Cristalino Lodge: Sustentabilidade e sofisticação no coração da Amazônia

7 de julho, Dia Mundial do Chocolate
3 de julho de 2023
Arezzo lança Cruise 24, o preview da estação mais quente do ano
3 de julho de 2023

Aninhado na vastidão deslumbrante da Amazônia brasileira, o Cristalino Lodge é um refúgio para a alma, um ponto de encontro para os amantes da natureza, e um emblema do compromisso com a sustentabilidade

Este santuário, localizado em uma reserva privada no sul da Amazônia, não é apenas um lugar para se hospedar, mas um espaço onde a floresta e o ser humano se encontram e se unem em uma experiência enriquecedora. O Parque Estadual Cristalino, que faz divisa com a RPPN, é considerado o mais rico em biodiversidade da Amazônia Brasileira.

O ponto de partida para essa viagem é o Aeroporto de Alta Floresta, em Mato Grosso, dotado da segunda maior pista do Centro Oeste do Brasil. A Azul Linhas Aéreas faz voos diários a partir das principais cidades brasileiras, com escala em Cuiabá. A chegada ao lodge acontece em apenas 1 hora e caso o turista venha de barco, são apenas 30 minutos.

Em harmonia com a beleza natural que o envolve, o Cristalino Lodge foi projetado com atenção meticulosa aos detalhes. Seus ambientes refletem a simbiose entre o moderno e o natural, criando espaços seguros e tranquilos. As acomodações são um convite ao descanso, com camas confortáveis, banhos revigorantes e redes acolhedoras, tudo isso a poucos passos do rio.

O bar com deck externo proporciona um cenário idílico para observar as estrelas, enquanto o restaurante, com jantares à luz de velas, celebra a culinária local e proporciona uma experiência gastronômica autônoma. Tudo isso, com a premissa constante de um compromisso sério com a preservação ambiental.

No Cristalino Lodge, a equipe de guias apaixonados pela natureza compartilha generosamente seus conhecimentos sobre a Amazônia, fortalecendo a conexão dos hóspedes com o meio ambiente. Para além do turismo, a Fundação Ecológica Cristalino, uma organização voltada para a educação ambiental, que pesquisa a minimização de impactos na região, é apoiada pelo hotel e reforça o compromisso com a sustentabilidade.

O Cristalino Lodge é membro de associações de turismo renomadas, como Condé Nast Johansens, Brazilian Luxury Travel Association, SUL Hotels e Pure Life Experiences, que reúnem algumas das mais notáveis experiências de viagens no Brasil e no mundo.

O luxo se expressa na beleza simples da natureza. Cada detalhe é projetado para realçar as coisas simples e bonitas da vida – a imensidão verde da floresta, o som calmante do rio, o céu estrelado, a quietude da noite, a chuva da Amazônia e os perfumes da mata. Isso é refletido nos bangalôs confortáveis, que adotam práticas ecológicas como ventilação natural, aquecimento solar de água e tratamento de resíduos orgânicos. O Cristalino Lodge é um dos hotéis de luxo mais sustentáveis do país.

O compromisso do Cristalino Lodge com a sustentabilidade e a conservação foi reconhecido por vários prêmios. Entre eles, o Certificado de Excelência de 2015 do TripAdvisor, como um dos melhores eco-lodges do mundo pela Ancient Forest Foundation e pela National Geographic Traveler, o Global Vision Award 2012 da Travel + Leisure, e distinção como um dos 19 melhores hotéis do Brasil em 2011 pela National Geographic Traveler. Além disso, o hotel foi homenageado com o prestigioso World Savers Awards da Condé Nast Traveler. O Cristalino Lodge também foi vencedor do prêmio de Sustentabilidade da BLTA de 2018.

Além de inúmeros prêmios, o Cristalino Lodge se destaca pelo contato com animais endêmicos da região e incrível biodiversidade. É o único hotel de luxo na Amazônia que conta com 2 torres de observação de fauna, onde é possível avistar inúmeros pássaros e primatas no topo das árvores. Dentro das RPPNs Cristalino já foram identificadas mais de 3 espécies únicas da região, entre sapos, louva-deus e borboletas. O Cristalino Lodge, em conjunto com a Fundação Ecológica Cristalino, está constantemente apoiando iniciativas ambientais e educacionais e mantém parcerias com universidades do mundo inteiro para desenvolvimento de pesquisas essenciais para a ciência.

Sobre o Cristalino Lodge

O Cristalino Lodge é um destino privilegiado na Amazônia para amantes da natureza. O hotel está localizado em Alta Floresta, em uma Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) de 11.399 hectares – uma área seis vezes maior do que o arquipélago de Fernando de Noronha. Só de aves, são quase 600 espécies catalogadas, muitas delas raras para a ciência. A alta biodiversidade da região atrai visitantes do mundo todo em busca de conforto e contato com a floresta autêntica no coração do Brasil.

O Cristalino Lodge possui 18 bangalôs abastecidos com energia solar, duas torres de observação, mais de 30km de trilhas para passeios guiados e atividades como canoagem e banho de rio no deck flutuante. A gastronomia Amazônica, assinada pelo renomado Chef Fábio Vieira, complementa a experiência no hotel com muito estilo. Desde 1990, a Fundação Ecológica Cristalino contribui com o lodge no desenvolvimento de programas de conservação, educação e pesquisa em prol da biodiversidade. Eleito pela National Geographic Traveler como um dos 25 melhores ecolodges do mundo, o Cristalino Lodge recebeu o certificado GreenLíderes TripAdvisor na categoria Platinum e foi vencedor do prêmio de sustentabilidade da Brazilian Luxury Travel Association – BLTA.

CRISTALINO LODGE

Alta Floresta (MT)

Sul da Amazônia

Fones: +55 (66) 3521-2221

WhatsApp: +55 (11) 93432-2121

office@cristalinolodge.com.br

cristalinolodge.com.br 

CRISTALINO NAS REDES SOCIAIS

Instagram: @cristalinolodge

Crédito fotos: By Samuel Melim