Conheça Fawsia Borralho, criadora do Comida de Herança, e seu incentivo aos pequenos produtores de alimentos e bebidas

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Fruto de uma imersão pela gastronomia carregada de memórias afetivas, as edições do evento Comida de Herança movimentam o circuito gastronômico, em São Paulo, a partir da celebração da culinária herdada de geração a geração de pequenos produtores. Quem conduz a iniciativa desde a 1ª edição, em setembro de 2018, é a fundadora são-luisense Fawsia Borralho.

Formada em moda, administração e museologia, a produtora da CH já envolvia a gastronomia no dia a dia ao preparar suas próprias receitas, de doces caseiros e antepastos a geleias e conservas – como damasco com fava de baunilha, morango com lavanda, cenoura com gengibre e lâminas de amêndoas. Um menu especial que a inspirou, em 2013, na criação da A Composteira, marca de compotas salgadas e doces excêntricas.

Natural de São Luís do Maranhão, no nordeste do Brasil, Fawsia era a amiga que preferia cozinhar para seus amigos ao invés de levar o vinho. Ao reunir esse apreço pela gastronomia e o desejo de empreender, bem como trazer à tona as heranças culturais de pequenos produtores enaltecendo o tripé “quem? por que? o que?”, a Comida de Herança surgiu, no Museu da Imigração, em parceria com a Feira na Rosenbaum.

“Encerrei as atividades da A Composteira para participar de diversos projetos relacionados a feiras durante três anos. A partir desse contato, criei proximidade com o universo dos pequenos produtores, mas somente dispor os produtos para venda não brilhava meus olhos. Com tanta história significativa e carregada de sensibilidade, achava um desperdício o público não ter conhecimento disto”, explica Fawsia, sobre o propósito inicial da CH.

Rumo a 5ª edição da Comida de Herança, nos dias 26 e 27 de outubro, no Museu da Imigração, o evento já recebeu cerca de 300 expositores e reunirá curadoria renovada de expositores em gastronomia. Na edição, uma das novidades será o curso ministrado por Ale Guerra, do portal Cuecas na Cozinha, a fim de promover mentoria em imagem, conteúdo e divulgação de marcas nas redes sociais.