Curso de Embalagens Flexíveis capacita profissionais do setor

Natuzzi Editions ressalta o design clássico atemporal no sofá Baltimora
23 de fevereiro de 2024
Prendedor de Portas Magnético da Silvana ASSA ABLOY deixa portas travadas, evita barulhos e acidentes
23 de fevereiro de 2024

Realizado pelo Instituto de Embalagens, o curso oferece uma abordagem prática e atualizada para atender às necessidades dos profissionais que atuam na indústria. Saiba como participar

Em constante evolução, o mercado de embalagens flexíveis demanda profissionais qualificados. O mercado de embalagens flexíveis foi estimado em US$ 302 bilhões em 2023, respondendo por 26% do valor total do setor avaliado em US$ 1,2 trilhões, segundo dados da Smithers. Pensando nisso, o Instituto de Embalagens realiza o Curso de Embalagens Flexíveis 2024, no formato online e presencial, de 04 a 08 de março, na Avenida Paulista, 2439.

O curso oferece uma abordagem prática e atualizada para atender às necessidades dos profissionais que atuam no setor. O conteúdo aborda todos os aspectos das embalagens flexíveis, desde os fundamentos dos materiais até as tecnologias de produção e as tendências de consumo e sustentabilidade.

“O Curso de Embalagens Flexíveis desempenha um papel fundamental na capacitação de profissionais para que eles desenvolvam habilidades e conhecimentos especializados altamente valorizados pelas empresas da cadeia de valor de embalagens flexíveis”, destaca Assunta Napolitano Camilo, diretora do Instituto de Embalagens.

Os participantes terão acesso a profissionais experientes e especialistas do setor, proporcionando uma perspectiva prática. Os especialistas também irão abordar os negócios do mercado de embalagens flexíveis. O setor deve experimentar um crescimento mais rápido entre todos os tipos de embalagens, com uma taxa de crescimento anual composta (CAGR) de 4,3% no período de 2023 a 2028. Em média, 80% dos filmes plásticos produzidos no Brasil se destinam à produção de embalagens flexíveis, tendo a indústria de alimentos como o principal cliente, com um market share de 41%. De acordo com dados da Associação Brasileira da Indústria de Embalagens Plásticas Flexíveis (ABIEF), o segundo maior mercado para filmes são embalagens para o varejo (17%), seguidos por agropecuária (13%) e bebidas (12%).

Encontro Presencial

Além de aulas especiais, o Curso Embalagens Flexíveis 2024 conta com um encontro presencial entre participantes e especialistas, que será no dia 15 de março, das 9h às 16h, na Associação Brasileira da Indústria do Plástico (Abiplast). Para a Diretora do Instituto de Embalagens, Assunta Napolitano Camilo, o encontro será mais uma oportunidade para participantes expandirem a rede de conexões profissionais.

Visita Guiada

Os participantes terão a oportunidade de ver de perto as avançadas máquinas com sistemas de integração até os detalhes dos serviços de envase, etiquetagem decorativa, manuseio e esterilização, rotulagem e codificação, além da expertise da empresa em robótica e finalização de linhas de produção, especialmente no setor farmacêutico. A visita guiada será no dia 14 de março, na fábrica da P.E Latina, localizada em São Paulo. Os alunos também irão conhecer de perto a ProMach, uma tecnologia mundialmente reconhecida como líder em soluções de rotulagem de alta performance.

Conteúdo do Curso

Durante os dias do Curso, os participantes irão conhecer conteúdos que envolvem desde design e projetos de embalagens, simbologia ambiental até o mercado brasileiro de embalagens flexíveis. O conteúdo técnico também contará com pré-impressão e impressão, flexografia, cores, laminação e adesivos, entre outros.

Sobre o Instituto de Embalagens

Fundado em 2005, o Instituto de Embalagens tem o objetivo de levar conhecimento para o setor de embalagens, visando o seu avanço e crescimento. O trabalho consiste na coordenação e realização de cursos, encontros, treinamentos e publicações técnicas. Desde a criação do Kit de Referências de Embalagens, primeiro material didático do Instituto de Embalagens, a entidade já publicou 24 livros e realizou 106 cursos e 141 eventos, com a participação de mais de 18 mil profissionais.

foto: divulgação