Conheça os sinais que indicam problemas no coração

MOB lança coleção inspirada no Principado de Mônaco
5 de março de 2018
5 dicas para comer menos doces
5 de março de 2018

Especialista lista os sintomas de acordo com as patologias mais frequentes

Os números de mortes em decorrência de problemas cardíacos são altíssimos em todo o mundo. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), aproximadamente 17,5 milhões de pessoas morrem vítimas de doenças cardiovasculares a cada ano. Desta forma, o alerta para a conscientização e importância dos cuidados com o coração mostra-se cada vez mais importante para a sociedade.

O cardiologista Newton Rodrigues, do Hapvida Saúde, explica quais são as doenças cardíacas mais comuns. “As congênitas, quando a criança já nasce com alterações no coração; as miocardiopatias, que são alterações no músculo cardíaco; as infecções no coração; as valvulopatias, sendo as causas reumáticas as mais frequentes; a cardiopatia hipertensiva; a cardiopatia hipertensiva, como, a angina; e o infarto agudo do miocárdio”, afirma.

O especialista enfatiza que todo sintoma deve ser levado em consideração pelos pacientes para procurar ajuda médica. Principalmente, quando alguns indícios podem ser confundidos com outras enfermidades como, por exemplo, a falta de ar, sudorese ou edema de membros inferiores.

Conhecer os sinais que indicam doenças cardíacas pode ser crucial para evitar que se agravem ou até para salvar a vida. Por este motivo, confira quais são as indicações para alguns problemas cardiovasculares:

  • Congênitas:cianose e tosse frequente
  • Cardiopatia hipertensiva:cefaleias ou dores na nuca
  • Angina de peito e infarto:dor precordial frequente
  • Arritmia cardíaca:queixas de palpitações, tonturas e desmaios
  • Insuficiência cardíaca:falta de ar, cansaço aos esforços e edema de membros inferiores

Outro problema cardiovascular comum é quando ocorrem placas de aterosclerose nas artérias coronárias mais importantes, em regiões não distais (tronco ou porção mediana), que obstruem mais de 70% das artérias. Nestes casos, o procedimento indicado é a angioplastia, cirurgia a qual o apresentador Fausto Silva foi submetido recentemente.

O cardiologista explica que o processo é realizado através de um cateterismo que se dilata a porção estenosada das artérias coronárias. “Além da dilatação, existe a fixação de um dispositivo chamado stent para manter a artéria livre de um novo processo aterosclerótico, que inclui a angioplastia”, completa Rodrigues.