Curitiba recebe unidade exclusiva para terapias pediátricas especiais

Liberdade para brilhar
4 de dezembro de 2020
L’Occitane au Brésil apresenta Vivre, nova linha de cuidados corporais para todos os dias
4 de dezembro de 2020

Acoolher é a nova unidade para atendimento de beneficiários da Unimed Curitiba que, em parceria com a Faculdade Inspirar, fará o atendimento, tratamento e acompanhamento de pacientes

A Unimed Curitiba, maior cooperativa de saúde do Paraná, acaba de inaugurar uma unidade exclusiva para atendimento de beneficiários que necessitam de terapias pediátricas especiais chamada Acoolher. Com isso, a cooperativa amplia as opções de atendimento, tratamento e acompanhamento de seus beneficiários crianças com autismo e outras condições neurológicas. A nova unidade tem parceria com a Faculdade Inspirar que possibilitará a criação de protocolos próprios de carinho, cuidado e acolhimento, os quais poderão ser compartilhados com profissionais e clínicas da rede credenciada.

A Acoolher é resultado de um trabalho iniciado em 2011 com a concessão das Terapias Pediátricas Especiais: Psicologia, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional, Pedia Suit, Musicoterapia, Equoterapia, Hidroterapia, entre outras, para vários beneficiários. Não foi por acaso que a Unimed Curitiba escolheu esse nome, pois o espaço será para acolher aqueles que precisam de cuidados especiais, amparando e oferecendo conforto às famílias por meio da assistência especializada e atualizada.

Seu ambiente é lúdico e foi planejado para oferecer um serviço de excelência em terapias pediátricas especiais e no treinamento parental. Dentre os diferenciais da infraestrutura da nova unidade estão a sala de integração sensorial para melhorar a rotina por meio das sensações, o ginásio com estrutura completa para Fisioterapia, a sala de psicomotricidade para a criança explorar suas potencialidades, e o espaço de Pedia Suit para experimentar diferentes posturas desafinado a lei da gravidade. O projeto soma ao trabalho realizado pelas clínicas credenciadas em sua rede de prestadores e reforça o protagonismo e pioneirismo da Unimed Curitiba, primeira operadora de planos de saúde a autorizar este tipo de atendimento e a criar um Núcleo de Acolhimento Pediátrico de Terapias Especiais (NATPE).

“Mesmo em um ano em que tudo saiu do controle e nosso planos tiveram que ser revisados, a Unimed Curitiba conseguiu crescer e se fortalecer sem a necessidade de interromper seus planos e investimentos. Damos uma passo muito importante com a chegada da unidade Acoolher que é mais do que um projeto disruptivo na cidade, é a materialização do propósito de cuidar. A cooperativa tem o cuidado como missão e, para isso, vai muito além do que determina a legislação que regula o previsto pela Agência Nacional de Saúde Suplementar. Pensamos em todas as crianças que poderão se beneficiar desse espaço para que tenham garantidas as suas terapias e suas necessidades, brasileirinhos com oportunidades de terem dias de desenvolvimento com a ajuda de todos os envolvidos nesse projeto”, disse Rached Hajar Traya, diretor presidente da Unimed Curitiba.

Parceria

Implementado, o projeto possibilitará a oferta de cursos de formação e capacitação para profissionais e para a rede credenciada, por meio da parceria com a Faculdade Inspirar que possui reconhecida trajetória de instituição de ensino focada na educação continuada na área da saúde. O Dr. Esperidião Elias Aquim, do Grupo Inspirar, destacou que o Brasil tem cerca de 1% da sua população portadora de transtornos do espectro autista. São mais de 2 milhões de brasileiros, 100 mil paranaenses, e 30 mil curitibanos.

“Uma população que só não é maior porque ainda temos um grande abismo no diagnóstico e no acolhimento desses pacientes. São crianças, jovens e adultos que vivem à margem das agendas de políticas públicas e privadas, que hora ou outra são vistas nos tribunais na busca de atenção e assistência. Um cenário que nas últimas décadas deixou de ser uma particularidade de uma família, ou de um paciente, de uma operadora, ou do SUS, é um cenário comum a todos nós. Diante disso, existem aqueles que ignoram e aqueles que buscam encontrar uma solução. A Unimed Curitiba, de forma corajosa e fiel a seus princípios, inova ao investir no acolhimento, e nós nos sentimos honrados com a responsabilidade e o privilégio de sermos convocados a essa missão. Quanto mais pessoas intencionam, menor a distância entre a intenção e a realização. Essa nova clínica irá orgulhar a toda a comunidade de terapeutas do nosso Estado, da nossa cidade e de todo o Brasil”. Ele também destacou que a instituição convocou seus melhores professores e todo o seu saber e suas experiências a fim de não poupar esforços e conhecimentos para, a partir de agora, os alunos terem mais uma possibilidade para a prática estudantil junto a um público tão especial.