Descoberta que pode mudar a história evolutiva da humanidade é tema de palestra no Museu Paranaense

Damyller aposta no upcycle e apresenta capsule collection Recollect
9 de julho de 2019
Tiffany&CO. anuncia Vision&Virtuosity
9 de julho de 2019

Pesquisador que integrou equipe ítalo-brasileira fala sobre a saída do homem da África, mais antiga em pelo menos meio milhão de anos

O Museu Paranaense recebe na próxima quinta-feira, dia 11 de julho, o professor de arqueologia pré-histórica da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Fabio Parenti, para uma palestra sobre a primeira migração da humanidade, datada meio milhão de anos antes do que os registros conhecidos. Parenti integrou a equipe de pesquisadores brasileira e italiana que conduziu os estudos nos anos de 2013 a 2016 no alto vale do Zarqa, na Jordânia setentrional. Para participar do evento, que terá início às 15h, é preciso se inscrever por meio do formulário bit.ly/palestrafabioparenti. A entrada é gratuita.

Pesquisas interdisciplinares conseguiram datar camadas arqueológicas e paleontológicas há mais de dois milhões de anos, o que tem implicações importantes, segundo Parenti, sobre a evolução do gênero Homo e sua expansão na Eurásia. “A expansão humana é um fato muito antigo, não é só nossa espécie, mas de todas as espécies do gênero (Homo)”, pontua.

O professor ressalta que essa foi a primeira missão brasileira no exterior sobre pré-história e paleoantropologia e reforça “as pesquisas estão bem longe de se esgotar no sítio e vamos retomá-las em 2020. A academia brasileira tem muito a dizer ao mundo”.

O palestrante
Fabio Parenti é professor de arqueologia pré-histórica na UFPR com doutorado na École des Hautes Etudes en Sciences Sociales na França. Foi presidente do Istituto Italiano di Paleontologia Umana, em Roma, na Itália. Parenti atua como pesquisador no Brasil, Itália, Jordânia e Marrocos.

Serviço
Palestra “A pré-história do vale do Zarqa, Jordânia: a primeira migração da humanidade” com Fabio Parenti
Dia 11/07 (quinta-feira) às 15h
Inscrições: bit.ly/palestrafabioparenti
Entrada gratuita

Museu Paranaense
Rua Kellers, 289, São Francisco – Curitiba
Visitação de terça a sexta-feira, das 9h às 17h30. Sábado, domingo e feriado, das 10h às 16h.
(41) 3304-3300 | www.museuparanaense.pr.gov.br

Crédito das fotos: Fabio Parenti