Deixe sua Páscoa mais saborosa: aprenda a harmonizar azeites monovarietais

Mamoplastia: conheça os diferentes tipos de cirurgia plástica nas mamas
17 de abril de 2019
Curitiba recebe um dos maiores eventos de moda sustentável do planeta
17 de abril de 2019

A La Violetera trabalha com três tipos diferentes e cada um deles é perfeito para deixar seus pratos ainda mais gostosos

Os azeites monovarietais são excelentes para trazer mais sabor às receitas de Páscoa, por serem desenvolvidos com uma única variedade de oliva, possuem sabores e aromas mais característicos. Os extra virgens que não são monovarietais são preparados com um blend, um mix de diferentes variedades de oliva. A La Violetera trabalha com o Manzanilla, Hojiblanca e Arbequina, todos produzidos e envasados na Espanha.

Você deve escolher o azeite perfeito para harmonizar e isso depende do prato que você irá fazer na Páscoa: preparos suaves – como legumes salteados – pedem um produto suave. No caso das comidas mais intensas, ficam melhores se acompanhadas de um azeite também intenso.

O monovarietal Arbequina é de sabor suave e excelente na harmonização com peixes brancos, saladas e legumes frescos. Já o Hojiblanca é perfeito para preparos mais intensos e apreciadores de pratos adocicados como massas, aves e carnes de origem suína e caprina. Por fim, o Manzanilla tem sabor frutado, bom para carnes vermelhas e de caça.

“É claro que as harmonizações extraem o que há de melhor naquele produto, seus sabores e aromas, porém o ideal é consumirmos aquele que nos agrada mais ao paladar, sem ficarmos presos às convenções ou com receio de errar na hora da escolha”, afirma a diretora operacional da La Violetera, Simone Jimenez. Vale lembrar também que as características podem sofrer variações, devido às diferentes safras da oliva.

Mas, se você quiser entrar no mundo dos azeites, comece fazendo degustação daqueles que você mais gosta. Deguste ele puro, prestando atenção a cada característica: cor, aroma, textura, picância. Para limpar o paladar, entre uma degustação e outra, é imprescindível ingerir um pequeno pedaço de maçã, assim o sabor de um não interfere no próximo.

Depois disso, você terá em mente a particularidade de cada sabor e poderá harmonizá-lo da melhor forma para o seu paladar, o que dará um toque muito especial às suas receitas.

Sobre a La Violetera

A Importadora de Frutas La Violetera – empresa paranaense com 90 anos de história – atua no mercado de importação e comercialização de frutas secas e snacks, azeites e azeitonas, importados das melhores regiões produtoras do mundo. Possui um mix completo para supermercado, cash & carry, atacado e food service, com as melhores opções para todos os consumidores. Em 2017, a empresa investiu na reforma da planta industrial, localizada em Curitiba, além de modernizar e padronizar os processos de acordo com padrões de qualidade internacionais. Em 2018 a marca passou por um reposicionamento, renovando sua comunicação e embalagens.