“De Tudo Um Pouco”

Elegância e praticidade
18 de maio de 2018
Caixa dos Advogados e OAB Paraná lançam projeto de incentivo à leitura no Dia da Cidadania
18 de maio de 2018

Exposição do artista plástico Luiz Cavalli

No próximo dia 22 de maio até 04 de junho de 2018, o artista plástico Luiz Cavalli, abre mostra individual com a retrospectiva dos seus trabalhos desde a década de 1970, onde expõe pinturas e fotografias de varias fases de sua trajetória.

Estarão expostas ao todo (39 obras) sendo (06 pequenos) entre pinturas em acrílico sobre tela e fotografia.

Ao observar uma pintura de Luiz Cavalli somos imediatamente tomados por uma sensação de liberdade e leveza. Somos transportados para um tempo onde nos permitíamos somente ser. Tempo esse que poderia se assemelhar a infância ou talvez a uma condição de humanidade que jamais existiu. Ao retratar pessoas, objetos, bicicletas, cadeiras ou aviões, Cavalli revela a essência comum presente em todas as coisas. Somos levados por sua gestualidade livre e suas cores vibrantes que se distribuem sem hierarquia. Somos convidados a mergulhar na fantasia e a vislumbrar o impossível. Passamos a perceber que a imaginação não é apenas uma condição de seu trabalho, é uma condição para se viver.

A bicicleta sempre me acompanhou desde a mais remota infância. Durante muito tempo em minha vida, tive na bicicleta uma fiel companhia nos deslocamentos urbanos. Em dado momento, parei de pedalar, ao passo que a necessidade de pintar se tornava cada vez mais forte. A sensação era de que a escolha do que seria representado na tela era mais do objeto e menos minha. As rodas apareceram e logo surgiu uma bicicleta, duas, três, centenas. Uma a uma, as bicicletas ganham forma e revelam através de sua própria natureza uma parte de mim. A bicicleta, assim como a vida, é signo de movimento.

Em contraponto a bicicleta, outro objeto que sempre me causou fascínio é a cadeira. Se um é signo de movimento, o outro representa a pausa. A cadeira surge como tema em minhas pinturas posteriormente à bicicleta e através da gestualidade desenvolvida, essas cadeiras passam a ganhar movimento ao serem retratadas. Dessa forma, o que se evidencia a meu ver é que mesmo aquilo que é aparentemente estático também está em movimento diz Luiz Cavalli.

Texto assinado por Beatriz Id Limongelli (artista plástica)

Biografia:

LUIZ CAVALLI NASCEU EM 1956, NO RIO GRANDE SUL, E VIVE EM SÃO PAULO DESDE 1965. INICIOU NA PINTURA E NO DESENHO FAZENDO PONTILHISMO, E ATUALMENTE TRABALHA EM ACRÍLICO SOBRE TELA. CURSOU O COLÉGIO TÉCNICO DE DESENHO DE COMUNICAÇÃO (IADÊ) EM 1976 E FAAP (FACULDADE ARMANDO ALVARES PENTEADO – COMUNICAÇÃO VISUAL) EM 1980. PARTICIPOU DE VARIAS EXPOSIÇÕES INDIVIDUAIS E COLETIVAS NO BRASIL E NO EXTERIOR (Primeiro Prêmio em Pintura na Bienal de Salerno Itália 2014).

www.luizcavalli.com.br

Exposição:

De 22 de maio a 04 de junho de 2018.

Inn Gallery Arte e Design

Rua Dr. Melo Alves 138, São Paulo-SP

11 2659 0630 / 11 99272 1303

www.inngallery.com.br

Horário de Funcionamento: Segunda à Sexta das 10:00 às 19:00h