Conheça a Atrofia Vaginal: condição que afeta a vida sexual das mulheres

Marca consolidada, direcionada para o designer de autor, e em acelerado processo de globalização, Artefacto abre sua concept store no Shopping Cidade Jardim /JHS, em São Paulo: o mais elegante – e internacional – centro comercial do País
28 de agosto de 2023
Chief Adjuah, fenômeno do jazz contemporâneo, anuncia show em Curitiba (PR)
28 de agosto de 2023

Sintomas afetam majoritariamente mulheres na pós-menopausa e são pouquíssimo discutidos, evidenciando a urgência de mais atenção

A atrofia vaginal é uma condição que merece atenção e compreensão, pois impacta de maneira significativa a vida sexual das mulheres em diferentes estágios de suas vidas. De acordo com um estudo recente conduzido pelo National Center for Biotechnology Information (NCBI), a atrofia vaginal é uma realidade comum para mulheres de todas as idades, mas é mais prevalente entre aquelas que passaram pela menopausa.

Na pesquisa, foi observado que cerca de 15% das mulheres apresentam sintomas de atrofia vaginal antes da menopausa, enquanto entre 40% a 57% das mulheres na pós-menopausa experimentam os sintomas. A queda acentuada de 95% na produção de estrogênio, durante a menopausa, desempenha um papel crítico nesse processo.

Silêncio e barreiras na busca por tratamento

Surpreendentemente, mesmo diante da relevância desses números, aproximadamente 70% das mulheres que experimentam sintomas de atrofia vaginal evitam discutir o assunto com seus médicos. A vergonha e a falta de informação são frequentemente citadas como as principais razões para esse silêncio. Além disso, crenças culturais, religiosas e sociais contribuem para essa relutância em buscar ajuda. Essa tendência tem como resultado o subdiagnóstico e o subtratamento dessa condição delicada, deixando muitas mulheres sem a assistência necessária.

Os dados apresentados pela Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo) trazem à tona um quadro preocupante quanto ao acesso a cuidados médicos essenciais. Milhões de brasileiras ainda não tiveram o acompanhamento de um ginecologista, sendo que outras milhões não consultam um há quatro anos ou mais, o que destaca a importância de conscientizar as mulheres sobre a necessidade de cuidados contínuos em saúde reprodutiva.

Impacto na vida sexual e a soluções

A atrofia vaginal não apenas traz desconforto físico, mas também afeta a vida sexual das mulheres em várias maneiras. Pesquisas revelam que 62% das mulheres com atrofia genital evitam a intimidade, 58% têm menos atividade sexual, 35% adiam ou evitam a relação sexual e 23% chegam a excluir o sexo de suas vidas, afetando a saúde emocional e os relacionamentos.

A psicoterapeuta holística Carla Maria Rezende Rodrigues, de 61 anos, procurou ajuda médica aos 58 anos após sentir intensas dores durante as relações sexuais. “Você se sente muito mal com o desconforto e a restrição que impõe nas relações íntimas e se sente anormal”, relembra.

Carla aconselha sobre a importância de buscar informações referentes ao tratamento, de ampliar o autoconhecimento e encontrar um profissional de confiança. “Procurem conversar, se informar, não se sintam diferentes, incapazes ou infelizes por isso. É possível continuar nossas vidas sexualmente saudáveis e de modo mais pleno”.

Responsável pelo tratamento de Carla, Alexandra Ongaratto, médica ginecologista endócrina e Diretora Técnica do primeiro Centro Clínico Ginecológico do Brasil, o Instituto GRIS, explica que a Terapia Hormonal Local (THL), que utiliza estrogênio na forma de cremes ou anéis vaginais para restaurar os tecidos afetados, e Terapias Não Hormonais, como tratamentos a laser, estimulam a regeneração dos tecidos e são opções eficazes para o tratamento.

“Uma vida sexual ativa, uma dieta saudável e consultas regulares ao ginecologista são componentes cruciais para manter a saúde vaginal e melhorar a qualidade de vida”, enfatiza a médica.

O Instituto GRIS tem como um dos pilares oferecer informações, tratamentos e apoio holístico para as mulheres que enfrentam os desafios da atrofia vaginal.”Nosso objetivo é promover a conscientização e a busca por tratamentos eficazes, exercendo papel ativo no auxílio às mulheres que desejam recuperar sua confiança e bem-estar sexual”, finaliza Alexandra.

Instituto Gris

O Instituto Gris, tem como compromisso priorizar o bem-estar e a saúde feminina. Sediado em Curitiba, é pioneiro como o primeiro Centro Clínico Ginecológico do Brasil, agregando as mais avançadas tecnologias para o cuidado da saúde íntima feminina. Seu enfoque abrangente e especializado combina inovação e dedicação, ajudando as mulheres a assumirem o protagonismo em suas jornadas de saúde.

crédito foto: Maria Letícia de Araujo