Davines Village

Dossiê das olheiras: como se formam, tratamentos e máscaras caseiras
17 de julho de 2018
Experiências exclusivas no One&Only Palmilla, no México
17 de julho de 2018

A Casa da Beleza Sustentável

O Grupo Davines, especializado em produtos profissionais para cuidados com cabelo e pele através das marcas Davines e [Comfort Zone], está inaugurando sua nova sede nos arredores de Parma, Itália. O projeto arquitetônico concebido pelo estúdio MTLC, de Matteo Thun e Luca Colombo, representa a mais tangível realização dos valores de beleza, sustentabilidade e bem estar que movem a empresa liderada por Davide Bollati.

Construído em uma área de 77 mil metros quadrados, o complexo ocupa em torno de 11 mil metros quadrados (20% do total) e inclui espaços dedicados para escritórios, treinamentos, laboratório de pesquisa e desenvolvimento, fábrica de produção, depósito, e uma grande estufa central usada como restaurante e área de co-working. Os interiores foram concebidos pela designer de interiores Monica Signani, que desenhou em detalhes móveis e acessórios trazidos à vida por seus projetos pessoais, com particular cuidado na seleção e escolha de materiais e na definição de acabamentos. As áreas da academia e o espaço de testes foram curados pela designer de interior Charlotte Biltgen, do Ame.

O restante do espaço (80% da área total) foi alocado para áreas verdes de diversos tipos, projetadas pelo renomado estúdio de arquitetura e paisagismo Del Buono Gazerwitz, que incluiu diferentes jardins; um jardim científico de vegetais, no qual são cultivadas algumas das espécies de plantas usadas na formulação de cosméticos, e o Quilômetro Verde, uma faixa de vegetação que tem a função de proteger a área da emissão de gases vindos da auto-estrada próxima.

Alinhada com o espírito que guia todas as atividades do Grupo, a Davines Village foi projetada para comunicar a mensagem de profundo cuidado com as pessoas e o meio ambiente. Transparência, leveza, natureza, sustentabilidade, comunidade e bem estar são palavras-chave que caracterizam o projeto e encontram expressão através do plano geral, na escolha de materiais, como vidro e madeira e em escolhas e técnicas de construção sustentáveis.

A estrutura da Davines Village, desenvolvida através do conceito de “lar”, reinterpreta de maneira contemporânea arquétipos tradicionais das típicas habitações rurais italianas. Os prédios onde ficam os escritórios, as áreas dedicadas aos treinamentos e os laboratórios lembram as formas de muitas casas de dois andares, organizadas em torno de dois pátios centrais, enfatizando assim as raízes familiares da empresa e transmitindo a sensação de boas vindas, intimidade e comunidade. Feitos de titânio, zinco, madeira e vidro e com a menor quantidade possível de elementos de alvenaria, eles são projetados para alcançar máxima transparência e proporcionar uma vista das áreas verdes em todas as estações de trabalho.

A vida dos colaboradores gira em torno de uma grande estufa de vidro central, uma construção moderna e leve que representa o coração pulsante do complexo. Ela vai abrigar o restaurante da empresa, para o qual a Davines optou por começar uma parceria com Vicook, uma empresa de fornecimento de refeições ligada ao restaurante 3 estrelas Da Vittorio. Além do restaurante, a estufa terá um bar e se tornará um espaço de co-working disponível para todos os colaboradores.

Foi dada a preferência para materiais como a madeira combinada a um particular tipo de vidro que, além da proteção, garante uma vista dos espaços externos sem distorções de cor. Além disso, foi usado também cimento TX, uma qualidade patenteada que, através de um processo similar á fotossíntese, retém partículas finas e então as decompõem, bloqueando seus impactos negativos.

As áreas verdes

Uma exuberante e abundante vegetação em constante diálogo com a arquitetura é o denominador comum de todo o projeto. As áreas verdes se desenvolvem de maneira harmoniosa através dos pátios internos, Jardim Vegetal Científico, o grande jardim em torno dos prédios e o Quilômetro Verde – cada um com a sua função específica.

O pátio sul, no qual chegamos passando pela recepção, é um exuberante jardim que abraça um grande recurso d’água no meio. Aqui a vegetação é luxuriante, com uma aparência disciplinada, apesar de não explorada, e exibe uma hábil combinação de arbustos e plantas herbáceas junto com esculturas de plantas e árvores altas. As flores são predominantemente brancas, evocando uma sensação de pureza e frescor. A piscina central com plantas aquáticas reflete a geometria vista nas casas e na estufa, criando um impressionante efeito visual.

O pátio norte, atrás da estufa central, é projetado para ser uma área de relaxamento para os colaboradores. Naturalmente sombreada, graças à presença de árvores pendendo, e com canteiros de flores ornamentais em torno do perímetro, esta é uma área verde mais estruturada e funcional.

O Jardim Vegetal Científico, cercado por uma sebe de louros e plátanos espalhados, representa uma espécie de “laboratório a céu aberto”. Ele inclui plantas aromáticas e medicinais, árvores frutíferas e vegetais plantados para experimentação, informação e comida. Desta maneira, o laboratório de pesquisa e desenvolvimento pode provar e testar ingredientes naturais para suas próprias formulações, enquanto as espécies comestíveis são também usadas no restaurante Davines Village. Os três mil metros quadrados do Jardim Vegetal Científico possuem também um propósito educacional, tornando possível para visitantes compreender de onde vêm os ingredientes naturais usados nos produtos Davines e [Comfort Zone]. Plantas tropicais que não cresceriam em nossa latitude são abrigadas em uma estufa de estilo inglês.

Finalmente, o grande jardim em torno do complexo de prédios evoca a paisagem típica de seus arredores e possui um prado aparado em diferentes alturas. Sua função é criar continuidade entre o Jardim Vegetal Científico e a faixa verde que faz fronteira com o lado norte do jardim e fará parte do Quilômetro Verde – uma iniciativa concebida por David Bollati para combater a poluição causada pela auto-estrada. Baseado nos estudos do professor Stefano Mancuso, diretor do LINV (Laboratório Internacional de Neurobiologia Vegetal) da Universidade de Florença, o Quilômetro Verde é um projeto que envolverá todas as empresas de Parma com vista para a rodovia A1 e consiste em plantar árvores que, naturalmente, combatem as emissões de gases dos automóveis. Os primeiros 300 metros experimentais estão sendo instalados pela Davines Village, que agora está mostrando o caminho para outras empresas: o objetivo é replicar este cinturão verde ao longo dos 11 quilômetros de rodovia que cruzam a região de Parma.

Sustentabilidade na Davines Village

A abordagem geral do novo complexo é focada em energia sustentável, redução de resíduos, otimização de recursos naturais e economia de recursos não renováveis.

A política responsável de energia da empresa é expressa através de inúmeras escolhas; em primeiro lugar a integração de um sistema de comunicação e controle interconectados com um Sistema de Gestão de Edifícios e Energia (BEMS) que pode ter impacto em todos os principais protocolos de sustentabilidade. A demanda de energia da Davines Village é completamente atendida por fontes renováveis 100% certificadas, como painéis fotovoltaicos, um sistema solar térmico, um sistema de dutos de ar e um sistema geotérmico, que pode funcionar durante o ano todo, explorando um aquífero subterrâneo cuja água é devolvida ao solo, mantendo assim um nível constante. Os requisitos de energia foram assim reduzidos através de compensação direta com energia de fontes renováveis e quase totalmente auto consumidas. Ações específicas foram adotadas para reduzir a necessidade de luz artificial, energia de irradiação solar e consumo de eletricidade.

O uso de filtros especiais garante uma qualidade de ar quase estéril no fábrica de produção, cujos requerimentos são muito próximos dos exigidos na indústria farmacêutica. A contaminação micro bacteriológica também é prevenida na água utilizada durante o processo de produção, que pode chegar a temperaturas próximas a zero graças ao sistema de osmose usado.

Além disso, o complexo tem 10 estações de recarga para veículos elétricos e um sistema de desidratação para que resíduos orgânicos possam ser utilizados no jardim. Outras iniciativas nesta toada são o uso de canecas, copos e talheres descartáveis apenas, a eliminação de cápsulas de café e outras bebidas e a eliminação de bebidas em garrafas plásticas.