Construções limpas se destacam na 25ª CASACOR Minas

Universidade lança salas adaptáveis para aulas interdisciplinares
22 de agosto de 2019
HOPE apresenta coleção de Verão 2020
22 de agosto de 2019

Diversos projetos da mostra estão sendo inteiramente construídos com técnicas sustentáveis, capazes de reduzir ou até mesmo anular a geração de resíduos, proporcionando obras totalmente limpas, mais baratas e muito mais ágeis

Reduzir ou praticamente anular a geração de resíduos na construção civil, que podem ocasionar sérios riscos à natureza, é um dos principais desafios do setor. Atentos a essa questão sustentável e econômica, diversos ambientes da 25ª CASACOR Minas já foram concebidos com esta preocupação e agregam soluções que trazem como resultados não só canteiros de obras mais limpos, mas também redução significativa de custos e de tempo na construção, garantindo mais agilidade na entrega.

Prova disso, é o Cuboesia e Jardim de Aço, ambiente assinado por João Diniz e Bel Diniz. O projeto, em estrutura metálica com esqueleto interno de metalon, demorou apenas um dia para ser erguido, além de não deixar nenhum tipo de resíduo. ”Utilizamos essa técnica para obtermos uma construção totalmente limpa”, destaca João Diniz.

O conceito do ambiente é o de ser uma instalação híbrida que reúne arquitetura, design, escultura e poesia. A ideia principal é fazer com que o visitante esteja dentro de um poema. Isso porque em cada um dos seis lados do cubo existem versos que compõe o projeto. “A pessoa que for até o nosso espaço terá uma experiência tanto sensorial quanto de linguagem”, destaca o criador. Já do lado de fora, um bosque metálico de vergalhões irá formar o jardim de aço.

Outro projeto com o mesmo caráter é a Casa Floresta, de Júnior Piacesi. Montado em estrutura metálica, a construção, além de ser muito mais acessível que o modelo tradicional, em alvenaria, também não deixou resíduos no canteiro de obras. De acordo com o profissional, essa técnica de construção é uma tendência a ser seguida para os próximos anos na arquitetura brasileira. “Estamos saindo de métodos tradicionais para buscarmos construções mais rápidas, econômicas e sustentáveis”, enfatiza.

A ideia central do espaço é fazer com que as pessoas tenham um refúgio em meio à natureza para que possam ter uma conexão com elas mesmas. “Queremos oferecer ao público uma sensação de paz e vontade de permanecer no ambiente pela simplicidade e minimalismo que está sendo proposto”, aponta Júnior.

Assinado pelo escritório Casa Tereze, o Ateliê da Vila conjuga métodos industriais de construção como a pré-fabricação, estruturas metálicas com técnicas secas e artesanais, que misturam o uso de fibras naturais, marcenarias e tapeçarias. O ambiente é construído em um container marítimo, o que possibilita uma montagem rápida e limpa.

Conforme explica Antônio Valadares, um dos arquitetos do escritório Casa Tereze, o Brasil tem uma cultura arquitetônica e construtiva muito sólida e que pode, sim, incorporar métodos e técnicas inovadoras que contribuam para um futuro em que as construções, em geral, sejam feitas de maneira mais conscientes.

O conceito do espaço foi trazer para a 25ªCASACOR Minas um ambiente que refletisse a dinâmica de aprendizado coletivo difundido no Ateliê da Vila e que refletisse o contexto no qual está implantado, que é o jardim e a Serra do Curral. “Buscamos refletir essa paisagem em seus tons e materiais, onde o sossego, o aconchego e a contemplação são elementos indispensáveis para a criação”, revela Antônio Valadares.

Com aproximadamente 250m², o espaço Living, assinado pela arquiteta Estela Netto, utiliza a técnica construtiva em treliça metálica espacial e steel frame. Esse procedimento também gerou menos resíduo e maior celeridade na edificação. O projeto possui Home Cinema, Espaço Gourmet, Adega e Lounge da Lareira.

O conceito do projeto é de ser de um ambiente totalmente voltado para o lazer e diversão, seja em uma reunião familiar ou encontro entre amigos. “É importante pensar o quanto temos relações de carinho e afeto com a própria casa e que ela, também, seja palco de uma das coisas mais deliciosas que a gente tem que é o convívio com quem a gente ama”, explica Estela.

São destaques da cena a entrada de luz natural, que ocorre através de um pergolado e grandes vãos de vidro, o uso de materiais e texturas naturais, além da inserção de tecnologia no espaço, que é totalmente automatizado através da iluminação e sonorização.

Outros ambientes que possuem construções limpas são: Cozinha Experimental, de Ana Bahia e Sarah JamesEstúdio do Artista, assinado por Daniel Tavares e Marcus PaschoalinCasa dos Eucaliptos, que tem como responsáveis Janaína Pacheco e Maurício Bonfim, além do Escritório Jardim, de Marina Diniz e Paula Guimarães.

25ª edição da CASACOR Minas será realizada entre os dias 03 de setembro e 13 de outubro, no Palácio das Mangabeiras. O tema da maior mostra de arquitetura, design de interiores e paisagismo do estado será “PLANETA CASA”. A ideia por trás desse conceito é fazer com que os frequentadores tenham uma reflexão sobre como a nossa relação com o mundo influencia o nosso jeito de morar.

Sobre o Palácio das Mangabeiras

Inaugurado oficialmente em 1955, o Palácio das Mangabeiras foi construído entre 1951 e 1955 para ser a residência oficial dos governadores de Minas Gerais. A edificação vem sendo utilizada para esta finalidade desde a sua inauguração, ocorrida durante o governo de Juscelino Kubitschek. Tudo indica que o projeto arquitetônico é assinado pelo arquiteto Oscar Niemeyer. Já o projeto paisagístico original é de Roberto Burle Marx, duas grandes referências em suas áreas de atuação. Localizado aos pés da Serra do Curral, o Palácio segue o estilo modernista. Apesar de não ter as dimensões que outros palácios tradicionais da cidade como o da Liberdade, por exemplo, o Palácio das Mangabeiras tem uma importância histórica para a política de Minas Gerais, sendo palco de inúmeras reuniões e encontros decisivos.

Sobre a CASACOR Minas

A CASACOR é reconhecida como a maior e melhor mostra de arquitetura, design de interiores e paisagismo das Américas e reúne, anualmente, renomados profissionais. Em 2019 chega à sua 25a edição em Minas Gerais e com mais de 20 eventos nacionais (Alagoas, Bahia, Brasília, Campinas, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Interior de SP, Litoral de SP, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, São Paulo e Santa Catarina) e seis internacionais (Miami, Peru, Chile, Equador, Bolívia e Paraguai).

Redes

SITE: www.casacor.com

FACEBOOK: www.facebook.com/casacorminas

INSTAGRAM: @casacorminas

Sobre a Multicult

A Multicult é uma empresa promotora de eventos diversos, entre eles a CASACOR Minas, que, em 2019, completa 25 edições ininterruptas. A proposta da empresa é promover e empreender projetos e iniciativas nas áreas de Cultura, Arquitetura, Design, Gastronomia e Urbanismo. O portfólio de ações desenvolvidas com a assinatura da Multicult reúne eventos diversos que se destacam por promover não apenas entretenimento, mas também uma plataforma de inspiração, informação e networking. Outro foco de atuação da empresa é a promoção de iniciativas que contribuam para a preservação da memória e da identidade urbana.

Redes

SITE: www.multicult.cc

FACEBOOK:https://www.facebook.com/multicultpromocoes/

INSTAGRAM: @multicult.cc