Conheça os benefícios da argila para a pele e cabelo

Aeroporto de Sinop: Anac autoriza voos por instrumentos
11 de março de 2021
Studio Mac ensina como escolher a janela ideal para os ambientes
11 de março de 2021

Utilizada há milênios como ingrediente de cosméticos, a argila ganhou um lugar de destaque na rotina de skincare de famosas e anônimas na internet

Famosa por proporcionar inúmeros benefícios para a pele e cabelo, a argila esteve em destaque na rotina de skincare de famosas e anônimas nos últimos meses. Com mais tempo em casa, devido à necessidade de isolamento social decorrente da pandemia do novo coronavírus, as pessoas redescobriram esse ingrediente natural que auxilia na limpeza, controla a oleosidade, reduz a flacidez da pele, clareia as manchas e muito mais.

A argila é um sedimento formado por partículas muito pequenas de um ou mais minerais argilosos. Esses minerais provêm de rochas sedimentares compostas por filossilicatos de alumínio hidratados, às vezes substituídos por magnésio ou ferro. Além disso, outros tipos de minerais como o titânio, cobre e zinco, também podem ser encontrados na argila, explicando a diversidade de tonalidades e propriedades.

Muito antes de cair no gosto da internet, a argila é utilizada na produção de cosméticos e tem suas funções terapêuticas reconhecidas há milênios. Os principais cosméticos produzidos a base de argilas são sabonetes, máscaras
cremes rejuvenescedores, esfoliantes.

Os principais benefícios da Argila são:

  • Absorção de todas as impurezas e toxinas da sua pele;
  • Antissepsia, pois elimina as toxinas e as impurezas, revitalizando e promovendo a renovação celular;
  • Efeito tensor, porque estimula a pele, ativa a circulação e tonifica, combatendo o envelhecimento cutâneo;
  • Promove a elasticidade, uma vez que auxilia no aumento da elasticidade da pele e na redução da flacidez;
  • Poder cicatrizante, devido a elevada percentagem de sílica e alumínio concede propriedades cicatrizantes e anti-inflamatórias;
  • Efeito clareador, pois favorece a reprodução celular integral, afinando e clareando a pele.

Tipos de Argila

Existem diversos tipos de argila com cores e propriedades distintas, as mais utilizadas para tratamento de pele e cabelos são:

Argila Amarela ou dourada é indicada para peles sensíveis, maduras e com mancha por ser rica em cobre e tem ação clareadora da pele, uniformiza as manchas, ajuda a ativar a circulação. Além disso, tem ação remineralizante e antioxidante. Atua na melhora da elasticidade, evita a flacidez e o envelhecimento cutâneo, provocando efeito tensor imediato.

Argila branca é indicada para peles sensíveis, desidratadas e sensibilizadas. Tem efeito clareador, além de proporcionar ação suavizante, hidratante e cicatrizante.

Argila verde é mais indicada para peles oleosas, mistas ou com acne. Tem efeito adstringente e promove um peeling natural na pele, retirando o excesso de oleosidade, tornando-a mais homogênea e equilibrada. Os efeitos da argila verde são muitos, como: absorvente, secante, emoliente, anti-séptico, anti-inflamatório, antimicrobiano, bactericida e cicatrizante.

Argila vermelha é indicada para peles maduras ou secas, enrugadas, com linhas de expressão. É rica em minerais que estimulam a síntese de colágeno, a proteína responsável pela sustentação e firmeza da nossa pele. Ela também limpa, purifica e esfolia, removendo as células mortas e as impurezas, promovendo uma pele mais limpa, macia e renovada.

Argila rosa é indicada para peles sensíveis e maduras. Rica em sais minerais, age como um cicatrizante natural. É um ótimo esfoliante natural, absorve as toxinas, remove as células mortas e favorece a recomposição das linhas de expressão e rugas. Além disso, devolve a luminosidade da pele, a hidratação, aumenta a circulação, tem efeito tensor que é muito utilizado nos tratamentos contra a flacidez.

Argila Roxa é indicada para peles secas e maduras, devido ao grande poder tensor. Por essa razão é indicada nos tratamentos de flacidez, uma vez que fornece todos os minerais necessários para devolver o viço e o brilho natural da pele. Por ser rica em ferro revitaliza e hidrata a pele. Esse tipo de argila é muito rara, pois é formada naturalmente na natureza a partir da sinergia a argila marrom e rosa.

Argila preta é excelente para desintoxicar a pele, rica em minerais importantes para a regeneração e manutenção da saúde cutânea como o silício, titânio e alumínio. Seus componentes ativam a circulação sanguínea e atuam na redução de manchas e linhas de expressão.

Sobre a Flor de Aroeira

A Flor de Aroeira é uma loja de cosméticos orgânicos, naturais e veganos, que oferece a maior e melhor seleção de produtos para cuidar da beleza de forma saudável e sustentável. A loja, localizada no Centro Comercial Itália, busca estabelecer parcerias com marcas que trabalham com produtos não testados em animais e livres de substâncias nocivas, como sulfatos, parabenos e petrolatos. Além disso, a Flor de Aroeira dá preferência para empresas locais de pequeno porte, fomentando o empreendedorismo, mas também trabalha com marcas consolidadas no mercado nacional e internacional, certificadas pelos órgãos IDB E ECOCERT.

A aroeira é uma árvore de troncos fortes, copa larga e flores pequenas e delicadas. Seu fruto é a pimenta-rosa, saborosa, versátil e cheia de benefícios, muito usada na alimentação, em cuidados com a saúde e na produção de cosméticos.

Flor de Aroeira – cosméticos naturais e veganos 
Telefone: (41) 99270-0409
Endereço: Rua Marechal Deodoro, 630 – Loja 80-V – Condomínio Centro Comercial Itália – Centro – CEP: 80010-010
www.flordearoeira.com.br 
www.flordearoeira.blog.br
www.instagram.com/flordearoeiracosmeticos
www.facebook.com/flordearoeiracosmeticos