Cusco apresenta suas Festas 2018 com encenação do Inti Raymi, em Lima

Columbia Sportswear Company inaugura loja em Curitiba com palestra de Lawrence Wahba
16 de maio de 2018
Damyller aposta no maxi tipografia e peças retrô na coleção “De volta aos 90´s”
16 de maio de 2018

O tradicional Inti Raymi, em Cusco, será realizado na noite de 24 de junho, quando são esperados visitantes e turistas de todo o mundo.

Tendo como marco a encenação do “Inti Raymi – Um Novo Amanhecer”, no sítio arqueológico da Huaca Plucllana, em Lima, na noite da última quinta-feira, autoridades do Peru apresentaram as Festas de Cusco 2018, em um lançamento nacional e internacional. A grande encenação foi feita por meio de uma imponente estrutura tecnológica cinematográfica, com representação dos personagens Inka, Colla e a comitiva do Império Inca.

O lançamento dos festejos foi realizado a partir de uma aliança estratégica firmada entre a Empresa Municipal de Festejos de Cusco (Emufec S.A.), os ministérios do Comércio Exterior e Turismo (Mincetur) e Cultura, bem como a Municipalidade de Miraflores. O objetivo de projetar internacionalmente a imagem de Cusco é impulsionar o turismo e a riqueza cultural que a região possui.

Encenação realizada na Huaca Pucllana, em Lima. Foto: Andina.

O evento contou com a presença do ministro de Comércio Exterior e Turismo, Roger Valencia Espinosa; o prefeito de Cusco, Carlos Moscoso Perea, vereadores e a diretoria da Emufec S.A., entre outras autoridades.

Lançamento em Cusco

A apresentação regional das Festas de Cusco 2018 será realizado na próxima quinta-feira, 17 de maio, às 19h, no pátio do Koricancha, em Cusco, cenário onde se realizará a encenação da cerimônia “Tinkuy Pachamama”, ritual que representa o nascimento do Sol e sua relação com a cultura Inca.

O Inti Raymi

O Inti Raymi é considerado a celebração mais importante do calendário Inca, e antigamente se iniciava no solstício de inverno e se prolongava por nove dias. Segundo conta a tradição, trata-se de uma cerimônia na qual os sacerdotes e os povos faziam homenagens ao Inti, Deus Sol, como agradecimento pelas colheitas realizadas e para pedir que a terra fecundasse bem para as próximas safras. À época, representava para os Incas o Ano Novo, por ser uma festa na qual marcava o fim do ano agrícola anterior e se iniciava um novo ano. Atualmente, a Festa do Sol, como também é conhecida, é realizada em 24 de junho, em Cusco.

Declarado pela Prefeitura de Cusco como Patrimônio Cultural da Nação e Ato Oficial e Principal Cerimônia Ritual de Identidade Nacional, o Inti Raymi é celebrado com uma cerimônia, espécie de teatro a céu aberto, no sítio arqueológico Sacsayhuamán (cerca de dois quilômetros de Cusco). Aproximadamente 40 mil pessoas acompanham a celebração, fazendo com que o turismo na região seja intensificado durante todo o mês de junho.

Informações do Inti Raymi 2018, em Cusco:

https://www.emufec.com/intiraymi2018/