Descubra como minimizar os danos do sol e da água do mar ao cabelo

Queimaduras: tipos, causas e tratamentos
23 de janeiro de 2020
Tchau, sereia e unicórnio: Quais são as novas tendências de fantasia para o Carnaval 2020?
23 de janeiro de 2020

É muito comum curtirmos alguns dias de praia e, posteriormente, nos dar conta de que nosso cabelo está um pouco desidratado. A Dra. Kédima Nassif traz algumas dicas para minimizar o potencial danoso do verão aos cabelos

Janeiro já está logo aí, trazendo dias bonitos e quentes, típicos do verão. Nessa época, muita gente não perde a oportunidade de ir à praia para ganhar um bronzeado e tomar um banho de mar. Tudo muito bom, mas o que não podemos esquecer é que um dia na praia pode causar estragos no nosso cabelo, e ninguém quer iniciar um novo ano insatisfeito com os fios, não é? “No verão, devido ao o suor, o calor e à umidade, o cabelo fica mais suscetível a problemas como seborreia e caspa. Além disso, quem gosta de praia deve tomar cuidado, pois a exposição solar excessiva e a água do mar podem causar estragos nos fios”, afirma a Dra. Kédima Nassif, dermatologista e tricologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Mas como um dia de praia pode prejudicar o cabelo? Segundo a Dra. Kédima, a exposição aos raios solares pode acelerar a oxidação da estrutura superficial do cabelo. “Para saber se o sol está comprometendo seus fios, basta ver se ele se tornou mais claro após a exposição. Muita gente não sabe, mas o fato de o fio clarear não é algo positivo, mas sim significa que ele perdeu parte de sua camada protetora contra a luz”, diz ela. Temos que tomar cuidado, também, com a água do mar. Segundo a tricologista, devido ao alto teor de sal, o cabelo acaba perdendo muita água. “Assim, quando o cabelo fica totalmente seco, você perde a umidade das fibras dos fios, fazendo com que o cabelo fique quebradiço” explica a medica.

Para aproveitar o verão sem sacrificar a beleza dos fios, basta tomar alguns cuidados específicos para a época. “Após o banho de mar, nunca deixe de lavar bem os cabelos com água doce ou água mineral. O ideal é que, nesse período do ano, você troque o condicionador e o shampoo de sempre por produtos específicos para a estação. Ativos nutritivos mais fortes como a arginina (aminoácido que forma uma película ao redor dos fios para protegê-los) e a queratina (uma espécie de escudo contra as agressões externas) ajudam a enfrentar as altas temperaturas e preparam os fios para a exposição ao sol”, sugere a Dra. Kédima. Outra dica da dermatologista é investir em um leave-in de qualidade; usado geralmente após o banho, o leave-in ajuda a proteger a fibra capilar evitando que os fios fiquem ressecados, quebradiços e sem brilho. “O produto também controla o volume de cabelos, principalmente os cacheados e crespos, combate o frizz e protege os cabelos tingidos”, completa.

Outra forma de reduzir eficientemente os danos do sol ao cabelo é utilizando o protetor solar. Segundo a médica, pouca gente tem ciência de que os fios de cabelo também precisam do fotoprotetor. “Geralmente os produtos das linhas de verão já vêm com algum fator de proteção solar, porém, muitas vezes o FPS não é suficiente. Invista em um filtro específico para os cabelos e aplique-o sempre antes de se expor ao sol, reaplicando-o a cada duas horas ou depois de entrar em contato com água. Ele ajudará os fios a se proteger dos raios ultravioleta e os tornará menos suscetíveis aos efeitos da água salgada. É recomendável também proteger as madeixas com bonés, chapéus ou lenços” enfatiza.

Por fim, caso o dano já tenha ocorrido, a melhor forma de reverter o quadro é hidratando. “Abuse de hidratações tanto no salão quanto em casa, utilize óleos capilares para uma nutrição mais profunda e invista em um shampoo antirresíduos. Ele removerá qualquer vestígio de sal e areia. O mais indicado é se consultar com um especialista, pois ele saberá quais os melhores produtos para o seu tipo de caso”, finaliza.

DRA. KÉDIMA NASSIF: Dermatologista e Tricologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica e da Associação Brasileira de Restauração Capilar. Graduada em Medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais, possui Residência Médica em Dermatologia também pela UFMG; realizou complementação em Tricologia no Hospital do Servidor Público Municipal, transplante capilar pela FMABC e em Cosmiatria e Laser pela FMABC. Além disso, atuou como voluntária no ensino de Tricologia no Hospital do Servidor Público Municipal de São Paulo. www.kedimanassif.com.br