COVID-19 vs gripe sazonal: o que você precisa saber sobre os dois

Shop2gether anuncia chegada do projeto #TOGETHERBAND ao seu portfólio
24 de março de 2020
Quarto Clássico com a Linha Luis XVII
24 de março de 2020

O SARS-CoV-2, o vírus que causa o COVID-19, continua a se espalhar pelas comunidades em todo o mundo

Muitos estão preocupados, enquanto isso autoridades e peritos médicos pedem que as pessoas tomem precauções para conter o vírus. O Dr. Gregory Poland, especialista em doenças infecciosas e vacinas da Mayo Clinic, diz que a ameaça do coronavírus é real, mas a gripe sazonal ainda permanece um problema maior para a maioria das pessoas.

“No momento, a gripe sazonal está causando muito mais mortes do que o COVID-19, e a tragédia é que muitas pessoas morrem porque a consideram ‘apenas uma gripe,'” afirma o Dr. Poland.

Os números estão mudando constantemente, mas até agora o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC, na sigla em inglês) dos EUA estima que nos EUA mais de 34 milhões de pessoas foram afetadas pela gripe, de 350.000 a 620.000 pessoas foram hospitalizadas e de 20.000 a 52.000 pessoas morreram por isso.

“No momento, o número de casos COVID-19 são irrelevantes em comparação ao número de casos de gripe,” diz o Dr. Poland. “Ao contrário do COVID-19, a gripe sazonal está presente em todos os estados e comunidades dos EUA. Sua melhor defesa contra a gripe é tomar a vacina. Se você ainda não a tomou, ainda não é tarde. Vá tomá-la.”

O Dr. Poland compara a vacina contra a gripe a um dispositivo de segurança semelhante ao cinto de segurança do seu carro.

“Ele não irá protegê-lo de todos os tipos de acidentes, mas irá protegê-lo de se machucar em muitos tipos de acidentes. E também reduzirá suas chances de se machucar gravemente em um acidente,” diz o Dr. Poland. “Da mesma forma, a vacina contra a gripe não pode protegê-lo de todos os vírus, mas pode reduzir suas chances de contrair um. E se você ficar doente, a vacina ajudará a reduzir a gravidade dos sintomas.”

O Dr. Poland diz que, embora a maioria das pessoas permaneça em maior risco de contrair a gripe do que o COVID-19 no momento, ele recomenda que as pessoas tomem essas medidas para se protegerem de ambos:

  • Lavar as mãos com água e sabão ou usar um antisséptico para as mãos.
  • Tossir em um lenço de papel e imediatamente descarta-lo e lavar as mãos. Se não tiver um tecido disponível, tossir entre a área interna do seu cotovelo.
  • Manter-se atualizado sobre as restrições de viagem e outras medidas de proteção estabelecidas por organizações nacionais como o CDC e seu governo local.
  • Se você desenvolver sintomas como tosse, febre, dores no corpo, falta de ar e fadiga, fique em casa e entre em contato com um médico que possa aconselhá-lo.
  • Fique longe de outras pessoas que estão doentes com tosse e febre.

Consulte o site do CDC (em inglês) e da Organização Mundial de Saúde para obter atualizações adicionais sobre o COVID-19.

Para a cobertura da Mayo Clinic sobre o COVID-19, clique aqui.

Sobre a Mayo Clinic

A Mayo Clinic é uma organização sem fins lucrativos comprometida com a inovação na prática clínica, educação e pesquisa, fornecendo compaixão, conhecimento e respostas para todos que precisam de cura. Visite a Rede de Notícias da Mayo Clinic para obter outras notícias da Mayo Clinic e acesse Por Dentro da Mayo Clinic para obter mais informações sobre a Mayo Clinic.

Photo by CDC on Unsplash