#CulturaEmCasa celebra Dia Mundial do Rock com Erasmo Carlos, Lobão, Supla e convidados

Bolsas de estudo de até 100% para profissionais brasileiros nos Estados Unidos
13 de julho de 2022
Paraty esquenta o mês de julho com calendário recheado de atrações
13 de julho de 2022

Shows e performances ganham destaque na programação da plataforma gerida pela Amigos da Arte

O Dia Mundial do Rock, celebrado em 13 de julho, ganhou um especial na #CulturaEmCasa, plataforma de streaming e vídeo por demanda gerida pela Amigos da Arte. A data será marcada por shows e performances de Erasmo Carlos, Supla, Lobão, João Suplicy, Digão, Dead Fish, Gramofocas, Sapatos Bicolores, Iron Ladies, Queen Symphonic. A plataforma apresenta ainda o “Clássicos do Rock”, espetáculo que reuniu a Orquestra Sinfônica Municipal de Santos (OSMS) com músicos como Ritchie, Fernanda Abreu e Phelippe Seabra (Plebe Rude). Parte da programação foi gravada no Teatro Sérgio Cardoso, capital paulista, que também é gerido pela Amigos da Arte.

Confira destaques da programação:

Filarmônica das Artes de Osasco Homenageia Queen | 13/07

As músicas de uma das maiores bandas de rock de todos os tempos ganham uma roupagem orquestral com arranjos do maestro Alessandro Ferreira. O regente conduz a Filarmônica das Artes numa viagem sonora que promete ser inesquecível. A orquestra é acompanhada pela banda Queen Live Killers na execução de clássicos como “We Will Rock You”, “Bohemian Rhapsody” e “I Want to Break Free”. O cantor Rafa Gusmão e a soprano Tania Gomez interpretam “How Can I Go On?”, dueto imortalizado nas vozes de Freddie Mercury e Montserrat Caballé.

Erasmo Carlos

O “Tremendão”, e parceiro do rei Roberto Carlos na Jovem Guarda, canta sucessos de sua carreira, como “Mesmo que Seja Eu”, “Sentado à Beira do Caminho”, “Gatinha Manhosa”, “Minha Fama de Mau” e “A Carta”, além de compartilhar histórias ao longo de muitos anos de estrada.

Foto: Guto Costa

João Suplicy

O cantor e compositor traz um repertório variado em uma live com rock, samba, baião e blues, tudo junto e misturado. Desde clássicos como “Consolação” até canções autorais como “Cores”, o cantor, a bordo de seu violão, viaja por vários estilos musicais com a naturalidade de quem pertence a todos eles, sem, no entanto, se prender a rótulos.

Digão

O repertório do artista varia entre clássicos do rock nacional e internacional com covers de bandas icônicas como Green Day, Red Hot Chilli Peppers, Sublime e Legião Urbana. Membro fundador do Raimundos, banda que, desde o fim da década de 1980, toca nas playlists dos rockeiros brasileiros, Digão conta um pouco da história do grupo e, claro, toca muito rock and roll.

Dead Fish

Considerada uma das maiores bandas brasileiras de hardcore melódico, Dead Fish canta sem papas na língua sobre problemas sociais. No repertório, grandes sucessos como “Você”, “Queda Livre”, “Tão Iguais” e “Não Termina Assim”, além de muitas outras músicas que marcaram a trajetória de mais de 30 anos da banda.

Sapatos Bicolores: Tempo de Enlouquecer

Uma das bandas mais ativas do cenário independente dos anos 2000, o trio brasiliense Sapatos Bicolores, formado por André Vasquez, Guigo e PC, voltou a gravar músicas inéditas depois de oito anos longe dos estúdios.A banda não deixou para trás o rockabilly, marca registrada do primeiro disco, mas é inegável a influência, na mesma medida, do rock contemporâneo, seja ele stoner, psicodélico ou alt country. O show foi gravado nos estúdios da Showlivre, em São Paulo, em dezembro de 2019.

Gramofocas

No repertório, músicas que marcam a trajetória da banda como “Bebe por Beber” e “Brasamora”. A banda brasiliense mistura os acordes e a energia do punk rock com levadas mais rockabilly e country, ritmo rotulado de punkabilly.

Made In Brazil

Uma das bandas precursoras do rock’n’roll no Brasil, a Made in Brazil é símbolo de longevidade e personalidade na música. Com 53 anos ininterruptos de estrada, é a banda brasileira há mais tempo em atividade, sustentando status de lenda e patrimônio histórico do cenário roqueiro nacional.

Kinoglass

A banda Kinoglass apresenta um show com diversas composições autorais. O grupo atua na cena musical prudentina desde 2017 e tem como diferencial uma mescla de influências que transitam entre o trash metal e o psicodélico dos anos 70. “A Man With a Camera”, o primeiro disco lançado pela Kinoglass, assim como o próprio nome da banda, faz referência ao cineasta russo Dziga Vertov, cujos documentários “Kino Glaz”, ou “Cinema Olho”, e “A Man With a Movie Camera” retratam cenas do cotidiano soviético nos anos 1920.

Língua de Trapo

O grupo foi parte do movimento da Vanguarda Paulista e se apresentou com artistas como Itamar Assumpção, Arrigo Barnabé, Grupo Rumo e Grupo Um. Com letras repletas de humor ácido e uma infinidade de misturas de estilos em seus álbuns, Língua de Trapo é uma das mais icônicas bandas dos anos 80 e uma das poucas que ainda hoje está em atividade. Caminhando pelas ruas, costumes, sociedade e problemas de São Paulo, Língua de Trapo faz de suas composições uma bem humorada crônica musical da cidade.

Rock ´N´Roça

Do rock ao baião, de Pink Floyd a Gonzagão, a Rock ‘n’ Roça consegue resgatar os grandes clássicos que marcaram gerações, em releituras totalmente únicas e inusitadas, com instrumentos acústicos e muita energia.

Entrevistas

Criston Lucas: líder da banda Versalle e participante da segunda temporada do programa Superstar (Globo) fala sobre a cena musical de Porto Velho e sobre as bandas de rock do Norte do país. Fabiano Carelli: guitarrista da banda de rock Capital Inicial trata da alimentação da banda durante as turnês. E Alexandre Bispo,  que já tocou com grandes nomes da música brasileira,  conta sobre como começou sua trajetória na música.

Clipes

“Clube dos Descontentes”: é a música-título do segundo álbum do trio paulistano “Aurélio e seus Cometas’, formado por Emir Ruivo (guitarra e vocais), Mogli Kid (bateria) e Pedro Nogueira (baixo). A banda está na estrada desde 2006, quando lançou o disco “A Incrível História de Aurélio & Seus Cometas”. A referência ao clássico álbum dos geniais Mutantes não está apenas no nome, mas também nas letras introspectivas e bem humoradas, além de levadas “stoneanas”, corinhos “iê-iê-iê”, poesia e frescor juvenil.

“Felizes Dias Tristes” e “Tela”, clipe da banda “Aurélio e seus Cometas”, em referência à poesia “Desencanto”, de Manuel Bandeira. O trio paulistano é formado por Emir Ruivo (guitarra e vocais), Mogli Kid (bateria) e Pedro Nogueira (baixo). De Segunda a Sexta, 2006: Foi o primeiro clipe de Aurélio e seus Cometas, um dos trios de rock mais carismáticos do País. O power trio paulistano é formado por Emir Ruivo (guitarra e vocais), Mogli Kid (bateria) e Pedro Nogueira (baixo). Line 14: Rachael James e Michele Fiascaris.

Serviço:

#CulturaEmCasa: “Dia Mundial do Rock – Homenagem aos Clássicos do Rock”

Grátis em https://culturaemcasa.com.br/ e nas lojas de aplicativos Apple Store e Google Play

#CulturaEmCasa

A plataforma de streaming e vídeo por demanda #CulturaEmCasa tem a missão de ampliar o acesso da população a conteúdos culturais de qualidade, 100% gratuitos e difundir a intensa produção cultural do Estado de São Paulo, seus equipamentos e municípios. Em dois anos, a #CulturaEmCasa atingiu 4,4 mil cidades do Brasil e 166 países. A plataforma foi responsável pelo emprego direto e indireto de mais de 21 mil profissionais do setor, entre artistas, produtores e técnicos.

A ferramenta reúne também conteúdos do Teatro Sérgio Cardoso, do Teatro Estadual de Araras, além de diversos programas de difusão cultural como o Festival de Circo Online de São Paulo, o #CircuitoSP Online, a #ViradaSP Online, e o #SPGastronomia. Integram ainda a programação da plataforma, diversas iniciativas das instituições da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, entre as quais a Osesp (Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo), a Jazz Sinfônica, a Pinacoteca, a São Paulo Companhia de Dança, o Conservatório de Tatuí, o Projeto Guri, Fábricas de Cultura, TV Cultura, Bibliotecas, e os Museus da Imagem e do Som, MIS Experience, do Futebol, Índia Vanuíre, Casa de Portinari, Felícia Leirner/ Auditório Claudio Santoro, além dos museus casa-literários, Casa das Rosas, Casa Mário de Andrade e Casa Guilherme de Almeida.

Plataforma #CulturaEmCasa

www.culturaemcasa.com.br

Redes Sociais:

https://www.facebook.com/culturaemcasasp/

https://www.instragram.com/culturaemcasasp/

https://twitter.com/culturaemcasasp

Amigos da Arte

A Amigos da Arte, Organização Social de Cultura responsável pela gestão do Teatro Sérgio Cardoso, Teatro Sérgio Cardoso Digital e Teatro de Araras, além da plataforma de streaming e vídeo por demanda #CulturaEmCasa, trabalha em parceria com o Governo do Estado de São Paulo e a iniciativa privada desde 2004. Música, literatura, dança, teatro, circo e atividades de artes integradas fazem parte da atuação da Amigos da Arte, que tem como objetivo fomentar a produção cultural por meio de festivais, programas continuados e da gestão de equipamentos culturais públicos. Em seus mais de 17 anos de atuação, a Organização desenvolveu cerca de 60 mil ações que impactaram mais de 30 milhões de pessoas.

Photo by Markus Spiske on Unsplash