Cirurgia bariátrica e o acompanhamento psicológico  

Cris Arcangeli traz “Shark Em Forma Experience” pela primeira vez à Curitiba, neste sábado
28 de maio de 2019
AKM Atelier estreia no IC Week Curitiba 2019
28 de maio de 2019

Professoras de psicologia da pós-graduação em Atuação psicológica em cirurgia bariátrica, da Faculdade IDE, explicam a importância da atuação psicológica como aliado no pré e pós-operatório

Ao se olhar no espelho e ver as mudanças no corpo pode trazer alegria ou até mesmo frustração, se o resultado não tiver sido o esperado. “Os resultados não dependem do médico ou da equipe, mas sim de sua decisão de mudar. É muito raro que alguém não perca peso após a cirurgia bariátrica, fazendo a dieta conforme recomendação da nutricionista. Não há como evitar a frustração, apenas devemos conscientizar o paciente de seu papel e ajudá-lo a refazer seu projeto de vida incluindo a dieta adequada e algum exercício físico”, mostra a coordenadora da pós-graduação de Atuação psicológica em cirurgia bariátrica, Eliane Ximenes.

Se não seguir as ordens médicas, a pessoa pode chegar até mesmo a voltar a ganhar peso. “Existe risco de engordar em todos os pacientes de todas as técnicas cirúrgicas, e é esperado o reganho de cerca de 5% do peso. Porém, se não houver mudança de hábito alimentar não há como manter o bom resultado ao longo dos anos”, orienta a professora de psicologia da Faculdade IDE.

Não continuar com o tratamento psicológico após o processo cirúrgico pode acarretar até mesmo na volta ou surgimento da compulsão alimentar. “Se a pessoa tem compulsão alimentar precisa tratar, como no caso da depressão. O período inicial pode fazê-la pensar que não há mais compulsão, porém na próxima vez que ela vivenciar uma situação de estresse, ela volta! É preciso fazer psicoterapia e, em alguns casos, também medicação”, instrui a profissional.

Os pacientes que já apresentam algum tipo de problema psicológico podem desenvolver outros tipos de transtornos após o processo e até mesmo acabar transferindo a compulsão para outras áreas. “O foco mais comum é o álcool, seguido das compras e jogos de internet. São problemas de uma mesma origem e necessitam do mesmo tratamento”, cita a psicóloga.

Existe também o risco de se desenvolver outros transtornos por causa dos novos hábitos de vida. “Há uma tendência maior em desenvolver vigorexia, que é uma alimentação hiper saudável e a pessoa fica paranoica do que desenvolver compulsão alimentar, mas pode ter a vigorexia com a compulsão. A pessoa pode continuar tendo disfuncionalidade alimentar”, conta a professora de psicologia Camila Acioly. Mudar de vida é sim difícil, mas com ajuda profissional é possível chegar aos resultados desejados.

“Para mudar hábitos, que não é uma tarefa fácil, é preciso estar voltado para o cuidado consigo mesmo, ter um ambiente de harmonia doméstica, um trabalho que lhe dê prazer. É um conjunto de fatores. Quando se come descontroladamente, ou se bebe, ou se joga, algo está errado. As pessoas têm dificuldade de falar disso, de mudar isso, então buscam essas saídas. Tudo que falamos mostra a importância da psicologia em pré e pós-operatório de cirurgia bariátrica”, finaliza Eliane Ximenes sobre como o profissional de psicologia é fundamental neste processo. E profissionais de psicologia interessados na especialização, podem entrar em contato pelo site: https://www.faculdadeide.edu.br/pos-graduacao/atuacao-psicologica-em-obesidade-cirurgia-bariatrica-recife/

FACULDADE IDE – A Faculdade IDE, mantida pelo Instituto de Desenvolvimento Educacional, desde 2006, promove pós-graduações na área de saúde, contando com mais de 120 cursos nas áreas de medicina, enfermagem, farmácia, fisioterapia, nutrição, educação física, psicologia e fonoaudiologia. Autorizada pelo MEC, na portaria nº 852, de 30/12/18, passou a oferecer também graduações, como de Estética e Recursos Humanos. Com matriz no Recife e atuação no interior de Pernambuco, como Caruaru, Garanhuns e Petrolina, tem unidades também espalhas por vários estados do Norte e Nordeste, como Ceará, Bahia, Alagoas, Paraíba, Rio Grande do Norte e Belém. Mais informações (81) 3465.0002, 0800 081 3256 e https://www.faculdadeide.edu.br/.

Pixabay