Curitiba sedia maior evento de criatividade urbana do Brasil

Caldas Novas: roteiro completo, com piscinas termais e muito mais
26 de junho de 2018
InterContinental São Paulo celebra a cultura Japonesa com exposição
26 de junho de 2018

Terceira edição do festival Subtropikalse desdobra em ocupação de imóvel histórico com instalações, oficinas e debates, além da festa de encerramento em nova locação

Um convite para os habitantes explorarem, curtirem e refletirem sobre a cidade: isto é o que promove o festival Subtropikal. Após edição de sucesso em 2017, o festival de criatividade urbana ganha uma nova edição no próximo mês de julho, entre os dias 7 e 15, em Curitiba (PR). O evento, que no ano passado movimentou mais de 5 mil pessoas em torno de atividades criativas, aposta em um formato semelhante ao de 2017 e ocupa um imóvel inédito, durante toda a semana. Oficinas, apresentações, intervenções artísticas e o circuito de debates conhecido como REFLITA acontecem no Palacete Zacarias de Paula Xavier, imóvel que data do ciclo do mate e está localizado no coração de Curitiba: a história e bela Avenida Marechal Floriano (n° 720).

Tendo maior parte de sua programação acesso 100% gratuito, o festival continua sua missão de promover encontros entre diferentes áreas da criatividade num mesmo espaço, criando conexões espontâneas e o “clash” entre ideias pré-estabelecidas. Entre os temas de interesse, fruto de discussões entre uma equipe de cocriadores rotativos, estão: Futuro, Arte, Criatividade, Consumo, Relações, Propósito e Consciência. Entre os convidados a compartilhar seus olhares estão o estilista Mário Queiroz, da Chilli Beans, que compartilha sua visão sobre os malefícios do machismo para o homem; o rapper Rico Dalasam; a responsável pelo Sexlog.Tv Mayumi Sato, que fala sobre pornô para mulheres; além de personalidades curitibanas que são referência dentro da criatividade, inovação, educação e posicionamento. Lembrando que o acesso para o REFLITA é pago (R$ 40 – primeiro lote), mas o acesso à toda Casa Subtropikal é gratuito.

Mais atrativos, como instalações artísticas, bate-papos e laboratórios gratuitos como o de upcycling, apresentado pelo Sustainable Fashion Awards, serão atrações à parte na Casa, onde os visitantes encontram sempre um bar funcionando com drinks exclusivos e comidinhas autorais, fruto de cocriação entre Botanique crew e a chef Gabi Mahamoud. Um circuito de festas assinadas por núcleos locais também está planejado para a Casa Subtropikal, e a programação completa será revelada ao longo dos próximos dias.

As oficinas serão ministradas por especialistas como a pesquisadora de tendências Andrea Greca, o produtor musical Laercio Schwantes (L_cio), o fotógrafo Daniel Castellano e o jornalista especializado em cultura contemporânea Camilo Rocha do NEXO. O sul-africano Esa Williams, DJ e conhecido “digger” musical, vem ao Brasil para dar um workshop exclusivo falando sobre as raízes da cultura Afro-Brasileira na música.

A Festa de Encerramento acontece no dia 14 de julho (sábado) na Usina 5, complexo de galpões localizado no bairro Boqueirão. Entre as atrações, estão os rappers Flora Matos, Rael e Rico Dalasam, que se apresentam no inédito formato de jam session no palco NAVE CONVIDA, assinado pelo beatmaker curitibano indicado a 2 Grammys, [Vinícius] Nave. Também se apresentam na festa o inédito e provocador live-performance paulistano Teto Preto, composto pela vocalista Laura Diaz (CARNEOSSO) e o produtor musical Pedro Zopelar, além dos DJs rhr., Cauana Stival, Zopelar, Bila Sampaio e o Sul-Africano Esa Williams, convidado especial do palco DISCOTECA ODARA, assinado pelo coletivo local.

As atividades diárias do festival serão realizadas na Casa Subtropikal – Palacete Zacarias de Paula Xavier (Av. Visconde de Guarapuava, 2900), que vai funcionar diariamente, entre os dias 07 e 15 de julho, a partir das 10h. Já a festa de encerramento será realizada no dia 14 de julho, na Usina 5 (Rua Constantino Bordignon, 5 – Prado Velho), a partir das 21h. Os ingressos e passaportes para todas atividades do evento podem ser adquiridos na plataforma oficial Sympla (sympla.com/subtropikal). Mais informações no site www.subtropikal.com.br.

crédito foto: Ebraim Martini