Cor palha no décor: arquiteta Karina Korn mostra que é possível criar um ambiente cheio de estilo com uma base neutra

Desfrute da privacidade do Bangalô Premium no Txai Resort Itacaré
8 de dezembro de 2020
O PINAH, novo projeto da Laguna, busca trazer o exterior para dentro de casa
9 de dezembro de 2020

A profissional desmistifica a ideia de que os tons são ‘sem graça’ e apresenta sugestões de como compor ambientes modernos e atemporais

Quando falamos de decoração com personalidade, um dos elementos fundamentais são as cores. Elas têm capacidade de representar nosso estilo, humor e imprimir a nossa marca: a mensagem que desejamos passar. As cores têm o poder de levantar o clima de um ambiente quando aplicadas de forma correta, mas o oposto também pode acontecer se a escolha não for feita cuidadosamente. Segundo a arquiteta Karina Korn, do escritório Karina Korn Arquitetura, para que não haja erros no momento de escolher e adicionar as cores aos ambientes a regra é clara: opte sempre por bases de tons neutros, comumente os mais indicados.

Duas opções de suítes projetadas por Karina Korn com o palha como principal tonalidade: com essência moderna, o dormitório à direita contou com a força da natureza, evocando a tendência do Urban Jungle |Fotos: Eduardo Pozella

Na atmosfera dos tons mais claros, os mais aplicados são variações entre o branco, o cinza e o bege – dentro dele figura-se a cor palha, uma das mais empregadas pela arquiteta. “A cor palha é uma excelente opção para múltiplos ambientes, pois oferece um leque imensurável de possibilidades, que vão desde os tecidos até cimento queimado, que pouca gente sabe que existe. Eu aprecio muito essa versatilidade”, explica Karina, que mostrou como costuma adicionar a inspiração do tom palha nos projetos assinados por ela. Confira:

Vantagens do palha sobre outras bases neutras 

A cor palha pode transitar por variadas nuances, nos mais diferentes tipos de ambientes. Tendo como base principal o bege, ele pende suavemente para o amarelo, podendo ter muitas variações, de acordo com a tinta escolhida ou revestimento escolhidos. “O palha pode apresentar tonalidades que transitam desde um acinzentado, podendo chegar até mesmo alcançar um tom mais rosado, que deixará o cômodo com aquele aspecto leve”, explica a arquiteta.

Além da versatilidade, outras vantagens podem ser extraídas desta tonalidade neutra, entre elas, a capacidade que o palha tem de absorver luz, tornando os ambientes mais ‘solares’, segundo Karina. “Isso se dá pelo fato do palha puxar por outras matizes como o amarelo, que naturalmente é uma cor mais iluminada”, afirma. Ela conta que gosta de investir a cor em ambientes com incidência de iluminação natural. “O resultado é certo: um espaço com um ótimo aproveitamento de luz, propiciando em um aspecto leve e confortável”, afirma a profissional.

Na suíte projetada para a cliente apaixonada por plantas e pela identidade natural, Karina utilizou a base neutra do palha em diversos elementos do décor, desde as cortinas até o cimento queimado nas paredes | Fotos: Edu Pozella

Cor palha nos ambientes 

Por conta de sua versatilidade, a cor pode se fazer presente nos mais diferentes estilos de decoração: desde o mais rústico e natural até em composições mais clássicas. Entre os materiais, pode estar presente nas tintas, papeis de parede, revestimentos em geral, tecidos e onde mais a criatividade do morador e do profissional escolhido para a obra permitir. “O palha é uma cor excelente para qualquer cômodo de um lar. Por se tratar de um tom tranquilo, pode estar em salas, dormitórios, banheiros e até cozinhas”, afirma Karina.

Na sala de jantar, a cor palha realiza uma composição harmoniosa com o amadeirado presente no piso e no mobiliário. No banheiro, à direita, se equilibra com mescla de outros materiais, como a serralheira e metais dourados. Para fechar, os cestos de palha dão charme e aconchegante |Fotos: Eduardo Pozella

Com quais cores o palha costuma harmonizar melhor?

Segundo Karina, a escolha das cores que complementar o espaço de base neutra dependerá da tonalidade do palha eleito para o espaço. Nesse âmbito, é preciso observar se cor está em sua forma mais crua (o bege) ou se provém de alguns dos tons

já citados anteriormente. No olhar experiente da arquiteta, ela investe em mesclas com o verde, por acreditar nessa força complementar. “Considero um aspecto muito charmoso, independente das tonalidades de ambos. Outra combinação magnífica é o palha com o dourado, por exemplo. Também podemos contar com os metalizados, como o capim dourado”, finaliza.

Sobre Karina Korn Arquitetura 

O amor por arquitetura e decoração levou Karina Korn a uma jornada de 26 anos dando forma a residências, lojas, consultórios e restaurantes – tanto no Brasil, quanto internacionalmente, com projetos reconhecidos em Tel Aviv e Miami. Formada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, Karina também se especializou em decoração e design gráfico pela Escola Panamericana de Artes. Seu vasto portfólio conta com passagens em diversas edições da CASACOR, e mostras como a CAD Brasil, Artefacto e Favorita, além de ações sociais no Projeto Casa da Criança, contribuindo para a transformação de abrigos e creches infantis.

Prioriza sempre o excelente atendimento ao cliente junto à sua equipe multidisciplinar, do projeto ao acompanhamento das obras. Para ela, arquitetura e decoração são muito mais que projetar – significam realizar sonhos.

Tel. (11) 98848-6858 / (11) 3473-1303

karinakorn@karinakorn.com.br

www.karinakorn.com.br

@karinakornarquitetura