Crescente consumo de vinhos gera interesse por adega pessoal

Apaixonado por aventuras, Alvaro Garnero aproveitou passagem ao Rio de Janeiro para praticar esporte radical inédito no Brasil
3 de março de 2021
Futuro unicórnio: Housi aposta no modelo de moradia por assinatura
3 de março de 2021

De olho nesta tendência, incorporadora curitibana Invescon materializa experiência de luxo em empreendimento hors concours, que associa CEP na Borgonha.

O vinho foi escolhido como a bebida preferida dos brasileiros durante a quarentena do coronavírus, iniciada em 2020. Somente entre os meses de março e dezembro, o consumo cresceu 32%, se comparado ao mesmo período de 2019. Desde o início da pandemia foram comercializados, ao todo, mais de 501 milhões de litros de vinho, contra 383,9 milhões no ano anterior. Os dados fazem parte de um levantamento realizado pela Ideal Consulting, empresa especializada na medição do comércio da bebida.

Para o somellier Jorge Ferlin, o levantamento confirma o vinho como uma opção marcante, cheia de personalidade e versátil, acompanhamento ideal para todos os momentos, dentro ou fora de casa. “A maioria das bebidas alcoólicas, normalmente, combina com situações específicas, que envolvem eventos externos ao ambiente doméstico. Com a pandemia, fomos solicitados a permanecer em casa e a companhia de uma boa taça de vinho torna tudo melhor. É importante mencionar também que o vinho proporciona inúmeros benefícios à saúde, o que, com certeza, influencia na escolha”, argumenta.

O vinho possui, ainda, particularidades interessantes que despertam a curiosidade de quem está começando a entender sobre o assunto. Desde a atenção ao terroir até o momento de servir a bebida, cada rótulo conta uma história e é único em sabor, aroma e cor. Dentro deste contexto, outro tópico que ganhou relevância foi o desejo de criar uma adega pessoal. “O assunto desperta o interesse do público, uma vez que os vinhos são produtos altamente sensíveis às mudanças de temperatura, luminosidade, umidade e movimento. O hábito de degustar um bom vinho deixou de ser exclusividade de especialistas e passou a ser um hobby para algumas pessoas, que hoje possuem sua própria adega”, destaca Ferlin.

Caves subterrâneas

De olho nesta tendência, a incorporadora curitibana Invescon trouxe a experiência do vinho e da adega pessoal para o exigente mercado imobiliário, em um empreendimento de luxo, hors concours. Ao comprar uma unidade do residencial Vigo, o proprietário recebe uma fração de um terroir na Borgonha, uma das mais exclusivas regiões produtoras de vinho da França. O certificado de propriedade pode ser transferido de geração em geração como uma herança única e inigualável.

Segundo Ferlin, a Borgonha é uma das mais exclusivas regiões produtoras de vinho na França. E a Pinot Noir, uma das castas mais antigas do planeta, tem garantido fama aos seus vinhedos, que produzem alguns dos vinhos mais elegantes do mundo. O terroir adquirido pela Invescon foi do icônico Bernard Hudelot, um dos principais enólogos franceses de todos os tempos. ”Apesar de os rótulos da região serem gerados a partir de um único tipo de uva, cada pequeno pedaço de terra da Borgonha produz vinhos completamente diferentes. Esse é considerado o grande mistério da região, uma curiosidade específica que torna o local realmente único no mundo”, relata sobre o terroir especial que respeita métodos ancestrais.

Além disso, a fim de superar as expectativas do futuro morador, foram desenvolvidas no segundo subsolo do empreendimento, finamente decorado, adegas particulares com capacidade para armazenar até 300 garrafas por apartamento. O vinhedo adquirido pela Invescon, em nome do Vigo, já está produzindo, o que significa que os proprietários do empreendimento terão, em 2022, uma safra para chamar de sua.

Sobre o Vigo

O empreendimento com arquitetura contemporânea da Invescon possui localização privilegiada, Rua Saldanha Marinho, 1850, a poucos metros da Praça da Espanha. São apenas nove unidades, cada uma com 372m² de área privativa, quatro suítes, cinco vagas de garagem e box individual. Os diferenciais do Vigo estão em toda parte, da fachada com concreto aparente às grandes aberturas com esquadrias com perfil minimalistas, que proporcionam uma sensação de amplitude e ventilação cruzada, entre outros detalhes que podem ser conferidos apartamento modelo, mediante agendamento de visitas.

Saiba mais sobre o VIGO em www.vigo1850.com.br