Coral apresenta cores com elegância na CASACOR Pernambuco em ambiente inspirado por tapeçaria de Pedro Frederico

2ª edição do Festival Criativo acontece no Parque Ibirapuera em 18 e 19 de novembro
3 de novembro de 2023
Mostra REVEEV 2023 propõe um novo olhar para o espaço de dormir
3 de novembro de 2023

Projeto de André Carício tem grandiosa peça do artista recifense como ponto de partida para a paleta de cores da marca de tintas decorativas da AkzoNobel

A edição pernambucana da CASACOR 2023 – maior mostra de arquitetura, paisagismo e design de interiores das Américas – segue até o 5 de novembro, com ambientes baseados no tema Corpo & Morada. Em 2023, o evento retorna ao Edifício Chanteclair, no Bairro do Recife, um dos mais importantes marcos arquitetônicos da cidade, que recebe os mais variados estilos de projetos para resgatar a importância da casa como extensão do corpo, como prolongamento e retrato da personalidade de seus moradores. Para isso, conta, pelo quinto ano consecutivo, com a Coral como tinta oficial, dando consultoria aos arquitetos e mostrando o poder transformador das cores, que aparece especialmente na CASA CORAL, ambiente projetado pelo arquiteto e urbanista pernambucano André Carício.

Completando 25 anos de participação na CASACOR, Carício trouxe como conceito para o ambiente a criação de um espaço de permanência que valoriza a relação do ser humano com sua morada. As curvas do espaço lembram as curvas do corpo humano e as cores escolhidas trazem o conforto da natureza, com tons de verde e tons terrosos, um verdadeiro Refúgio Tropical.

“O convite para projetar a CASA CORAL foi aceito com muita alegria por parte da nossa equipe, por se tratar de uma marca que nós especificamos muito em nossos projetos. Para nós, foi também um desafio e um exercício enriquecedor poder trabalhar com cores que traduzem o conceito do nosso projeto”, comenta o arquiteto André Carício.

O ponto de partida – A decoração do espaço de 107 m² no primeiro pavimento teve como inspiração o design dos apartamentos parisienses, ao mesmo tempo em que se revigora pela vista do rio Capibaribe e das pontes do Recife, se relacionando com a arquitetura do Edifício Chanteclair e do seu entorno. O projeto também flerta com a tropicalidade brasileira, trazendo artistas que têm as cores como marca registrada de seus trabalhos.

A obra principal do ambiente é uma tapeçaria de Pedro Frederico com temática tropical que logo na entrada chama atenção por sua grandiosidade, textura e tons, que mimetizam a composição da colorida paleta da CASA CORAL. Resgatando a memória e a peça do artista visual recifense que faleceu em 2021 – e que já havia sido utilizada em um projeto de Carício na CASACOR PE há oito anos, a tapeçaria ganha um contexto totalmente novo na atual ambientação. Criada nos anos 1970, a peça em lã com desenho feito à mão tem o ponto especial que é uma característica do artista e que possibilita o desenho com detalhes em formas curvas, que se alinham ao projeto do ambiente elaborado por Carício.

“A cor faz parte do DNA da Coral, nossa participação nas mostras por todo o Brasil é sempre um convite à experimentação, ao uso de cores nos projetos. Ela – a cor – é a estrela principal dos ambientes. Queremos inspirar os brasileiros a darem um toque colorido e personalidade em seus lares. Carício aceitou nosso desafio das cores e o cumpriu com louvor, optando por cores com tons marcantes que não tiram a elegância do ambiente”, afirma Juliana Zaponi, gerente de Comunicação e Cores da AkzoNobel Latam – fabricante da Tintas Coral.

Tour pelas cores – Na sala de estar, as paredes e o teto foram pintados em tons de verde, sendo um tom mais claro nas paredes (Chafariz da Praça) e um tom mais escuro (Verde Real) no teto. O uso dos verdes conversa com o grande volume curvo na entrada e na sala de jantar, que está em um tom terroso (Cobre Suave), trazendo uma sensação de conforto para esses espaços.

Logo ao entrar no ambiente, o grande volume curvo da estante – elaborada em drywall para que pudesse receber a tonalidade acobreada, conversa com as peças expostas em suas prateleiras e a vegetação da jardineira. As paredes e o teto em tons de verde se relacionam com o grande sofá em L, também verde, e com a imponente tapeçaria de Pedro Frederico, que se destaca com suas dimensões de 4,00×1,90m.

Já na cozinha, a escolha foi por um tom de cinza neutro (Cinza Concreto) para dar um respiro entre a sala de jantar e o quarto, em que se destaca um tom de vermelho fechado (Vermelho Colonial), deixando o ambiente elegante. O tom acinzentado da cozinha combina com o revestimento do piso, a pedra da bancada e com o conjunto de mesa e cadeiras na cor preta de Mackintosh. A cama e o tapete do quarto em tons de cinza dão destaque ao vermelho das paredes e do teto, que se torna o elemento mais importante do ambiente.

O banheiro e o closet se dividem entre o cinza, que traz o destaque para a vegetação na parede, e o tom terroso que conversa com o revestimento da bancada, da parede e do piso. O cinza conecta-se com a louça preta e com a vegetação, enquanto o Cobre Suave harmoniza com os tijolinhos feitos de cerâmica vermelha. Paredes e tetos foram pintados com Coral Decora Matte, em acabamento fosco.

O mobiliário utilizado é atual e arrojado, contrastando com a arquitetura histórica do Edifício Chanteclair e tornando o ambiente atemporal e mais fluído por conta do seu design em formas curvas. Foram utilizadas peças do design brasileiro, como a poltrona Vivi, de Sérgio Rodrigues. Destaque também para as obras de Di Cavalcanti, Abelardo da Hora, Cícero Dias, Montez Magno, Silvinha Barbosa e André Leandro.

Sobre a CASACOR

Empresa do Grupo Abril, a CASACOR é reconhecida como a mais completa mostra de arquitetura, paisagismo e design de interiores das Américas. O evento reúne, anualmente, renomados arquitetos, decoradores e paisagistas e em 2023 chega à sua 36ª edição em São Paulo, com 17 praças nacionais (Bahia, Brasília, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Sergipe, Ribeirão Preto e Tocantins), e mais quatro internacionais (Miami, Bolívia, Paraguai e Peru).

Instagram: @casacor_oficial | @casacor_sustentavel

Facebook: facebook.com/casacor_oficial

Site: www.casacor.com.br

Sobre a AkzoNobel

Fornecemos tintas e revestimentos sustentáveis e inovadores nos quais nossos clientes, comunidades – incluindo o meio ambiente – demandam cada vez mais. Nosso portfólio de marcas de classe mundial – como Coral, International, Sikkens e Interpon – tem a confiança de clientes em todo o mundo. Atuamos em mais de 150 países e buscamos nos tornar líderes globais da indústria. É o que você esperaria de uma empresa de tintas pioneira que está comprometida com metas baseadas na ciência e tomando medidas genuínas para enfrentar os desafios globalmente relevantes e proteger as futuras gerações.

Para obter mais informações, visite www.akzonobel.com.

© 2023 Akzo Nobel N.V. Todos os direitos reservados.

fotos: Alison Matias