Conheça alimentos que ajudam na saúde do coração

Anvisa proíbe lente de contato colorida
26 de abril de 2018
L’Occitane en Provence apresenta Terre de Lumière L’Eau
26 de abril de 2018

Beterraba, peixes e até pó de guaraná: entenda como cada nutriente pode ser benéfico para controlar a pressão arterial

Quando se trata de cuidar da saúde do coração, manter uma alimentação saudável é fundamental. Seguir uma dieta equilibrada, aliada a prática de atividades físicas, controla o ganho de peso, um dos fatores principais para o aumento da pressão arterial. Existem, no entanto, nutrientes que são ainda melhores para quem busca melhorar a circulação sanguínea e controlar a pressão. Vale apostar nos alimentos abaixo na luta contra a pressão alta.

Guaraná

As fontes de antioxidantes são as mais expressivas dessa lista de comidas que contribuem para turbinar o bom funcionamento do sistema circulatório. E não há como falar de antioxidantes sem citar o guaraná, fruto amazônico visto como exótico há pouco tempo, mas que a cada dia ganha mais fãs pelas propriedades estimulantes, anti-inflamatórias e antioxidantes.

“Os compostos antioxidantes diminuem as partículas de LDL, colesterol ruim, que pode causar entupimento dos vasos sanguíneos. Portanto, o consumo moderado e controlado de guaraná pode ajudar a melhorar o fluxo do sangue. Isso é bom para a saúde do coração”, indica a nutricionista Clarissa Fujiwara, Mestre em Ciências pela Universidade de São Paulo.

Clarissa Fujiwara, que também é membro da American Society for Nutrition (ASN), indica o uso do guaraná em pó. A ingestão, no entanto, deve ser feita com cautela, principalmente para hipertensos, gestantes e indivíduos que estejam em uso de medicamentos que atuam no sistema nervoso central.

Entre as inúmeras reações causadas ao corpo humano, a fruta funciona principalmente como estimulante para o sistema nervoso central. Devido à alta concentração de cafeína, o ideal é que o consumo diário de guaraná em pó varie entre 0,5g e 2g, o que corresponde à média de 1 a 4 colheres de café.

A dica é sempre misturar com preparações de sabor mais adocicado, como vitaminas, iogurtes, sucos e frutas. Outra recomendação é que o guaraná seja sempre consumido antes das 17h para garantir uma boa qualidade de sono. Afinal, o extrato da fruta em pó pode apresentar teor de cafeína até 4 vezes maior que o café.

Frutas vermelhas

As antocianinas, substâncias que conferem os pigmentos arroxeados e avermelhados às frutas, como mirtilo, framboesa, amora e morango, colaboram para a saúde do coração por conta efeito antioxidante que exercem no organismo.

Quando se inclui na alimentação essas e outras frutas frescas, o benefício é ainda maior. Elas são ricas em potássio. Este nutriente contrabalanceia os efeitos no organismo do sódio, que em excesso pode causar a retenção de líquidos.

“Quando se retém mais líquidos nos tecidos, o coração deve trabalhar com mais ênfase para bombear o sangue, causando aumento da pressão arterial”, explica a nutricionista. O potássio favorece a excreção de água no organismo.

Beterraba e Melancia

Com destaque entre frutas e legumes frescos, estão melancia e beterraba, ricas em l-citrunina. No organismo essas substâncias são convertidas em óxido nítrico. “Este nutriente está associado a dilatação dos vasos, mecanismo que pode ajudar no controle da pressão arterial”, completa Clarissa.

Cacau

Outro alimento consagrado pelo efeito antioxidante é o cacau. “Os polifenois presentes neste alimento beneficiam o bom colesterol no organismo”, comenta Clarissa. A especialista esclarece que a melhor forma de consumo é em pó acrescentado em preparações saudáveis como, por exemplo, polvilhando à banana ou substituindo o achocolato em pó tradicional.

Ômega-3

Muito presente em peixes de águas profundas, como salmão, atum e sardinha, o ômega-3 ajuda a melhorar a circulação do sangue. Isso pode reduzir os níveis de colesterol elevados. “O sangue flui de forma mais contínua, fazendo com que o organismo faça menos esforço para o bombeamento”, explica Clarissa.

Farelos e cereais integrais

Além de indispensáveis para regulação do intestino, os farelos e cereais integrais, como aveia, cevada, feijão, grão-de-bico, lentilha e ervilha, também são ótimos aliados nos cuidados com o coração. Quando ingeridas, as fibras presentes nestes alimentos dificultam a absorção de gorduras pelo nosso organismo. “Isso favorece o sistema circulatório e ajuda a diminuir o LDL colesterol ruim, que aumenta o risco de problemas, como infarto. É importante acrescentar, no entanto, que além de incluir todos estes componentes na dieta, é importante investigar e mudar outros fatores que possam contribuir para o risco de doenças do coração”, completa a nutricionista.

Sobre Clarissa Fujiwara

Nutricionista e Mestre em Ciências pela Universidade de São Paulo (USP), coordenadora de Nutrição da Liga de Obesidade Infantil do HC-FMUSP, membro da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (ABESO) e da American Society for Nutrition (ASN).