Consumo de álcool pode causar ressecamento, enfraquecimento e queda dos fios de cabelo

Fundação Iberê abre dia 4 de novembro a exposição Resistência, do maranhense Thiago Martins de Melo
26 de outubro de 2023
Já ouviu falar no óleo de mulateiro? Ativo ancestral da floresta amazônica tem revolucionado a rotina de skincare
26 de outubro de 2023

Consumo de álcool traz danos agudos para estruturas capilares, o que pode até mesmo favorecer à queda de cabelo. Entenda

Além de fazer mal para a pele, o álcool, quando ingerido de forma crônica e frequente, também é danoso para os cabelos. “O malefício mais agudo é causar ressecamento devido à alteração da produção de óleos necessários para o brilho do fio, enfraquecimento da haste capilar devida à redução da absorção de nutrientes pelas paredes do sistema digestivo e consequente baixa qualidade produtiva de fio, afinamento e até mesmo a queda dos fios devido às condições metabólicas extenuantes que submetemos nosso organismo num todo ao ingerir exageradamente álcool”, explica o Dr. Danilo S. Talarico, médico pós-graduado em Tricologia Médica e Cirurgia Capilar. “O consumo excessivo de álcool pode levar a deficiências nutricionais, desequilíbrios hormonais e inflamações no corpo, que juntas causam um efeito nocivo deletério para a produção das hastes capilares pelos folículos e consequente encurtamento dos ciclos capilares, que em média são de três anos. Além disso, a má saúde geral causada pelo consumo excessivo de álcool pode afetar negativamente o reinício do ciclo de crescimento dos cabelos causando falta de fios aparentes no couro cabeludo a longo prazo”, acrescenta o médico.

De acordo com o médico, não existe uma dose ou forma exata de consumo de álcool que não afete a saúde dos seus cabelos para todas as pessoas. “No entanto, o consumo moderado de álcool e a recuperação metabólica adequada são importantes para minimizar os possíveis efeitos negativos no cabelo”, diz o especialista.

Ele afirma que, após um episódio de consumo excessivo de álcool, o recomendado é fazer repouso físico, aumentar a hidratação e ter uma alimentação rica em nutrientes essenciais para a saúde capilar, como vitaminas, minerais e proteínas. “Respeitar o tempo de recuperação do seu corpo também é importante; isso é individual e muda com o nosso envelhecimento também. Além disso, produtos capilares que contenham reparadores dos lipídeos do couro cabeludo e do fio de cabelo podem ajudar a melhorar a condição do cabelo agudamente. A dica é usar os óleos reparadores de pontas e as máscaras de reconstrução de fibra capilar”, diz o Dr. Danilo. Na alimentação, nutrientes essenciais para a saúde dos cabelos incluem vitaminas como a biotina (vitamina B7), silício, selênio, zinco, ferro, vitamina E, vitaminas do complexo B, além de proteínas e ácidos graxos essenciais. “Um organismo equilibrado tem melhores condições de produzir fios com saúde e beleza”, completa. “Para ajudar na recuperação após um consumo excessivo de álcool, é importante beber bastante água para hidratação, descansar adequadamente e consumir alimentos saudáveis e ricos nesses nutrientes”, finaliza.

FONTE: *DR. DANILO S. TALARICO: Médico Graduado há 15 anos pela PUC-Campinas, Pós-graduado em Tricologia Médica e Cirurgia Capilar, Dermatologia Clínica e Cirúrgica, Medicina Estética e Perícia Médica. Professor de pós-graduação de Medicina Estética, Dermatologia e Tricologia do Instituto BWS. Speaker e Adviser de indústrias farmacêuticas e de tecnologias médicas. CRM: 135.299-SP. Instagram: @drdanilotalarico

foto: divulgação