Designer Ítalo-brasileira Marta Manente no Isaloni

Dourado na decoração: Elegância sem excesso
17 de abril de 2024
Laços, tons terrosos, volume: saiba o que será tendência na moda festa outono inverno
17 de abril de 2024

Este é o sétimo ano em que a designer participa da feira de Milão com suas criações

A coleção Perlage é ícone no Brasil e no mundo do mercado outdoor. No ano de 2023, a designer Marta Manente em collab com Modalle Móveis lançaram no Isaloni o Sofá Perlage. Sucesso absoluto, a indústria paulista de mobiliário e o studio da designer gaúcha, mais uma vez se uniram para dar continuidade à coleção com novas peças.

Este ano a coleção será ampliada com mais dois lançamentos: a Cadeira e o Balanço Perlage, aliás, a designer é uma das profissionais reconhecidas por criar balanços icônicos, entre eles, o Revoar, protagonista em vários ambientes de mostras de decoração no Brasil e internacionais.

Perlage assim como as borbulhas dos espumantes revela excelência em seu design

As novidades Perlage da designer Marta Manente poderão ser vistas no stand da Modalle (Pavilhão 3 – C-19/ E18), no RHO Fiera Milano, Isaloni de 16 a 21 de abril de 2024, no evento mais importante do design mundial.

A Coleção Perlage faz o paralelo das vivências da designer gaúcha Marta Manente, que vive entre os mundos do design e do vinho, em Bento Gonçalves. Com sua essência ítalo brasileira, Marta traduz na história desta coleção as formas e processos das borbulhas de champanhe e espumantes.

Perlage é uma palavra francesa que significa Pérola. E, quando se fala em qualidade de espumantes e champanhes, a qualidade do produto é proveniente desde a seleção da matéria prima que é a uva, passando pelo processo tecnológico até a mão de obra manual. Uma verdadeira sinfonia entre o trabalho elaborado por máquinas e o esmero impecável feito por homens. A Perlage quando em movimento intenso, por pequeninas pérolas no centro da taça, apresenta a sua melhor qualidade.

A nova coleção da designer Marta Manente apresentada no Isaloni 2024 é a síntese de todo esse processo de elaboração e excelência, assim como os espumantes do Vale dos Vinhedos gaúchos, premiados mundialmente.

O design orgânico das peças Perlage conta com traços fluidos, sugerindo conforto e aproximação das pessoas no centro do ambiente. Todo encosto destas peças possuem um trançado à mão em corda náutica, favorecendo um olhar surpreendente em cada novo detalhe descoberto. Cativante de qualquer ângulo, a coleção transborda o melhor da junção de alta tecnologia e de um design inovador, sempre carregado de símbolos valiosos para as criações, uma premissa que está sempre presente nas criações da designer Marta Manente.

A cadeira, o balanço assim como as demais peças que compõem a Coleção Perlage, são produzidas com materiais náuticos de alta resistência, que proporciona o uso tanto dentro quanto fora de casa. A espuma é ‘dry foam’ que repele a chuva e seca em duas horas de sol. O tecido que reveste é do tipo bouclê para áreas externas, uma grande inovação quando se fala em artigos resistentes às intempéries e cloro da piscina, assim como sua estrutura em alumínio, material ecologicamente correto.

Reconhecimento internacionalmente e no cenário feminino do design brasileiro

A designer Marta Manente uma das mais importantes designers no cenário brasileiro feminino e, reconhecida internacionalmente, tem presença marcante há quase uma década no maior evento de design internacional. Desde 2016, a designer participa do Isaloni com suas peças e se destaca no mundo com suas criações icônicas expostas e vendidas em vários países da Europa, Estados Unidos e Japão. Assim como já participou de Semanas Internacionais de Design nas cidades de São Paulo, Milão, Roma, Paris, Estocolmo, Londres, Barcelona e Berlin e Holanda.

É sem dúvida a designer brasileira da atualidade que leva ao mundo a excelência das criações nacionais com autoridade. Marta Manente imprimi uma linguagem própria às suas criações com suas vivências e carrega no seu DNA a manufatura e o amor pela madeira. Descendente de italianos, seus bisavôs migraram para o Brasil para a região da Serra Gaúcha, a designer honra a história centenária da família que sempre trabalhou com toras de madeira. Foi com o seu pai, marceneiro, que aprendeu o amor pela arte de trabalhar com móveis. São mais de 20 anos de experiências no desenvolvimento de projetos contemporâneos para o setor moveleiro.

Marta Manente tem uma mente inquieta e criativa que leva às suas coleções uma identidade marcante e personalidade única, facilmente reconhecida em seus traços. Sua trajetória é marcada por sucessos premiados no Brasil e no exterior entre eles; Sofá Flag, Balanço Revoar, Sofá Maré (abaixo mais itens).

Além de expor suas peças em principais eventos internacionais (ISaloni, ICFF NY), Marta Manente é convidada para dar palestras em indústrias na Alemanha, Argentina e Itália sobre conceituação, inspiração e criação, já que não só cria peças, mas também presta consultoria de desenvolvimento de coleções de revestimentos para arquitetura e construção para indústrias brasileiras como a Placas do Brasil e para a alemã, Interprint. Na Argentina palestrou na Fitecma, assim como já foi convidada a ser jurada de Prêmios Internacionais de Design e, atualmente, é curadora do Prêmio Salão e Gramado de Design.

Diretora do Studio Marta Manente Design desde 2004, baseado em Bento Gonçalves (RS), continua atendendo importantes players do Brasil e exterior, que executam um repertório de mobiliário indoor, outdoor e iluminação de vanguarda.

É decoradora de interiores, formada em Tecnologia em Produção Moveleira e pós-graduada em Design de Produto, com ênfase em móveis. Atuou como professora de cenários internacionais para o curso de Especialização em Design entre as Universidades de Pordedone, na Itália, e de Caxias do Sul (RS).

Prêmios e destaques: 

  • Sofá Flag – Prêmio Objeto Brasil 2016 e Design Challenge NYC 2016
  • Chaise Flag wood – Prêmio Hospitalidade – Equipotel 2018 e Visual & Design 2019
  • Balanço Revoar em couro– Best in show Abimad 2018 e Destination Brasil Maison et Objet – MOM – Paris 2022
  • Coleção Luzeiro – Best in show Abimad 2019
  • Coleção Forseti–Wish List Salão de Gramado 2019
  • Coleção Fitting- Wish List Salão de Gramado 2019
  • Sofá Maré – Salão Design 2022 e Destination Brasil Maison et Objet – MOM – Paris 2022
  • Sofá Pietra – Wish List Salão de Gramado 2022
  • Mesa Lateral Tyr- Destination Brasil Maison et Objet – MOM – Paris 2022
  • Poltrona Punto- Destination Brasil Maison et Objet – MOM – Paris 2022
  • Sofá Perlage – Finalista Salão Design 2023
  • Sofá Maré – Finalista IF Design Award – Berlin 2024

ISALONI – Salone del Mobile Milano – Modalle e Studio Marta Manente

RHO Fiera Milano – Pavilhão 3 – estande C-19/ E18

De 16 a 21 de abril de 2024.

Studio Marta Manente Design: www.martamanente.com.br | marta@martamanente.com.br | Instagram: @studiomartamanente – Contatos: +55 54 3452 7916

fotos: divulgação