Curitiba ganha festival de jazz

Criatividade é fundamental para a inovação nas empresas
25 de abril de 2019
Salão Paranaense vai ter 15 ª Mostra das Regiões Turísticas
25 de abril de 2019

O Curitiba Jazz Sessions terá sua primeira edição no mês de maio, na Ópera de Arame, e trará para capital paranaense os consagrados músicos Hamilton de Holanda e Joshua Redman

A partir do próximo dia 16 de maio, Curitiba vai imergir no fascinante mundo do jazz. Com produção da Planeta Brasil, uma das principais referências do mercado nacional de entretenimento, em parceria com a rede Porks – Porco & Chope, a capital paranaense será palco do Curitiba Jazz Sessions. O evento, que terá várias edições ao longo do ano, trará para cidade os nomes nacionais e internacionais que contribuíram para o fortalecimento do gênero e, principalmente, para sua difusão em todo mundo.

Para sua estreia, o Curitiba Jazz Sessions vai receber um encontro musical inédito entre o premiadíssimo bandolinista brasileiro Hamilton de Holanda e o astro internacional Joshua Redman, uma das estrelas do jazz mais aclamadas e carismáticas do planeta, com uma carreira de quase três décadas de sucesso. O festival será realizado na tradicional Ópera de Arame, um dos principais endereços da capital paranaense.

Curitiba Jazz Sessions será ainda mais especial por marcar o lançamento nacional do “Harmonize”, 38º álbum autoral de Hamilton de Holanda, gravado em quarteto com Daniel Santiago (violão), Thiago do Espirito Santo (baixo) e Edu Ribeiro (bateria). Juntos, eles formam o Hamilton de Holanda Quarteto, uma síntese do projeto “Brasilianos” (2006 – 2011), que rodou o mundo, ganhou diversos prêmios e uma legião de fãs.

O projeto expõe a inconfundível assinatura de Hamilton de Holanda, refletida em sua maneira de traduzir ideias musicais e impressões sobre a vida com “o coração na ponta dos dedos”. Natural do Rio de Janeiro e criado na cidade de Brasília, o artista começou a tocar aos 5 anos de idade e a se apresentar aos 6 anos. Ganhou destaque nacional em 1995, quando foi considerado o melhor intérprete no II Festival de Choro do Rio de Janeiro, com “Destroçando a Macaxeira”, que ficou em segundo lugar como composição. Era o início de uma carreira multipremiada e reverenciada no Brasil e no exterior, onde já foi chamado de “o Jimi Hendrix do bandolim”, nos Estados Unidos, e de “príncipe do bandolim”, na França.

Para fechar a programação do festival com “chave de ouro”, Hamilton de Holanda Quarteto vai receber o norte-americano Joshua Redman. O artista, nascido em Berkely, na Califórnia (EUA), é um dos músicos de jazz mais aclamados e carismáticos do planeta, com uma carreira de quase três décadas de sucesso. Filho do lendário saxofonista Dewey Redman e da bailarina Renee Shedroff, Joshua começou a tocar clarinete aos nove anos, mudando logo depois para aquele que se tornou o seu instrumento principal: o saxofone tenor.

O artista mergulhou no mundo do jazz na década de 1990, em Nova Iorque, trabalhando com os maiores nomes de sua geração. Em 1991, venceu o badalado concurso internacional de saxofone Thelonious Monk e começou a tocar e gravar com gigantes do jazz, entre eles Jack DeJohnette, Charlie Haden, Elvin Jones, Joe Lovano, Pat Metheny, Paul Motian e Clark Terry.

Em 1993, assinou seu primeiro contrato com a Warner Bros. Records, responsável pelo lançamento de seu álbum de estreia, que no mesmo ano rendeu uma indicação para o Grammy. Desde então, a carreira do norte-americano decolou e o músico passou a integrar o seleto hall de estrelas do jazz mundial. Além de seus trabalhos solos, Joshua Redman traz em seu currículo atuações ao lado de alguns dos maiores artistas da história, entre eles B.B. King, The Rolling Stones e Stevie Wonder.

Curitiba Jazz Sessions com Hamilton de Holanda e Joshua Redman será realizado no dia 16 de maio, com abertura da casa partir das 19h, na Ópera de Arame. Os ingressos custam a partir de R$ 80 (primeiro lote) e estão disponíveis no site www.eventim.com.br e nas unidades da rede Porks – Porco & Chope na capital paranaense. Mais informações nas redes sociais oficiais da Planeta Brasil.