Cosméticos recuperam peles delicadas de pacientes com câncer em tratamento de quimio e radioterapia

Laura Pausini encerra turnê brasileira em Curitiba
24 de agosto de 2018
Lista de ilhas e arquipélagos para adicionar ao seu “bucket list”
24 de agosto de 2018

Linha Reviver by Isabel Piatti é um lançamento da Beauty Fair 2018 e conta com cosméticos que atuam na hidratação, nutrição e proteção da pele de pacientes oncológicos, que sofrem com alterações no tecido devido à agressividade dos tratamentos da doença

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer é a segunda doença crônica que mais mata no mundo. Mas, além de afetar o corpo, a doença também afeta o psicológico do paciente, principalmente a autoestima, o que acaba interferindo nas relações sociais do indivíduo. Devido a agressividade dos tratamentos para o câncer, como a radioterapia e a quimioterapia, o paciente pode sofrer com alterações na aparência física, como ressecamento da pele, irritação, descamação, fotossensibilidade, hiperpigmentação e despigmentação, mudança na coloração do tecido e o surgimento de doenças como eczema, dermatite e acne, fatores que afetam diretamente a autoestima. Por este motivo, e com o objetivo de minimizar os efeitos prejudiciais causados pelo tratamento da doença, existe a necessidade de se pensar em produtos cosméticos específicos para este público, que devem tratar o ressecamento excessivo, a acne e as alterações na pigmentação da pele, além de não contarem com substâncias nocivas, também conhecidas como xenobióticas, como bases em suas formulações, já que estas são substâncias estranhas ao organismo que podem interferir no sistema endócrino e piorar o quadro da doença. Foi pensando neste fato que a especialista em Estética e Cosmetologia Isabel Piatti, embaixadora do Centro e Instituto Internacional de Aprimoramento e Pesquisas Científicas (CIA) e Membro do Conselho Científico da Academia Brasileira de Estética Científica (ABEC), criou a linha de cosméticos REVIVER, desenvolvida especialmente para pacientes oncológicos que apresentam a necessidade de reparação tecidual intensa devido ao tratamento com quimioterapia e radioterapia. A linha será lançada na Beauty Fair 2018, feira internacional de beleza que acontece de 8 a 11 de setembro em São Paulo.

Formulados com base biocompatível, ou seja, com estrutura semelhante ao manto hidrolipídico da pele e, consequentemente, livres de substâncias altamente irritantes e sensibilizantes, os quatro cosméticos que compõe a linha Reviver by Isabel Piatti contam com o exclusivo sistema HDNR (Hidratação, Dessensibilização, Nutrição e Reparação). “Combinando ingredientes naturais, como óleos vegetais ricos em ômegas, os produtos contam com uma sinergia de ativos que formam na pele uma película com efeito superior de hidratação, retendo a umidade do tecido, além de proteger, reparar e recuperar a pele”, afirma a especialista.

Reviver Loção Termal (no cuidado da pele em radioterapia e quimioterapia) – O primeiro desta série de cosméticos da Linha Reviver é a Loção Termal, produto facial e corporal que combina oligoelementos e aminoácidos que colaboram para promover refrescância na área sensibilizada e devolvem a nutrição e hidratação necessária ao tecido, aumentando assim o bem-estar, proporcionando conforto imediato e ajudando a manter a pele saudável. “Além do Frescolat, ingrediente que apresenta propriedade refrescantes de efeito duradouro, o Reviver Loção Termal também conta com um bioativo à base de água de coco verde integral, que promove hidratação e remineralização à pele, e Prodew 400, que retém a água no estrato córneo, atuando na umectação dos tecidos, e auxilia na produção de colágeno, conferindo elasticidade à pele”, destaca Isabel. De absorção rápida e sensorial aveludado, o produto deve ser aplicado sobre a pele limpa e seca diretamente no local desejado, duas vezes ao dia ou sempre que sentir necessidade.

Reviver Loção Hidratante (no cuidado da pele em radioterapia e quimioterapia) – O segundo produto da Linha Reviver é a Loção Hidratante, cosmético formulado com Óleo Vegetal e Ômega 3, ingredientes que devolvem e preservam a proteção e a hidratação natural da pele e fortalecem a barreira cutânea. Proporcionando sensorial aveludado e efeito segunda pele, o produto conta com ativos importantes na hidratação da pele e no equilíbrio hidrolipídico do estrato córneo, como Vita Oil Ômega 3, Extrato de Aveia, Óleo de Semente de Uva, Aquassense e Extrato de Aloe Vera, que também auxilia nos processos de cicatrização e de multiplicação celular. “Facial e corporal, a Loção Hidratante ainda conta com Vitamina E, um potente antioxidante que atua diretamente nas células retardando o processo de envelhecimento, e Ácido Hialurônico, substância naturalmente produzida pelo organismo que possui capacidade de se ligar às moléculas de água, resultando no preenchimento cutâneo e na melhora da sustentação, hidratação e elasticidade da pele”, completa Isabel Piatti. Contando ainda com D’Pantenol, que atua como reparador celular e promove a queratinização de tecidos lesados, o produto deve ser aplicado duas vezes por dia sobre a pele limpa e seca, deslizando suavemente até a completa absorção.

Reviver Creme para Mãos (no cuidado da pele em quimioterapia) – Outro cosmético que compõe a linha Reviver é o Creme para Mãos, que forma uma luva natural sobre as mãos para proporcionar alto poder de proteção e hidratação ao tecido. Com ativos como Manteiga de Karité, um antioxidante e emoliente que previne o ressecamento, e Manteiga de Cupuaçu, que recupera a umidade e elasticidade da pele enquanto proporciona toque macio e aveludado, o produto hidrata, nutre e recupera a saúde das mãos. “Outro ativo presente na formulação do produto é o Fucogel, que, além de possui ação de hidratação progressiva, ainda atua como inibidor dos receptores de sensibilidade, promovendo sensação de alívio e reduzindo a irritação e o formigamento”, afirma a especialista. Devendo ser aplicado duas vezes ao dia, sempre com as mãos limpas e secas, o Reviver Creme para Mãos também conta com Quiditat SRC e Óleo de Semente de Uva em sua composição.

Reviver Creme para Pés (no cuidado da pele em quimioterapia) – Por fim, o Creme para Pés da Linha Reviver protege, repara, recupera e refresca a pele dos pés através de ativos como Extrato de Aveia, Fucogel, Óleo de semente de uva e o Hydroviton 24, que auxilia na regulação do fator de hidratação natural da pele, promovendo uma hidratação intensa por 24 horas. “O Óleo de Jojoba, emoliente de rápida absorção que proporciona o aumento da elasticidade da pele, e o Bioécolia, ativo que preserva a microbiota da pele e estimula seletivamente o desenvolvimento da flora benéfica para o organismo, também estão presentes na formulação do Reviver Creme para Pés”, explica Isabel. Também contando com Frescolat em sua composição, ativo que apresenta propriedades refrescantes e sensação de conforto e alívio à pele de efeito duradouro, o produto deve ser aplicado diariamente nos pés limpos e secos, duas vezes ao dia, principalmente nas áreas mais ressecadas, como os calcanhares.

Os quatro cosméticos da linha Reviver by Isabel Piatti são dermatologicamente testados, livre de substâncias potencialmente cancerígenas e indicados para todos os tipos e fototipos de pele, podendo ser usados inclusive durante a gestação.

FONTE: Isabel Luiza Piatti – Especialista em Estética e Cosmetologia, embaixadora do CIA – Centro e Instituto Internacional de Aprimoramento e Pesquisas Científicas, Membro do Conselho Científico da Academia Brasileira de Estética Científica – ABEC. Profissional Aisthesis. Tecnóloga em Estética e Imagem Pessoal. Técnica em Estética. Pós-Graduanda em Estética e Exercício Físico na Saúde da Mulher. Especialista em Cosmetologia. Especialização em Escolas de Estética e Terapias Alternativas na Europa, na área Facial, Corporal e Bem-Estar. Palestrante no VI Congresso Mundial de Medicina Estética da IAAM/ASIME. Palestrante em Congressos da área da Saúde Estética Nacionais e Mundiais. Consultora técnica de revistas e sites da área de Beleza e Estética. Autora dos Livros “Biossegurança Estética & Imagem Pessoal – Formalização do Estabelecimento, Exigências da Vigilância Sanitária em Biossegurança” e “Gestantes: Cuidados Estéticos Durante a Gravidez”.