Criatividade do design brasiliense será destaque em evento na New York Design Week

Natura Aquarela apresenta produtos inéditos, novas formulações e novas embalagens em uma linguagem criativamente brasileira
16 de maio de 2018
Curso gratuito de cozinheiro profissional está com inscrições abertas
17 de maio de 2018

Associação Objeto Brasil promove a oitava edição do Fresh from Brasil na Wanted Design de 18 a 22 de maio

De 18 a 22 de maio, acontecerá a oitava edição do Fresh from Brasil, em Nova York, organizado pela Associação Objeto Brasil, que irá expor ao mercado global o trabalho de 12 designers brasilienses. O projeto integra uma série de eventos relacionados à Rede de Cidades Criativas da Unesco que, em outubro de 2017, escolheu Brasília como Cidade Criativa do Design. Joice Joppert Leal, presidente da Associação Objeto Brasil, curadora e idealizadora do Fresh from Brasil, enfatiza a presença brasileira nos EUA: “O design brasileiro está conquistando o mundo! Este ano queremos homenagear Brasília, sua criatividade e seu maravilhoso design. Os produtos e designers candangos, como carinhosamente são chamados os brasilienses, vão surpreender pela criatividade e beleza!”. Com patrocínio da Secretaria de Esportes, Turismo e Lazer do Distrito Federal, da Apex-Brasil e do Consulado do Brasil em Nova York, a exposição de produtos brasilienses será acompanhada de outras atividades, como agenda institucional e de negócios, com encontros entre os parceiros potenciais, representantes e especificadores, com as empresas e designers brasileiros. Haverá roda de conversa, ou conversations, voltada para o fomento ao intercâmbio, sensibilização e relacionamento, neste ano pautada no tema “como é visto o design brasileiro em Nova York, destacando o design brasiliense”. Serão apresentadas vitrines de designers participantes do Fresh from Brasil, enfocando também o Turismo Criativo e o Design como um ativo turístico importante, apresentando os cases Detroit, Cidade do México, Shangai e Buenos Aires e Brasília, todas Cidades Criativas do Design da Unesco.

A exposição Fresh from Brasil 2018

O espaço expositivo ocupará cerca de 50 m² dentro da Wanted Design, uma conhecida plataforma da cidade e apresentará uma releitura da cultura e da identidade brasileiras, com foco em Brasília, cujo conceito busca inspiração nas manifestações populares, para assim dar visibilidade e consolidar a imagem do Brasil, lado a lado com o melhor da produção internacional de Design. A estratégia adotada tem sido a de tornar esse espaço expositivo um polo dinâmico de encontros, convergências e interações, e uma vitrine que referencie nossa consciência sobre as questões da sustentabilidade. Em 2018 teremos a participação de empresas e designers de Brasília, no marco da conquista da capital como Cidade Design dentro da Rede de Cidades Criativas da UNESCO. Entre os designers que se apresentarão e participarão do Fresh from Brasil 2018, Thales Alvarez, o Pomb, conhecido grafiteiro brasiliense, com dois paineis dentro do espaço expositivo. Serão expostos seus trabalhos para Nike, com ilustrações que homenageiam o jogador de basquete americano Michael Jordan, e ainda as latas de embalagens com seus desenhos que acondicionarão as camisetas da Seleção Brasileira na próxima Copa do Mundo na Rússia. Haverá também vídeos mostrando Brasília como destino turístico e o seu projeto inovador Turismo Criativo. Dentre os demais designers teremos mobiliário e acessórios para a casa, moda, joias e desenhos-fotos ilustrados a partir de monumentos icônicos da nossa capital federal.

DESIGNERS

MÓVEIS

1) Aciole Félix, 2) Andre Leal, 3) Danilo Vale, 4) Marcelo Coelho, 5) Rafaela Gravia

OBJETOS PARA CASA

6) Renata Brazil, 7) Toninho Euzébio

ACESSÓRIOS DE MODA

8) Luis Antonio Gomes

JÓIAS

9) Joana Prudente, 10) Nazareth Pinheiro, 11) Thais Fread

GRAFITE

12) Thales Alvarez / Pomb

FRESH FROM BRASIL

O Fresh from Brasil é uma plataforma de promoção do Design brasileiro a partir da Wanted Design em Nova York, divulgando sua imagem e a potencialidade criativa, destacando as capacidades competitivas do Brasil no âmbito da Economia Criativa, Design, Inovação e Sustentabilidade. Entre os seus objetivos, destacam-se posicionar o Brasil como parceiro estratégico na captação, ampliação de mercados e de parceiros comerciais e criativos, evidenciando a potencialidade e a maturidade empresarial, comercial e de serviços, para conquistar, ampliar e promover novos mercados, e também a promoção do intercâmbio, da interação e da cooperação internacional, aproximando o país, através de seus criativos, de novas culturas, novos formatos negociais e comerciais e novas práticas com foco na competitividade e visão global. Precursor na promoção do Brasil no exterior enquanto potencialidade criativa, o Fresh from Brasil foi também pioneiro ao instalar a produção contemporânea mais relevante do Design nacional contemporâneo na Wanted Design, uma plataforma e vitrine dedicadas à promoção do Design mundial e fomento da Economia Criativa Internacional, sendo assim inserido na lógica da promoção de imagem do Design e do produto brasileiro.

ASSOCIAÇÃO OBJETO BRASIL

A Associação Objeto Brasil é uma OSCIP com atuação direcionada para a promoção do design brasileiro no Brasil e no exterior. Fundada em 1996, tem sede em São Paulo e filial em Brasília, possui abrangência nacional, contando hoje com mais de 60 parceiros e convênios no Brasil e no exterior. Seu trabalho fundamenta-se na realização de projetos e parcerias com instituições públicas e privadas para fortalecer o design como peça fundamental no processo de inovação e no desenvolvimento econômico, tecnológico, sustentável e industrial do Brasil.

WANTED DESIGN

A Wanted Design é uma plataforma criada para promover o Design e a comunidade criativa internacional ao longo de todo o ano, que marca presença na cidade de Nova York durante o mês de maio em Manhattan e no Brooklyn. Fundada em 2011, a Wanted Design realiza eventos, conversas e parcerias e sua programação anual mantém ativo o debate em torno do design de Nova York.

A localização do evento da Wanted Design, o edifício Terminal Stores, na 11th Avenue, prédio tombado pelo patrimônio histórico, no distrito histórico de West Chelsea, tornou-se um destino criativo para a comunidade de design internacional todo mês de maio, oferecendo aos participantes e visitantes uma experiência única e dinâmica. O evento também serve como ponto de encontro popular e inspirador para designers, fabricantes, compradores, distribuidores, artesãos, estudantes, instituições de design, imprensa e todos os amantes do design. A Wanted Design é uma parte ativa e hub de informações da NYCxDESIGN, que se apresenta ano após ano Nova York como um destino de design dinâmico, disruptivo e único.

DATA E HORÁRIO

19 a 22 de maio de 2018

16,17 e 18 pré-montagem, montagem, ambientação, abertura

18 de maio às 17h press preview

18 de maio às 19h vip opening night

19 a 22 de maio 2018 de 10h a 19h trade

22 de maio de 10h a 17h trade (extra day)

LOCAL DO EVENTO

Wanted Design 269 11th Avenue – La.Venue Terminal Store Prédio industrial histórico a duas quadras do Javits Center, onde ocorre a ICFF – International Contemporary Furniture Fair, feira de móveis e luxo que deu origem à NY Design Week.

*Shuttle gratuito de ligação direta da Wanted Design com a ICFF.