Converse abre a primeira loja virtual na Ilha de lixo do Pacífico

Paris 6 Curitiba tem abertura marcada para 29 de abril
26 de abril de 2021
Trapos&Fiapos lança Coleção Esperançar
26 de abril de 2021

 A marca abriu uma loja virtual no meio da Ilha de Lixo do Pacífico e a proposta é transformar a cultura do drop em uma ação sustentável

A Ilha de Lixo do Oceano Pacífico contém 80.000 toneladas de plástico espalhadas por 1,6 MM de quilômetros quadrados, dobrando de tamanho a cada década. Para entrar em ação, a Converse All Stars lançou nela a Loja virtual Renew Labs, com o objetivo de encerrá-la o mais rápido possível, doando o dinheiro arrecadado para a remoção dos resíduos plásticos em que está inserida.

A loja virtual apresenta uma coleção de novos protótipos sustentáveis criados pelos All Stars: criativos jovens e ecologicamente corretos como parte do Renew Labs – um projeto liderado por Converse’s All Stars para fomentar a inovação sustentável.

Ao brincar com a percepção popular da ilha de lixo, os All Stars podem aumentar a conscientização sobre o problema e impulsionar ações diretas e tangíveis para apoiar a limpeza do oceano.

Mesmo que a grande maioria do plástico esteja realmente sob a superfície, as pessoas o imaginam como uma ilha literal flutuante – e essa imagem realmente faz as pessoas quererem agir“, diz Varsha Yajman, “Então pensamos em como podemos usar isso para espalhar a conscientização e arrecadar fundos para os oceanos que tanto amamos? 

Transformando a cultura do drop em ação sustentável

Os protótipos são todos feitos nos estágios iniciais de testes de cores renováveis, portanto, os designs são únicos ou rodadas de produção ultra-limitadas. Com muito poucas unidades para colocar à venda, a Converse decidiu colocá-los em melhor uso, dando os protótipos gratuitamente a qualquer pessoa que doar para Take3.org por meio da loja virtual Renew Labs.

“A exclusividade é um grande impulsionador da desejabilidade e não fica muito mais exclusivo do que esses protótipos”, diz Miguel Carrillo, Diretor de Marketing da Converse, “mas em vez de incentivar o consumo excessivo, queríamos canalizar esse impulso para uma ação sustentável” .

Todos os protótipos foram criados por mais de 40 All Stars em todo o mundo, incluindo Emma French (AUS), Pedro Souza (BRA), Dewi N. Sutrisno (IDN). Os protótipos são lançados como quedas escalonadas do Dia da Terra, 22 de abril, até o Dia Mundial dos Oceanos, em 8 de junho, por ordem de chegada – e com um pedido de doação para escolher sua própria doação em vez do preço de venda.

Todos os protótipos foram criados pelos próprios All Stars e projetados com técnicas de baixo impacto – algumas extremamente inovadoras e outras mais tradicionais. Algumas séries de protótipos usam tecnologias novas e avançadas, como tinta criada a partir da poluição do ar capturada ou tintas cultivadas por micróbios bioluminescentes, outras se aprofundam em artesanatos mais tradicionais, usando corantes naturais de raízes e frutos silvestres e até mesmo as sobras de flores de calêndula de Día De los Muertos que geralmente acabam no aterro. Muitos dos tênis apresentados são peças únicas feitas à mão; outros lançados com tiragens de produção muito limitadas.

O video da campanha aqui: http://youtu.be/PZkrzpu5Kg4

Uma loja virtual no meio do nada

A Renew Labs Store é construída pela Virtue, a agência nascida da VICE. É um ambiente de realidade mista 360 ° que oferece aos visitantes de todo o mundo a experiência de ficar em pé e fazer compras na ilha de lixo. Para alguns, isso pode parecer uma contradição entre consumo e conservação. Mas não para Maggie Zhou, uma defensora da slow fashion e uma das forças motrizes e All Stars por trás do projeto: “Sempre fui uma defensora de alto estilo com baixo impacto – mas com este projeto, queríamos fazer um melhor: E se o estilo pudesse ter um impacto positivo?

A Converse tem a missão de criar seu tênis mais sustentável até agora

O projeto e os protótipos vêm do Renew Labs, um projeto liderado pela Converse All Stars para fomentar a inovação sustentável.

“Queremos transformar o tênis mais icônico no mais sustentável”, diz Miguel Carrillo, Diretor de Marketing da Converse, “mas sabemos que não podemos fazer isso sozinhos. Portanto, estamos nos conectando com os All Stars – com esses jovens pensadores progressistas de Bogotá a Bangalore – e fazendo com que eles nos ajudem a descobrir como chegar lá. Eles são um verdadeiro impulsionador da nossa evolução. ”

A loja também apresentará e venderá o Renew Crater, um dos modelos de mercado de massa mais sustentáveis da Converse até hoje. O valor arrecadado com essas iniciativas será doado integralmente à ONG para custear a retirada do plástico oceânico, com o objetivo de retirar um milhão de pedaços de lixo. Dessa forma, cada par de sapatos ‘vendidos’ leva a loja mais perto de remover sua própria base – e fechá-la para sempre.

SOBRE CONVERSE RENEW LABS

A Converse está convidando as All Stars para ajudar a projetar um futuro mais sustentável e sem resíduos. A partir disso, nasceu o Renew Labs, um projeto liderado pela Converse All Stars para fomentar a inovação sustentável.

Experimente www.renewlabs.com

SOBRE VIRTUE

Virtue é a agência criativa nascida da VICE. Com presença em 21 países, Virtue artesanato campanhas, plataformas e IP para algumas das marcas mais importantes do planeta. Usando ferramentas proprietárias, acesso e inteligência, a Virtue encontra novas maneiras de as marcas serem importantes para o mundo por meio de uma abordagem centrada no entretenimento que mergulha seus ganchos no subconsciente do público e se recusa a abrir mão.

Virtue está por trás do trabalho premiado Q the Genderless Voice, Carlings adDRESS the Future, TeAR Down This Wall, Museu de Weedmaps de Weed e Dear Future Dads de Dove.