Curitiba terá Oktoberfest própria, com três dias de festa no Parque Barigui

Orquestra filantrópica realiza concerto no Teatro Positivo
21 de junho de 2023
Muma dá dicas para preparar a casa para o inverno
21 de junho de 2023

A Oktober Curitiba será a primeira “festa do chope” alemã oficial da capital paranaense, com realização nos dias 13, 14 e 15 de outubro; a organização projeta um público de mais de 30 mil pessoas

Demorou, mas vai acontecer em grande estilo. O próximo mês de outubro será marcado pela estreia de um novo evento no calendário oficial da capital paranaense. Na tarde da última quinta-feira (15), a prefeitura de Curitiba anunciou, em parceria com as produtoras Planeta Brasil, SevenX e GDO Produções, a realização da primeira Oktober Curitiba, tradicional festival germânico, focado em cultura e gastronomia, que será realizado nos dias 13, 14 e 15 de outubro, no pavilhão de eventos do Parque Barigui.

Com origem em Munique, na Alemanha, a Oktoberfest festeja a cultura e os costumes alemães tendo o chope e a música como grandes símbolos da festa. Embora tenha surgido no país europeu, o evento ganhou o mundo e hoje é celebrado com grandes eventos temáticos em cidades como Cincinatti, nos Estados Unidos, Kitchener-Waterloo, no Canadá, e Blumenau, no Brasil. Na Oktober Curitiba não será diferente, a festa promete trazer todas as tradições típicas com uma celebração fiel em homenagem a comunidade germânica.

“Vamos transformar o centro de exposições do Parque Barigui em uma tradicional festa alemã, resgatando esse folclore tão valorizado em todo o mundo, passando pelas mais variadas vertentes culturais e simbologias, em uma cidade tão multicultural, como Curitiba”, destaca Gian Zambon, diretor da SevenX.

Com uma estrutura que vai ocupar uma área de 10 mil m² em um dos principais pontos turísticos da cidade, a Oktober Curitiba contará com bares temáticos, tendas gastronômicas, espaço kids, praça de alimentação e palco para apresentações musicais e de danças típicas, além de concursos criativos e divertidos. Brincadeiras tradicionais também farão parte da programação do evento, com destaque para a competição do “chope em metro”, eleição do casal Fritz e Frida, corrida do chope e prova do serrador de tora. Para deixar a cidade no clima da Oktoberfest, será realizado previamente um concurso para escolha da realeza da Oktober Curitiba.

“Curitiba sempre flertou com a Oktoberfest, mas nunca tivemos algo que realmente representasse toda a importância do evento que se transformou em uma das principais bandeiras alemãs ao redor do mundo. Após muito trabalho e reunindo algumas das principais empresas do mercado paranaense do entretenimento, conseguimos chegar a um modelo de festa que cairá no gosto dos curitibanos e turistas. Temos certeza disso”, comenta Patrik Cornelsen, diretor da Planeta Brasil.

O evento curitibano tem a chancela da segunda maior Oktoberfest do Brasil, realizada na cidade de Santa Cruz do Sul (RS), que no ano de 2022 reuniu quase 700 mil pessoas. Outro grande destaque da Oktober Curitiba ficará por conta da participação da Associação das Microcervejarias do Estado do Paraná (Procerva), que será responsável pela curadoria das mais de 15 cervejarias artesanais participantes.

“Um grande evento se faz com grandes parceiros. Além de grandes nomes do mercado do entretenimento e da parceria com a Prefeitura, a Oktober Curitiba contará com a participação de grandes nomes da gastronomia, como o Bar do Alemão, e do setor de cervejas especiais, tudo para que possamos oferecer um evento inesquecível, com altíssimo nível de excelência e que realmente traga para a capital paranaense um pedacinho da Alemanha”, completa Eduardo Phillips, diretor da GDO Produções.

A primeira edição da Oktober Curitiba será realizada nos dias 13, 14 e 15 de outubro, no pavilhão de eventos do Parque Barigui (Alameda Ecológica Burle Marx, 2518 – Santo Inácio). A programação completa será divulgada oficialmente nas próximas semanas. Já os ingressos estarão disponíveis a partir do dia 06 de julho. Para acompanhar todos os detalhes e atualizações, siga o perfil oficial do evento no Instagram (@oktobercuritiba).

Divulgação