Criado por estudante de 8 anos, projeto de logística reversa vence maior prêmio do setor gráfico do Paraná

Antiga fábrica do Café Damasco vai ganhar bar de drinks e balada
3 de julho de 2019
Mandíbula marcada é a nova tendência entre os homens
3 de julho de 2019

Um projeto idealizado por uma estudante de 8 anos que prevê a reciclagem de livros didáticos foi um dos vencedores do 17º Prêmio Paranaense de Excelência Gráfica Oscar Schrappe Sobrinho

A Posigraf, uma das maiores gráficas da América Latina, foi a premiada na categoria Sustentabilidade, lançada este ano, com o projeto “Logística Reversa de Livro Didático”, no prêmio que é considerado o maior da indústria gráfica paranaense.

A ideia do projeto foi da estudante do Colégio Positivo Internacional, Helena Giotto, que pensou em uma forma de ajudar o meio ambiente após ler a frase “Como nossa escola pode reduzir o impacto ambiental?”, no mural do colégio. Todo o material coletado de novembro de 2018 a março de 2019 – 28 toneladas – foi encaminhado para o processo de reciclagem, virando matéria-prima para a fabricação de outros produtos.

A receita arrecadada com a venda do material didático foi dividida entre os cinco colégios participantes, conforme a arrecadação de cada um, e será destinada a projetos sociais escolhidos pelos alunos. No final deste ano, o projeto de Logística Reversa será replicado para todas as unidades do Colégio, em Curitiba (PR), Joinville (SC), Ponta Grossa (PR) e Londrina (PR).

“O Positivo é responsável pela concepção, produção e impressão de milhares de livros didáticos por meio da Posigraf, da Editora Positivo e do Colégio Positivo. Com o lançamento do projeto Logística Reversa, no final de 2018, o grupo passou a ser responsável também pelo destino final dos materiais, fechando com responsabilidade essa cadeia”, justifica a supervisora de Qualidade e Meio Ambiente do Grupo Positivo, Andréa Luiza Arantes.

A gráfica do Grupo Positivo também foi a vencedora na categoria “2.2 – Revista com acabamentos especiais”, com a revista Gastronomia Angeloni de Janeiro/Fevereiro. A premiação é promovida pelo Sindicato das Indústrias Gráficas do Estado do Paraná (SIGEP) e pela Associação Brasileira da Indústria Gráfica – Regional Paraná (ABIGRAF-PR).

Sobre a Posigraf

Há mais de 45 anos no mercado, a Posigraf, gráfica do Grupo Positivo, é uma das maiores gráficas da América Latina. Instalada em uma área de 52 mil m2, a companhia tem um escritório em São Paulo e representações em todo o Brasil. Seu portfólio de serviços compreende a produção de livros didáticos e publicações especiais, tabloides e materiais promocionais, além de revistas e periódicos.

Crédito foto: Diego Wladyka