Descubra qual é a torneira certa para a sua cozinha

Lançamento – Tecido para cortina JRJ Tecidos
23 de abril de 2018
RAR faz pré-lançamento do vinho Laurea ad Honorem na APAS 2018
24 de abril de 2018

Você cuidou de cada etapa do projeto dos móveis, passou horas pesquisando modelos de bancada, estudou centenas de opções de cor para o granito, e, na hora da torneira, acabou esquecendo de planejar a funcionalidade. Só foi perceber isso quando a espagueteira emperrou entre a torneira e a pia.

Quem está construindo ou reformando sabe bem que o cuidado com os detalhes faz toda diferença na composição dos ambientes, tanto para deixar os espaços lindos como a fim de garantir as condições ideais de usabilidade e praticidade. No caso das cozinhas, os metais são os responsáveis por imprimir o toque de estilo ao projeto.

Escolhe-los com cuidado é, portanto, fundamental – para quem busca cenários diferenciados, capazes de tornar o dia a dia muito mais prazeroso – e, principalmente, para assegurar as condições certas para seu bom funcionamento. Confira algumas dicas importantes que podem ajudar você nesse processo:

Torneiras: de bancada ou parede?

O primeiro cuidado é definir se você quer um modelo fixo na parede ou na bancada. Essa decisão depende do estilo arquitetônico do projeto, ou seja, dos gostos dos moradores – mas precisa ser tomada antes da instalação ou reforma do encanamento. Caso contrário, pode ser necessário furar a parede para abrir um novo ponto de saída de água. Também é preciso pensar no tipo de móvel, que varia conforme o tipo de torneira escolhido.

        

Misturadores, monocomandos e torneiras: qual a altura ideal?

Em geral, o misturador, monocomando ou torneira da cozinha deve ser instalada a 30 centímetros de altura da pia – garantindo espaço suficiente para o manuseio e realização de atividades domésticas. Contudo, você deve prever suas necessidades no que se refere à limpeza de louças. Se você tem família grande e gosta de comida caseira, pense no tamanho das panelas que terá para limpar. Lembre-se, no entanto, que uma torneira muito alta vai causar respingos desnecessários. Já no banheiro, o espaço entre a cuba e torneira deve ser o equivalente ao da mão aberta (da ponta do polegar à ponta do dedo mínimo), e o jato d’água deve ir em direção ao ralo.

Prefira os economizadores

Modelos com arejadores são muito eficientes no uso racional da água, já que podem reduzir em menos da metade o consumo. Essa peça não interfere na estética ou funcionamento da torneira; serve para injetar bolhas de ar ao líquido, tornando o jato mais volumoso e com menos respingos.

                                  

Dica: a coleção Angra, da Meber, tem no mix todas as variações que você precisa para encontrar os metais ideais para a sua cozinha. São opções de bancada ou de parede, com torneiras, misturadores e monocomandos, todas com arejador economizador que reduz em até 60% o consumo de água, e garantia de dez anos para você ficar despreocupado por muito tempo. O melhor de tudo é o design exclusivo das peças, que reverencia o talento da artista de todos os tempos: a natureza, protagonista dessa linha de soluções. Inspirada nas formas pacientemente esculpidas pela ação da água na paisagem ao longo do tempo, a Angra faz uma releitura dessa intervenção natural no desenho de cada produto. Com design orgânico, permite construir espaços elegantes e com o indispensável apelo da funcionalidade. As formas robustas e composição que alterna entre o sólido e o vazado, empresta toque de nobreza às peças, com o charme de um visual limpo. O design é assinado pela Intervento Design.

Sobre a Meber

Meber Metais S/A (Bento Gonçalves, RS) carrega a expertise de 57 anos de uma atuação focada no aperfeiçoamento permanente, que lhe rendeu a atual posição de relevância entre as cinco principais fabricantes do segmento no cenário nacional e a condição de líder de mercado no Rio Grande do Sul. Sua marca aparece em metais sanitários concebidos para atender com elegância e bom gosto às necessidades decorativas e funcionais dos mais variados projetos. O mix é composto por linhas completas para cozinhas e salas de banho, incluindo peças de design diferenciado que apostam em formas vanguardistas a cada lançamento. Entre as soluções, monocomandos, torneiras, temporizadores, duchas, acessórios, básicos e complementos. Os produtos são comercializados em mais de quatro mil pontos de venda no país.

Créditos fotos: Guilherme Jordani/Carlos Ben/André Majola/Divulgação