Descubra novos mundos nos museus e locais imperdíveis de Chicago

Festival de Música da Rádio Nacional abre inscrições
14 de julho de 2023
Duda Senna assina Linha Oli em parceria com a Galeria das Lonas
14 de julho de 2023

Algumas das férias mais memoráveis incluem um dia ou dois passados nos corredores de um museu e locais históricos. O conhecido crítico de arte ganhador do prêmio Pulitzer, Jerry Saltz, certa vez chamou os museus de “buracos para outros mundos”. E se você seguir esse conceito, pode ter certeza de que em Chicago haverá muitos mundos novos e fascinantes para descobrir.

Uma das melhores coleções impressionistas do mundo e a maior concentração da arquitetura de Frank Lloyd Wright são apenas alguns dos superlativos que caracterizam os tesouros à espera de serem descobertos. Seja qual for o seu interesse, da literatura à astronomia, da fotografia à ciência, dos dinossauros às múmias, os visitantes de Chicago o encontrarão em uma das instituições culturais da cidade.

EXPOSIÇÕES DE MUSEUS E LOCAIS HISTÓRICOS

Impressionismo no Art Institute of Chicago

Art Institute of Chicago é um tesouro de obras-primas de todo o mundo. Suas exibições hipnotizantes mostram de tudo, desde estátuas gregas antigas e cerâmica da dinastia Qing até obras contemporâneas de Andy Warhol e Jackson Pollock. Mas a joia da coroa de sua enorme coleção é o salão do impressionismo, conhecido como um dos maiores e melhores fora do Louvre, em Paris. As obras em exibição incluem uma ampla gama de pinturas da França do final do século XIX de muitos dos artistas mais famosos do gênero, incluindo Gustave Caillebotte, Georges Seurat, Berthe Morisot, Edgar Degas, Claude Monet e outros. É imperdível para qualquer amante da arte.

Art Institute of Chicago/ Abel Arciniega

Atualmente em exibição (até 4 de setembro), Van Gogh and the Avant-Garde: The Modern Landspace investiga a importância do lugar, explorando por que um destino intrigou e inspirou uma geração de artistas inovadores e como eles responderam à paisagem e uns aos outros. Entre 1882 e 1890, cinco artistas – Vincent van Gogh, juntamente com Georges Seurat, Paul Signac, Emile Bernard e Charles Angrand – reuniram-se em aldeias nos arredores de Paris. Ao contrário dos impressionistas anteriores, que na década anterior passaram um tempo significativo em locais suburbanos mais distantes da cidade, esta próxima geração de artistas ambiciosos preferiu os subúrbios do noroeste em torno de Asnières. Esta área ao longo do rio Sena há muito é um local popular para recreação e relaxamento, mas foi se tornando cada vez mais povoada por carvão, gás e fábricas nas últimas décadas do século XIX. E embora seu desenvolvimento industrial fosse um aspecto desagradável para muitos, esses artistas encontraram na mudança da paisagem física e social uma nova e rica fonte de criatividade, como indica a carta de Van Gogh.

Art Institute of Chicago – ala moderna/ A Alexander

O Museu de Fotografia Contemporânea apresenta com ousadia obras instigantes

Escondido no South Loop, dentro do Columbia College, o Museu de Fotografia Contemporânea é um dos segredos mais bem guardados de Chicago. É um museu pequeno, mas poderoso, que exibe regularmente o trabalho de fotógrafos locais. O Midwest Photographers Project do museu é uma coleção de décadas que percorre fotógrafos regionais novos e estabelecidos, cada um examinando uma experiência social diferente, das favelas de Mumbai aos eletrônicos e adolescentes. Além disso, a entrada no museu é gratuita.

Tempestades científicas no Museu de Ciência e Indústria

Abrangendo mais de mil metros quadrados, o Museu de Ciência e Indústria mostra as maravilhas da ciência e tecnologia por meio de uma ampla variedade de atividades e exibições práticas. Experimente o poder inspirador da natureza na exposição Science Storms. O espaço interativo destaca fenômenos naturais como fogo, luz solar, raios e desastres naturais por meio de recreações em grande escala. Os visitantes entram em um tornado, veem um raio de 1,5 milhão de volts, criam seu próprio tsunami e saem com uma nova apreciação e compreensão do mundo ao seu redor.

Griffin Halls of Evolving Planet no Field Museum

Este proeminente museu de história natural une o passado e o presente sob o mesmo teto. Aguarde exposições incríveis exibindo de tudo, desde relatos de projetos de conservação modernos até artefatos desgastados pelo tempo e espécimes pré-históricos, como os do Griffin Halls of Evolving Planet.

Os Griffin Halls dentro do Field Museum têm 4,5 bilhões de anos e 8 mil metros quadrados de exploração evolutiva. Conheça as muitas criaturas que vagaram pela Terra ao longo da história, desde organismos unicelulares até nossa extensa família humana. Experimente uma variedade de fósseis, vídeos animados e exibições interativas que contam a história da evolução, o processo que conecta todos os seres vivos da Terra. Além disso, não perca o Elizabeth Morse Genius Hall of Dinosaurs para ver de perto mais de uma dúzia das maiores criaturas da nossa história. Os visitantes verão SUE, a T. rex, famoso dinossauro fóssil de 12 metros de comprimento do museu com 90% de seus ossos intactos.

Alerta de novidade: no mês passado, um novo residente fez sua estreia – o Spinosaurus é uma primeira vista dramática quando os visitantes entram no Field Museum. Estendendo-se por 14 metros de comprimento, este temível fóssil é um dos maiores dinossauros carnívoros já descobertos – ainda mais do que a SUE, a T. rex. Este predador semi-aquático viveu durante o período Cretáceo há 95 milhões de anos e estava bem adaptado para a caça de peixes. É o único esqueleto em exibição fora da Ásia.

A Galeria Egípcia no Instituto de Estudo das Culturas Antigas

Com mais de 800 objetos que datam 10.000 anos, a Galeria Egípcia no Instituto de Estudo de Culturas Antigas no Hyde Park oferece uma visão extraordinária da vida cotidiana no antigo Egito. Os frequentadores do museu podem ver documentos manuscritos, caixões pintados com cores vivas, uma estátua colossal do rei Tut e outros tesouros escavados.

Uma nação de escritores no American Writers Museum

American Writers Museum celebra a vida e o legado dos romancistas, jornalistas e poetas mais influentes do país. Apresentando uma linha do tempo visual detalhada e abundante multimídia interativa, A A Nation of Writers explora temas de identidade, vantagem e promessa ao longo da história americana – desde quando os colonos colonizaram os Estados Unidos até os dias atuais. A exposição termina com a hipnotizante Word Waterfall. Esta instalação fascinante imerge os visitantes em projeções brilhantes de palavras e ideias em cascata sobre a experiência americana.

American Writers Museum/ Divulgação

Céu Noturno de Chicago no Adler Planetarium

Cheio de maravilhas astronômicas, o primeiro planetário do país oferece telescópios, um foguete, restos de um meteorito real e muito mais. O Chicago’s Night Sky é uma exposição imperdível no Adler Planetarium, que apresenta atividades interativas e pesquisas científicas conduzidas por especialistas e adolescentes que participam das iniciativas do programa de Adler. Esses pesquisadores visam identificar maneiras eficazes de trazer de volta e preservar os céus escuros para as gerações futuras. Além disso, a exposição apresenta uma vasta coleção de mapas estelares, globos celestes e obras de arte.

Mergulhe nos locais arquitetônicos de Frank Lloyd Wright com o Frank Lloyd Wright Trust

Enquanto estiver em Chicago, experimente a visão arquitetônica de unidade, simplicidade e beleza de Wright, que lançou um estilo de arquitetura verdadeiramente americano no início do século XX. Os passeios interpretativos do Frank Lloyd Wright Trust, liderados por mais de 650 voluntários experientes, são elogiados como passeios de classe mundial para os aficionados de Wright. O Trust oferece visitas guiadas a cinco obras-primas da área de Chicago que são consideradas algumas das maiores obras de Wright.

Veja o magnífico Rookery Light Court, originalmente projetado por Burnham e Root e redesenhado por Frank Lloyd Wright em 1905. Um dos primeiros arranha-céus de Chicago, The Rookery é um local indicado como Patrimônio Mundial. Em seguida, visite a pitoresca vila de Oak Park, um subúrbio próximo ao oeste de Chicago, onde o arquiteto viveu e estabeleceu sua reputação em arquitetura. Faça um tour pela casa de Wright, que ele expandiu quando sua família cresceu para seis filhos. Experimente o Wright’s Studio, onde uma equipe de jovens arquitetos e artistas trabalhou com Wright em mais de 140 edifícios que ele projetou aqui. Explore o bairro histórico ao redor, agora a maior concentração das obras sobreviventes de Wright, onde Wright construiu seus primeiros edifícios em estilo pradaria e o Unity Temple, uma Igreja Unitária Universalista ativa por mais de 100 anos. O Unity Temple compartilha uma inscrição do Patrimônio Mundial de Frank Lloyd Wright da UNESCO com a Robie House no Hyde Park. Projetado e construído em 1908-10, Robie House é o projeto de casa mais inovador do início da era moderna, um marco arquitetônico e protótipo para muitos milhares de casas e edifícios americanos do século XX em todo o país.

MUSEUS INTERATIVOS EM CHICAGO

Repletos de uma variedade de exposições interativas, os museus interativos em Chicago oferecem aos visitantes a oportunidade única de se envolver com arte, ciência, história e cultura. Esses espaços únicos exibem de tudo, desde atletas lendários a guloseimas congeladas e experiências de arte imersivas. Não importa no que você esteja interessado, há um museu interativo em Chicago para todos.

Localizada dentro da icônica Willis Tower, a Color Factory tem como objetivo inspirar os visitantes a descobrir e abraçar a maravilha artística e a alegria. Este vibrante museu imersivo faz parceria com criativos, instituições de arte, organizações sem fins lucrativos e marcas para produzir experiências cuidadosamente selecionadas para indivíduos de todas as idades. Explore uma ampla variedade de instalações e quartos extravagantes, como uma piscina de bolinhas verde inspirada no St. Patrick`s Day e um labirinto de 457 metros quadrados baseado na arquitetura icônica de Chicago. Além disso, cada visita inclui sorvete doce de melado da loja de sobremesas local Kurimu e lembranças coloridas projetadas por artistas.

No Sloomoo Institute, as crianças e os jovens são incentivados a experimentar lodo macio, elástico e muitas cores. Jogue com dezenas de slimes artesanais diferentes ou até mesmo crie seu próprio design personalizado na barra DIY de slimes. De lodo fofo pastel a lodo transparente cheio de glitter, este museu prático apresenta lodo de todas as texturas, aromas e cores. E quando você se divertir com o slime, envolva-se com areia cinética, vídeos CGI imersivos e elementos que brilham no escuro.

Sloomoo Institute/ Divulgação

Experimental e provocativo, o WNDR Museum exibe obras de arte dinâmicas e multissensoriais. Graças a um brilhante coletivo de designers, artistas e poetas, este museu inovador no West Loop combina tecnologia e arte para dar vida a mais de 20 instalações e exposições interativas. Os destaques incluem Let’s Survive Forever, uma sala infinita espelhada de tirar o fôlego de Yayoi Kusama; The Wisdom Project, um projeto de arte comunitária em constante evolução; e um piso de luz LED composto por centenas de painéis luminosos com sensor de movimento.

WNDR Museum/ Kirsten Miccoli

O histórico Lighthouse ArtSpace em Gold Coast abriga a internacionalmente aclamada exposição Immersive Van Gogh. Fique hipnotizado pelas projeções vívidas das obras-primas de Vincent van Gogh, de A Noite Estrelada a Girassóis. Emparelhado com luzes em movimento e uma trilha sonora encantadora do compositor italiano Luca Longobardi, a exposição oferece uma experiência sensacional para os amantes da arte em todos os lugares. Em datas selecionadas, os visitantes podem aproveitar eventos especiais, como oficinas de pintura e gole, bem como sessões de mindfulness e ioga.

Choose Chicago

Choose Chicago é a organização oficial de vendas e marketing responsável por promover Chicago como destino internacional, destacando as qualidades inigualáveis da cidade, garantindo sua vitalidade econômica e o vigor de sua comunidade empresarial. Siga ChooseChicago no Twitter e no Instagram @choosechicagobr. Dê like no Facebook e acompanhe a tag #ChicaGOandKNOW. Para mais informações visite aqui.