Design redutivo dá o tom do novo modelo da linha Renew de Converse, que busca a sustentabilidade a partir da experimentação

Arraiá Downtown está de volta com 8 dias de muito forró e comida típica na Barra da Tijuca
27 de junho de 2022
Ecommerce torna moda de luxo mais acessível
27 de junho de 2022

Componente da linha sazonal de edições limitadas que destaca a abordagem de Converse em explorar formatos sustentáveis de criação e produção, o Chuck 70 Renew Redux é feito com menos partes e mais material reciclado

A Converse está constantemente à procura de novas formas de criar com a sustentabilidade em perspectiva, e isso se traduz na linha Renew. É nessa divisão em que conceitos de produto que privilegiam a responsabilidade ambiental são explorados e desenvolvidos, para que façam parte, de fato, de soluções efetivas para a linha de fabricação da Converse. Assim, surgem oportunidades de obter progresso significativo inovando com os materiais tradicionalmente utilizados pela empresa, como algodão e borracha, em seus modelos mais simbólicos, como o Chuck Taylor All Star e o Chuck 70, e também em modelagens totalmente novas, com design singular.

A cada lançamento, a marca procura mostrar a evolução de sua abordagem responsável na hora de criar e produzir de forma responsável. Por isso, a linha Renew não se baseia em um único método ou processo, e seus calçados têm como guia as técnicas de inovação exploradas mais recentemente pela Converse. Para o Chuck 70 Renew Redux, o destaque está no design redutivo, além de economia e reuso de materiais na produção. O modelo é elaborado com oito peças de molde, ao contrário das 16 necessárias para confeccionar o Chuck 70 original, e são feitas em tricô elaborado com 20% de matéria-prima reciclada em seu peso total. A parte superior do Chuck 70 Renew Redux tem linhas que demarcam as costuras do modelo original, sem necessidade de partes sobrepostas ou costuras, reduzindo o desperdício de material.

upcycling, aproveitamento de materiais que seriam descartados na fabricação de novos e melhorados itens, é cada vez mais frequente na criação de produtos e está presente no Chuck 70 Renew Redux não só na sua parte superior, mas também no solado. O efeito de “pingos” da borracha Crater é resultado de sua composição feita com 12% de aparas de borracha dos solados produzidos para os modelos da Converse. O calçado está disponível no e-commerce brasileiro da marca a partir do dia 24 de junho, e é o ícone de sempre da Converse, mas feito com menos desperdício e com a sustentabilidade em mente.