordo com pesquisas do Great Wine Capitals (GWC).

Então, a hora é de preparar as malas (e as taças) e conhecer regiões que são puro charme e contam com vinhos para ninguém botar defeito.

Suíça, Lucerna

No coração da Europa, está Lucerna. Uma pequena cidadezinha da Suíça Central, com cerca de 82 mil habitantes, é conhecida pelas suas belezas naturais. Lucerna é cercada por lagos e montanhas que dão um charme a mais à região.

 

A cidade, localizada na parte alemã da Suíça não é tão tradicional quanto a região de Lavaux, próximo ao Lago de Genebra, na fronteira franco-suíça, mas guarda gratas surpresas quando o assunto é vinho.

A Weinbau Ottiger, comandada pelo enólogo Toni Ottiger, se tornou a maior vinícola da Suíça Central e, além de vinhos de altíssima qualidade, oferece um tour com direito a passeio de barco e degustação de vinhos.

Além disso, a cidade recebe em setembro a Luzerner Weinmesse (Feira do Vinho de Lucerna) com produtores locais e internacionais, além de muitas degustações.

Évora, Portugal

O Alentejo, famoso pelos seus pães, azeites e ervas aromáticas, também é um excelente destino para degustar vinhos. A bucólica região abriga o Convento do Espinheiro, um hotel cinco estrelas que, além de todas as comodidades de uma boa hospedagem, também oferece visitas guiadas pelas vinícolas do Alentejo com direito a muitas degustações de vinhos locais (conhecidos pela estrutura firme com densos aromas a frutos maduros e com grande persistência), e ainda workshops de pão e azeites.

Entre as vinícolas visitadas está a Ervideira, onde é possível não apenas visitar a adega mais ainda acompanhar todo o processo produtivo, desde a chegada da uva até ao engarrafamento do vinho e sua expedição. Outro tour imperdível é até a Fábrica de Cortiça da Azaruja, que funciona desde o século XIX.

Mainz, Alemanha

Conhecida como a rainha do vinho na Alemanha, Mainz tem uma importante cultura vinícola. A região do Rheinhessen é a maior zona vinícola do país e a cada ano a nova geração de vinicultores prova que é capaz de alcançar resultados extraordinários.

Além de adegas e bares aconchegantes para degustar os produtos locais, as visitas aos produtores de vinho, como o Kupferberg são imperdíveis. A Kupferberg, em especial é uma produtora de vinho espumante que funciona desde o século 19. Como está localizado em uma das regiões mais altas da cidade, a vista de lá é um atrativo a parte. Por lá é possível fazer visitas guiadas pelas caves e, é claro, degustar.

A região de Mainz conta ainda com o Weinmarkt (ou Feira do Vinho), uma das maiores festas da cidade que acontece entre os meses de Agosto e Setembro e com comidas típicas e muito vinho local.