Design 100% brasileiro: Yuca valoriza produções e artistas locais

USP realiza mostra de jogos e palestras com profissionais da indústria de games
18 de novembro de 2021
Ciser lança NanoGeo, novo revestimento com nanotecnologia
19 de novembro de 2021

Startup referência em experiências descomplicadas de moradia reproduz em suas unidades elementos que destacam a cultura e características locais

Yuca, proptech referência em experiências descomplicadas de moradia, surgiu em 2019 com o propósito de revolucionar a vida de quem mora na cidade, proporcionando lares de qualidade e processos mais simples de locação.

Além de facilitar a moradia, um dos pilares da startup é a arquitetura, com projetos pensados para acolher diferentes histórias, unindo conforto e brasilidade nos apartamentos. Apesar de hoje ser fácil reconhecer a estética da Yuca, cada apartamento é único e foi projetado para acolher diferentes histórias e estilos de vida a partir de elementos pré-existentes.

“O ponto de partida dos nossos projetos é sempre manter o máximo de características originais do próprio apê e da cidade de SP. Valorizamos a história do lugar, e adoramos quando temos algum revestimento que seja bem paulistano, por exemplo o piso de caquinhos”, completa Catarina Cecchini, arquiteta da Yuca responsável pelo desenvolvimento de produtosresidenciais.

Segundo a profissional, a startup se inspira na releitura de elementos pré-existentes no ambiente que remetem ao imaginário de São Paulo, cidade onde a Yuca possui seus apartamentos. “Quando expandirmos para outros estados, pretendemos valorizar também matérias-primas e estilos que sejam característicos da região”, completa.

Os móveis de marcenaria usados são desenhados pela própria equipe de arquitetura da Yuca, cujo catálogo visa a otimização e aproveitamento das chapas de MDF. Os conceitos da identidade da proptech são incorporados nos projetos e ao longo da reforma. Um dos apartamentos modernizados, por exemplo, possuía azulejos que não combinavam com a proposta da marca Yuca. Então, a startup trouxe uma marcenaria mais alaranjada e quadros de artistas convidados para compor a Galeria Yuca, deixando o ambiente mais a cara da empresa.

Como vários dos prédios que a startup atua são das décadas de 50 e 60, piso de taco, pilares de concreto aparente e caixilhos de ferro – característicos da arquitetura paulista – permeiam o design destes apartamentos.

Olhando para a valorização da questão estética dos espaços e com o intuito de reconhecer e apoiar artistas independentes, em fevereiro de 2021 a startup inaugurou o projeto Galeria Yuca. Artistas plásticos interessados em divulgar suas obras enviam seus portfólios para os arquitetos da Yuca, que fazem o match das peças com os cômodos. Para apoiar o artista, a proptech ajuda nos custos de impressão e emolduramento das obras que irão decorar os imóveis

A Galeria Yuca faz parte do ideal de cultura e diversidade promovido pela proptech, já que a Yuca faz questão de que seus empreendimentos tragam benefícios para todos os envolvidos: os Yukers, como são chamados os moradores da startup, passam a contar com um ambiente mais agradável e interessante, com acesso a fotografias e ilustrações únicas. Já os artistas alcançam um público novo e têm seu trabalho divulgado e exposto em ambientes de alto padrão de design e ainda nos canais da Yuca.

divulgação Yuca