#CulturaEmCasa apresenta série de documentários indianos “Com Amor, Índia”

Do mar da Bahia para o mundo: Em formato digital e inédito, Camarote Salvador promove show histórico de Vintage Culture
12 de fevereiro de 2021
BMW Brasil celebra 25 mil BMW Série 3 fabricados em sua fábrica em Araquari-SC
12 de fevereiro de 2021

Composta por oito documentários a série retrata a cultura indiana englobando a medicina, a dança, a música, religiosidade e a gastronomia

A plataforma #CulturaEmCasa apresenta o lançamento da mostra de documentários indianos intitulada “Com Amor, Índia”. A iniciativa foi construída e realizada pela organização Amigos Da Arte em parceria com o Consulado da Índia do Estado de São Paulo, o que permitiu demonstrar ainda mais a presença do Brasil na cultura indiana por meio da arte. Os oito documentários serão transmitidos um a cada dia, sempre às 20h, do dia 12 de fevereiro até 19 de fevereiro e ficarão disponíveis on demand na plataforma por um período de três meses. Os vídeos demonstram os aspectos da cultura indiana como sua medicina tradicional, a dança, a música, a religiosidade, a gastronomia, além de abordar o universo contemporâneo com pinturas urbanas em Nova Delhi, capital indiana.

Confira a programação abaixo

Para iniciar a série, no dia 12 de fevereiro, sexta-feira às 20h será exibido o primeiro episódio BRINDA.DOC, um documentário de longa-metragem que nasceu do Brinda (Brasil and India in Art) projeto de arte urbana realizado em Nova Delhi no final de 2012 e idealizado pelo artista brasileiro Sergio Cordeiro com patrocínio da Embaixada do Brasil em Nova Delhi. O filme retrata a arte de duas culturas distintas e ao mesmo tempo muito próximas como o Brasil e a Índia, por meio da captação do dia a dia dos brasileiros na Índia, artistas que retratam em sua arte o universo das duas culturas em temas como a espiritualidade, a dança e a crença.

O segundo episódio a ser exibido “Ayurveda, a cura é possível” retrata o tradicional sistema de medicina indiano praticado há mais de seis mil anos, técnica baseada na utilização de plantas medicinais, alimentação equilibrada e outros recursos naturais para tratar o ser humano de forma holística: corpo, mente e alma. O terceiro documentário intitulado “Planeta Índia” fica por conta da aventura vivenciada pelo garoto brasileiro de origem indiana, Shiva. O público poderá acompanhar a divertida aventura do menino ao percorrer vários estados do sul da índia e as descobertas de diferenças e similaridades do país com o Brasil.

O quarto documentário a ser exibido é “Devi Índia Divina”, um olhar voltado para as mulheres indianas por meio de uma jovem jornalista brasileira, busca entender a sociedade e a cultura do país a partir do conceito de “shakti” percorrendo festivais religiosos, teatro, ayurveda, comunidades de artesãs e a arte marcial Kalari Payttu. Já o documentário “Índia, my love story” que será transmitido no dia 16 de fevereiro às 20h foi captado num set de cinema do longa metragem indiano “Ilha de Monroe”, no sul da Índia, torna-se um ensaio visual e lírico buscando decifrar a Índia e o cinema.

“Descobrindo Ganehsa” é o sexto documentário a ser exibido e conta sobre um dos mais conhecidos deuses do hinduísmo e a interpretação da sua figura por meio da curiosidade do garoto brasileiro de origem indiana, Shiva. Com a transmissão do “Sabores da Índia” no dia 18 de fevereiro, o público aprenderá com um chef de cozinha do estado de Kerala a preparar o Appam, espécie de pão ou panqueca, prato típico do sul da Índia, servido com um caldo de legumes regado a leite de coco. Por fim, o último documentário da mostra a ser exibido no dia 19 de fevereiro, às 20h, fica por conta do “Mudra – Magia da música e dança indiana” um registro dos melhores momentos da maior mostra cultural indiana já realizada no Brasil. Com a participação de 45 artistas da Índia, mostra a graciosidade da dança e música clássica indianas.

Sobre a plataforma #CulturaEmCasa

A plataforma #CulturaEmCasa foi lançada no dia 20 de abril de 2020 pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo. O #GovernoSP está multiplicando arte diariamente via plataforma #CulturaEmCasa desde abril de 2020 o que permite maior oferta cultural com qualidade e diversidade para o público e geração de renda e oportunidades para artistas e técnicos. O objetivo é ampliar o acesso da população a conteúdos culturais de qualidade, 100% gratuito. Nos nove primeiros meses, registrou cerca de 2,9 milhões de visualizações e 2,2 mil conteúdos disponibilizados. A plataforma reúne também conteúdos inéditos das instituições da Secretaria, entre as quais a OSESP, a Jazz Sinfônica, a Pinacoteca, o Museu da Imagem e do Som, o Museu do Futebol, o Museu da Diversidade Sexual, a São Paulo Companhia de Dança e o Projeto Guri. O conteúdo também é gerado por instituições parceiras e por artistas e produtores culturais independentes, que são remunerados pelo licenciamento. Trata-se, portanto, de um instrumento de geração de renda e oportunidades para o setor cultural e criativo de São Paulo. Na plataforma também é possível acessar a programação especial, transmitida em novembro, mês da Consciência Negra. Entre as principais atrações estão o I Festival Cinema Negro em Ação, o lançamento do Museu Itamar Assumpção (MU.ITA), com show de Anelis Assumpção.

Realizado também pela plataforma, o Festival #CulturaEmCasa apresenta lives de artistas representativos da diversidade cultural de São Paulo, como Renato Teixeira, José Celso Martinez Corrêa, Supla, Sérgio Mamberti, Tom Zé, André Abujamra, Cássio Scapin, Erasmo Carlos, o pianista Marcelo Bratke, Paula Lima e Alaíde Costa, Digão (Raimundos), João Suplicy, Lucy Alves e Rodrigo Penna, Dom Salvador e Bavini.

Há também as lives do Intensivão #CulturaEmCasa. O Intensivão é uma série de aulas e palestras com temas diversos relacionados à arte e à criatividade. Já participaram nomes como Marcelo Tas, Débora Tabacof, Estéfi Machado, Ivam Cabral, Rita Von Hunty e Dona Jacira, Paulo Jackson (do Museu Catavento), Renata Lipia, William Coelho e Rogério Zaghi (Osesp), Moreira de Acopiara, Donny Correia, entre outros.

Ainda no formato live, a plataforma #CulturaEmCasa também lançou no dia 29 de junho de 2020, o programa #DiálogosNecessários, que reúne pensadores e profissionais de diversas áreas para reflexões plurais com abordagens diversificadas e antagônicas. Os encontros são moderados pelo ensaísta e professor de Literatura João Cezar de Castro Rocha e pelo jornalista Martim Vasques da Cunha. E de setembro a outubro, a plataforma exibiu o #SPGastronomia com lives de renomados Chefs, como André Boccato, Morena Leite e Mohamad Hindi.

Serviço:

12/02 – 20:00 → BRINDA.DOC

13/02 – 20:00 → Ayurveda, a Cura Possível

14/02 – 20:00 → Planeta Índia

15/02 – 20:00 → Devi Índia Divina

16/02 – 20:00 → Índia, my love story

17/02 – 20:00 → Descobrindo Ganesha

18/02 – 20:00 → Sabores da Índia

19/02 – 20:00 → Mudra – Magia da música e dança indiana

Plataforma:

https://www.culturaemcasa.com.br

Redes Sociais:

https://www.facebook.com/culturaemcasasp/

https://www.instragram.com/culturaemcasasp/

https://twitter.com/culturaemcasasp