Curitiba recebe a maior feira eslava do Paraná neste final de semana

Varanda Deca por Maurício Nóbrega
30 de agosto de 2019
Especialista em saúde mental faz um alerta sobre o suicídio
30 de agosto de 2019

Gastronomia típica, artesanato e apresentações folclóricas são as principais atrações da 4ª edição da Feira de Poltava

Os povos do Leste Europeu são conhecidos por cultura rica em detalhes. Neste final de semana, dias 31 de agosto e 1º de setembro, o Grupo Folclórico Ucraniano Poltava promete trazer a Curitiba uma experiência única através da Feira de Poltava, a maior feira eslava do Paraná.

A ideia é recriar o ambiente dos mercados populares da Ucrânia, permitindo que os visitantes façam compras enquanto degustam delícias culinárias e assistem a apresentações artísticas.

Este ano, serão 30 expositores e 10 grupos folclóricos com números de dança, canto e música. “Esse é um evento completo, voltado para quem quer experimentar, ver, ouvir e sentir as tradições de nossos antepassados”, comenta a presidente do Grupo Poltava, Simone Gondro.

Também chamada de Poltavskyi Yarmarok (pronúncia: “Poutálskei Iármarók”), a feira conta com atrações para todas as idades e a entrada é gratuita. Na edição anterior, mais de 3 mil pessoas passaram pelo espaço. “Muitos vêm dar uma espiadinha por curiosidade e acabam se apaixonando pelo aconchego e clima de festa”, explica Simone.

Tradição e significado

Rico em detalhes, o artesanato eslavo possui distintos significados desde sua confecção. Cada desenho e forma empregados na execução dos objetos possui um valor místico, que é repassado aos que os adquirem ou são presenteados com eles.

Para a Poltavskyi Yarmarok, os expositores trazem artigos ucranianos e poloneses como cerâmicas, pinturas, decorações, vestimentas, acessórios e bordados – além das tradicionais Pêssankas (amuletos em forma de ovos, pintados à mão), que já se tornaram símbolo da cultura paranaense.

A culinária típica também é destaque do evento. Há pratos quentes, como vareneke (lê-se: “varêneque” – pastel cozido com recheio de batata e requeijão), holubtsi (lê-se: “roluptchi” – charuto de folhas de repolho com recheio de trigo e arroz) e borsch (lê-se: bórstch – sopa de beterraba com carne); sobremesas e doces, como o kutiá (lê-se: cutiá – doce gelado com trigo, mel e castanhas); e também lanches leves, adaptados com ingredientes tradicionais da cozinha ucraniana.

O Grupo Folclórico Ucraniano Poltava

Criado em 1981, o Grupo Folclórico Ucraniano Poltava promove atividades socioeducativas e culturais em suas dependências, no bairro Água Verde, em Curitiba. Com o objetivo de difundir a cultura e receber a todos os interessados em seus departamentos de artesanato, canto, dança e música, são mais de 300 componentes ativos envolvidos em ações de aprendizado e preservação das tradições ucranianas.

Siga-nos nas redes sociais! www.facebook.com/GrupoPoltava e www.instagram.com/GrupoPoltava

Serviço

4ª Poltavskyi Yarmarok – Feira de Poltava

Datas: Dias 31 de agosto e 1º de setembro – sábado, das 10h às 22h e domingo, das 12h às 20h

Local: Clube Poltava – Rua Pará, 1035, Água Verde

Entrada franca

Compartilhe seus registros nas redes sociais com a marca #PoltavskyiYarmarok