Conheça a estrutura do Skyglass Canela, primeira plataforma estaiada de vidro da América Latina e uma das maiores do mundo

David Bastos expande operação em Miami e Portugal e assina condomínio de luxo em Cascais
18 de abril de 2022
TCL indica TVs para quem quer uma experiência de cinema em casa
19 de abril de 2022

Localizado em meio à natureza e em um dos mais espetaculares cenários da Serra Gaúcha, o Skyglass Canela é a primeira plataforma estaiada de vidro da América Latina e uma das maiores do mundo

Para os amantes de engenharia, além do comprimento e imponência da estrutura, o espaço inova ao apresentar duas formas de contemplar a natureza. O visitante pode caminhar por cima do vidro e admirar uma vista inesquecível ou, para quem ama adrenalina e aventura, o espaço oferece a experiência do “Abusado”, um passeio de monotrilho suspenso com 10 lugares a 360 metros de altura sobre o nível do Rio Caí.

A tecnologia usada na construção do local é quase 100% nacional; com exceção dos cabos de estaiamento, que vieram da Suíça, o restante dos produtos são brasileiros, principalmente de Santa Catarina, São Paulo e Rio Grande do Sul.

A plataforma, que recebeu investimento de mais de R$ 30 milhões, é uma estrutura de aço e vidro de 68 metros. Ela é sustentada por três pilares e seis tirantes, o que permite que ela se projete a 35 metros sobre o Vale a partir do último pilar.

Os vidros pesam 12,6 toneladas e são compostos por piso com 40 mm (4 lâminas de 10 mm) e suportam 900 Kg por m²; além do guarda-corpo com 20 mm (2 lâminas de 10 mm). Entre as lâminas de vidro, existe uma película transparente e de alta resistência chamada INTERGLASS, que garante uma blindagem extra e segurança adicional. Na superfície, também é aplicada uma película, que protege o vidro e periodicamente é substituída, garantindo maior durabilidade e sempre uma visão límpida, evitando riscos permanentes à estrutura.

Já o Abusado tem comboio com sete cadeiras e capacidade para dez pessoas. O circuito tem 95 metros e dura 2,5 minutos, impulsionado por quatro motores elétricos. O atrativo tem o objetivo de proporcionar a experiência de flutuar sobre o Vale e alguns visitantes relatam “sentir borboletas no estômago”.

O peso total do conjunto, somando aço, soldas, vidros, grades, guarda-corpos e o comboio Abusado é de 226 toneladas. E a capacidade, com total segurança, é de 260 pessoas. Apesar disso, para dar conforto ao visitante, o empreendimento adotou como limite 50% dessa quantidade, ou seja, 130 ocupantes simultaneamente.

O Skyglass Canela também se preocupa constantemente com a segurança de seus colaboradores e visitantes. Por isso, é realizado check-list nos equipamentos e manutenções preventivas programadas ao longo do ano, sendo executada a substituição de peças e componentes para que os atrativos estejam sempre em perfeitas condições de operação”, comenta Alex Bonareti, diretor geral do empreendimento.

Ingressos

Com capacidade para receber até 5 mil pessoas por dia na plataforma, o espaço funciona das 9h às 18h e os preços saem a partir de R$ 100 e podem ser adquiridos pelo site, na bilheteria ou por meio de parceiros. É necessário agendar a data da visita no momento da reserva, sujeito á confirmação de disponibilidade.

Conheça mais sobre o atrativo no site www.skyglasscanela.com.br e nas redes sociais (Instagram e Facebook): @skyglasscanela.